TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CONSULTORIA

Ensaios: PROJETO DE CONSULTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 7

CONSULTORIA EMPRESARIAL

Goiânia

2013

Sumário

Introdução 4

I. Características da empresa 6

1.1 Histórico da Empresa 6

1.2 Razão Social 6

1.3 Localização 6

1.4 Forma Jurídica da Organização 6

1.5 Data de Fundação 6

1.6 Estrutura Organizacional 7

1.7 Nº de empregados 7

1.8 Descrição do ramo de atividade 7

1.9 Perfil da Clientela 8

1.10 Visão/Missão 8

II. Objetivos 9

2.1 Objetivos Gerais 9

2.2 Objetivos Específicos 9

III. Metas 9

IV. Justificativas 10

4.1 Importância 10

4.2 Oportunidades 10

V. Metodologia 11

5.1 Abordagem Metodológica 11

5.2 População 11

5.3. Instrumento para coleta de dados 11

5.4 Procedimentos 11

5.5 Análise dos dados 12

VI. Análise da Situação Atual 13

6.1 Introdução 13

6.1.1 Mapeamento das atividades 14

6.1.2 Análise SWOT 15

6.3 Comentários sobre a situação encontrada 18

VII. Proposta 19

VIII. Plano de ação 20

8.1 Planilha de ações Corretivas 20

VI - Conclusão 21

V Bibliografia 22

VI Anexos 23

1. APRESENTAÇÃO

Em um cenário de elevada competitividade e aumento do grau de exigência do cliente, quanto à qualidade, preço e atendimento, o empresário vê-se obrigado a estar em constante aprimoramento para manter sua posição no mercado e se possível aumentá-la, com o consequente reflexo no faturamento e na lucratividade. A concorrência, que até pouco tempo era limitada aos atores locais, passa a ser global, com as grandes redes utilizando-se de parcerias para atender com rapidez e eficiência as demandas locais.

Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos. E uns dos principais motivos que causaram esses fechamentos foram a ausência de um planejamento e deficiências no processo de gestão empresarial. Esse resultado demonstra cada vez mais o quanto é importante para essas empresas contratarem o trabalho de uma consultoria, pois elas conseguem receber informações de como anda o seu negócio, seja no setor financeiro, de gestão, planejamento estratégico ou de comunicação.

Para manter a atividade e agregar novos conhecimentos necessários, pode o empresário optar por vários caminhos, sendo que cada um tem seu tempo de maturação, suas vantagens e desvantagens. No entanto, indiferente do caminho a ser seguido, suas opções são encontrar a solução para os novos desafios internamente, ou buscar apoio externo, para que agregando à cultura organizacional os conhecimentos de um consultor externo, melhore as condições de competitividade da empresa.

A consultoria, segundo Lins (1999, p. 29), “é vista como um dos meios que os empresários podem utilizar para obterem a melhoria dos processos, a diminuição dos custos e as alternativas de otimização dos recursos materiais e humanos”.

A consultoria empresarial é definida pelo SEBRAE (2010) como um conjunto de serviços cuja missão é a de visualizar a empresa, identificar os seus problemas básicos, buscar as informações que podem solucionar esses problemas e elaborar uma proposta de solução e a orientação mais objetiva e realista é decisão do empresário.

O presente projeto de consultoria objetiva apresentar um modelo de diagnostico que ofereça a possibilidade de reestruturação das funções gerenciais da empresa HL Mercantil Materiais Esportivos Ltda., mediante um conjunto de ações que possa contribuir para o fortalecimento da empresa no mercado.

II. Objetivos

2.1 Objetivos Gerais

Definir o fator distintivo de negócio da empresa Esporte & Cia criando estratégias pautadas na vantagem competitiva e no crescimento empresarial, mediante a apresentação de uma proposta técnica de prestação de serviços profissionais de consultoria para a empresa.

2.2 Objetivos Específicos

 Levantar todos dados, informações, processos, recursos de infraestrutura e recursos humanos disponíveis na empresa.

 Analisar a situação atual, apresentando propostas para a solução dos problemas.

 Identificar de gargalos e oportunidades de melhoria para assegurar confiabilidade, agilidade, qualidade e melhoria de resultado operacional.

 Mensurar os resultados.

 Propor práticas de inovação.

 Propor ações de responsabilidade socioambiental.

III. JUSTIFICATIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com