TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Anhanguera 3° Semestre Marketing Criação de Produto

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Anhanguera Santo André

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

3ª SÉRIE

Disciplina: Gestão em Marketing

 Desafio Profissional

Thais Ravagnolli – R.A. - 822795270

 

 Professora Luciana Guimarães

SANTO ANDRÉ

2016

“A divisão de vestuário feminino de um importante conglomerado do setor da moda decidiu projetar, construir e comercializar um produto inovador. Esse é o ponto de partida, a semente da ideia que você deverá construir.

Para tanto, você deverá definir o escopo do seu produto, trazendo uma descrição exata de todas as características e funcionalidades do seu produto. Como meta, você terá de superar os problemas financeiros da empresa por meio do atendimento a uma necessidade identificada no mercado. Em seguida, você deverá avaliar a viabilidade do seu produto, tendo em vista o atendimento à necessidade identificada inicialmente. O objetivo do projeto é a utilidade do produto e a sua contribuição para resolver o problema.”

Passo 1:

Sobre a viabilidade do projeto:

O projeto consiste em uma peça de roupa que muda de cor. Tecidos que mudam de cor, a ideia inicial é fazer com que as pessoas tenham mais alternativas na hora de se vestir e economizem dinheiro para comparar roupas já que 1 peça valerá por pelo menos 2. A perspectiva inicial é que as peças sejam bem aceitas, inicialmente pelo público jovem que busca alternativas para se vestir bem, com roupas diferentes e de preço acessível. A idéia é colocar as peças á venda em loja on-line.

Passo 2:

  1. Produto: peças de roupa com tecido que muda de cor com a presença de calor. O tecido é de algodão tingido com uma tinta com um componente termoluminescente, que faz com o tecido mude de cor de acordo com a temperatura. A técnica se chama “termocromismo”
  2. Justificativa do projeto: Hoje em dia as pessoas buscam cada vez mais buscar sua identidade, as pessoas buscam cada vez mais personalização em seus produtos. Com os tecidos que mudam de cor isso é possível, já que cada um pode personalizar sua roupa de acordo com o seu gosto de uma forma bem simples, calor e frio. “Em baixas temperaturas a cor do tecido é uma combinação da cor das microcápsulas com a cor do corante do tecido, enquanto que em altas temperaturas as cápsulas tornam-se incolores e a cor do tecido prevalece.”
  3. Público-Alvo: Inicialmente jovens, em busca de peças diferentes e originais para seus guarda-roupas, idade entre 18 e 30 anos.
  4. Metodologia: As pesquisas se iniciaram com o tema de produzir uma roupa com um tecido que mude de cor, a partir disso a pesquisa foi se envolvendo em outros temas, o tema levantado foi: como mudar a cor do tecido? Chegamos então a uma espécie de tinta, uma técnica chamada termocromismo, que consiste em: “O líquido é composto de um corante leuco (no caso é a CVL), um ácido fraco (1,2,3-benzotriazol) e um sal (CH3(CH2)7CHCH(CH2)7COOH3N(CH2)13CH3), dissolvidos em dodecanol. O sal tende a dissociar em amina e ácido carboxílico em altas temperaturas.”

Essa técnica já existe, porém ela não foi utilizada no Brasil. Vi uma necessidade das pessoas em mostrar suas identidades, elas querem ser diferentes mas ainda assim estar inseridas em um grupo. A técnica permite que as pessoas comprem peças iguais porém cada uma irá personalizar do seu jeito. A forma inicial dessas peças serem distribuídas seria em lojas de varejo de roupas, que faz com que as pessoas tenham fácil acesso a preços populares.

< http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/07/camiseta-magica-muda-de-cor-com-calor.htm l> acesso em 08/04/2016 as 10:00

< http://www.tecmundo.com.br/11433-camiseta-camaleao-pode-mudar-de-cor-com-o-calor.html > acesso em 08/04/2016 as 10:20

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=23&id=545 > acesso em 08/04/2016 as 10:50

  1. Recursos: Tecidos, um design de roupas, modelos, tinta especial termocromática.
  2. Legislação que afeta o seu produto: No mercado de roupas não há patentes, mas como é um produto que já existe no mercado o nome deverá ser mudado para que não haja o plágio, fora isso não há nenhuma legislação que possa atrapalhar o produto. O pigmento utilizado é importado, então nesse caso será seguida a legislação de importação de produtos.
  3. Produção: Utilizaremos uma sala com mesas e espaços amplos para poder mexer com a tinta. Algumas peças moldadas serão colocadas em manequins para que se possa fazer a pintura das peças, outras peças por serem maiores serão pintas em tanques e baldes, será utilizado água fervente (por isso o cuidado para não ter mais pessoas no envolto do que o necessário para o tingimento da peça), em seguida será colocado o  fixador de cor e a peça será colocada para secar nas secadoras.
  4. custos do produto e do projeto:

Peças de roupa (camisetas masculinas e femininas):

6,90 cada peça / 100 peças (690,00)

cada 10 gramas de pigmento custa 45,00,

  1. Cronograma:

Primeiro: compra das matérias primas (camisetas inicialmente e tintas)

Segundo: criação dos modelos

Terceiro: Pintura, secagem.

Quarto: Disponibilização do produto em lojas virtuais (mercado livre, site próprio)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (748.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com