TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER Anhanguera - Marketing - 1º semestre

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio, empreendedor significa “Que ou aquele que empreende; que é animoso para empreender; trabalhador; amigo de ganhar a vida”. Ao observar pessoas empreendedoras, Amit (1993) disse: “estes indivíduos ultrapassaram seus limites, enfrentando e superando as dificuldades, tanto da época quanto pessoais e desenvolveram negócios lucrativos e duradouros. Mesmo quando não tiveram êxito em um primeiro momento, não desistiram e recomeçaram”.

Talvez, empreendedorismo seja isso, a força de vontade, o conhecimento e a resiliência para seguir em frente. A busca por um sonho, por um objetivo. Assumir os riscos, é isso que significa entrepeneur, palavra usada por Richard Cantillon em 1725, quase trezentos anos atrás.

Para que um empreendimento obtenha sucesso, muitos fatores além da força de vontade são necessários. Estudo, planejamento e criatividade são requisitos essenciais para que uma organização se mantenha no mercado driblando a concorrência. Inovação, e capacidade de adaptação fazem toda a diferença.

4

RELATÓRIO

A partir da entrevista realizada foi possível verificar a importância do planejamento para a abertura de um negócio. A experiência familiar e estudos na área serviram como base para a criação, manutenção e sustento do empreendimento. O conjunto de fatores como: disponibilidade de capital próprio, pesquisa com pessoas da área sobre o mercado de atuação e a disponibilidade de profissionais capacitados permitiram a abertura da transportadora.

A visão e missão da empresa podem ser claramente notadas ao longo da entrevista. É possível notar a ética, transparência e compromisso com os funcionários e clientes, presentes no empreendimento. É possível também observar a relação ganha-ganha inserida nas transações. A mesma é essencial para haja uma negociação justa e ambos os envolvidos lucrem. Para que essa relação aconteça é necessário que tanto o empresário, quando o fornecedor, exponham suas percepções de forma adequada, sem julgamentos à perspectiva do outro.

Para que uma empresa obtenha um bom resultado e alcance o sucesso é necessário estabelecer uma lógica, um plano de negócio com o objetivo de reduzir os imprevistos pelo caminho. Segundo Dornelas (2011, pag. 27) “O plano de negócios concluído permitirá ao empreendedor identificar a quantidade de recursos (funcionários, dinheiro e infraestrutura) e as fontes existentes para financiar o empreendimento”.

O plano de negócios a ser criado permitirá a análise da praticabilidade financeira da empresa, o mesmo indicará os prós e contras do empreendimento assim como, se o risco vale ou não a pena, evitando o desperdício de tempo e dinheiro em caso negativo, e motivando e incentivando o investimento em caso positivo.

O plano de negócios também tem como objetivo a orientação do desenvolvimento da estratégia de operações, afim de planejar as atividades que deverão ser realizadas para a obtenção dos resultados planejados.

Com o plano de negócios concluído, o empreendedor também poderá utilizar esse documento para atrair investidores em potencial com o objetivo de demonstrar os possíveis resultados caso haja em mão os recursos necessários para a abertura do empreendimento.

O documento também tem como objetivo desenvolver a equipe de gestão do empreendimento, pois como uma empresa que está iniciando, a mesma frequentemente não tem capital suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com