TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CONSULTORIA DIAGNÓSTICO DE COMPROMETIMENTO

Trabalho Escolar: PROJETO DE CONSULTORIA DIAGNÓSTICO DE COMPROMETIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  3.631 Palavras (15 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 15

I. INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado numa empresa de segurança que atua há 26 anos na área de terceirização de mão-de-obra e de equipamentos eletrônicos no mercado cearense, onde a mesma oferece os seguintes serviços: Hosting Security (armazenamento de imagens); Segurança armada e desarmada; Portaria 24 horas (prédios, lojas e condomínios); Serviços de limpeza e conservação; Terceirização de mão-de-obra; Sistema Eletrônico de Alarmes; Monitoramento de alarmes e imagens; Sistema de circuito interno de TV; Manutenção CFTV; Ronda; Rastreamento Veicular e Pessoal; Automação. A prática deste trabalho visou elaborar um diagnóstico de comprometimento na organização, a fim de identificar o tipo de comprometimento que perpassa o contexto dessa organização e a partir disso elaborar as estratégias alinhadas a realidade organizacional.

A globalização é o traço marcante no mundo atual do trabalho, caracterizado por rápidas transformações, inovações tecnológicas, novas profissões e ocupações, novas possibilidades de comercialização e com isso, surge a necessidade das organizações adaptarem-se a esta nova realidade, onde tudo é efêmero e transacional. Ressalta-se que esta mudança vem acompanhada pela flexibilização das relações de trabalho: aumento de contratos por tempo determinado, visando a minimizar os direitos trabalhistas e diminuição do sistema de amparo ao trabalhador (sistemas de benefícios e assistência, plano de carreiras e etc).

Diante disso, as pessoas passam a questionar sobre a possibilidade de se envolver e se comprometer com as organizações, visando o bem-estar e as possibilidades de crescimento e aprendizagem que podem proporcionar. Portanto, vem surgindo crescente interesse das empresas em como aumentar o comprometimento dos trabalhadores, afim de diminuir os índices de absenteísmo e turn over e também envolver o indivíduo para que as metas da empresa sejam alcançados. De acordo com Zanelli (2008) o comprometimento organizacional pode ser identificado pelo grau de identificação de um sujeito com os valores e objetivos da organização, associando a disposição de trabalhar em prol da organização. Acrescenta-se que o comprometimento resume sentimentos de envolvimento, vínculo e lealdadade do trabalhador para com a organização e para com a profissão.

Para poder atingir adequadamente o objetivo proposto deste trabalho é necessário discutir vários tópicos. Primeiramente será apresentado a descrição da organização. A seguir a contextualização do problema, descrição do processo e método utilizado de consultoria. Por último será apresentado os resultados e discussões dos dados coletados, bem como as estratégias de melhorias conforme a realidade da organização.

II. CONTEXTUALIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

O Grupo nasceu do sonho e da coragem de um jovem empreendedor, e há 26 anos atua nesta capital, no interior do estado do Ceará e em outros estados do Brasil. O fundador/diretor percebeu a deficiência e escassez no serviço de mão-de-obra especializada na cidade. Inicialmente a empresa prestava serviço no ramo de terceirização de mão-de-obra para os condomínios, e em março de 1992 recebeu a autorização do Ministério da Justiça para trabalhar também com Vigilância Armada e Desarmada e, posteriormente em 1997 com Vigilância Eletrônica.

O Grupo tem como missão proporcionar os melhores serviços para seus clientes, garantindo segurança e qualidade em tecnologia, através de sua mão-de-obra especializada e equipamentos eletrônicos. Os esforços do grupo são marcados por uma visão de se tornar a melhor (e não a maior) empresa em seu segmento de atuação, no ramo de terceirização de serviços eletrônicos, gerando segurança e qualidade de vida aos seus clientes internos e externos. Tendo como valores organizacionais a valorização do homem, o comprometimento com o cliente, a qualidade nos serviços; o aperfeiçoamento da tecnologia e o fortalecimento do diálogo com o cliente.

O Grupo se propõe a oferecer aos seus parceiros um expressivo leque de serviços na área de terceirização e mantém contratos com empresas privadas e com diversos órgãos governamentais, trabalhando com os seguintes serviços: Hosting Security (armazenamento de imagens); Segurança armada e desarmada; Portaria 24 horas (prédios, lojas e condomínios); Serviços de limpeza e conservação; Terceirização de mão-de-obra; Sistema Eletrônico de Alarmes; Monitoramento de alarmes e imagens; Sistema de circuito interno de TV; Manutenção CFTV; Ronda; Rastreamento Veicular e Pessoal e Automação.

A empresa onde a atividade do estágio foi desenvolvida possui 50 funcionários administrativos. O Setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional consiste em uma equipe de quatro pessoas, uma Analista de RH, assistente de RH e duas estagiárias de psicologia, no organograma atual o setor se remete a gerência Administrativa.

III - APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

Percebe-se que atualmente estruturar e fazer um planejamento na área de RH no ambiente organizacional é imprescindível, já que as organizações precisam adequar-se de forma integrada as necessidades humanas. Assim o RH vem como peça fundamental para o equilíbrio dinâmico do ambiente organizacional. Assim a atividade exercida nessa prática consiste em elaborar um diagnóstico de comprometimento na organização, já que o RH não tem uma ação sistematizada para tal projeto.

O interesse por essa temática de comprometimento organizacional tem tido um intenso crescimento nos últimos anos, pois uma das principais preocupações das organizações é como comprometer e envolver esse funcionário, para que os objetivos da organização sejam alcançados. Acredita-se então, que organização com funcionários comprometidos tem amplas possibilidades de êxito. Assim, para se compreender como vínculos dentro de uma realidade organizacional podem se estabelecer, e o que de fato se entende por comprometimento organizacional, há a necessidade de levar em consideração questões sobre valores, identidade e como os processos de psicosocialização se estabelecem em uma construção organizacional.

Segundo Zanelli (2008) o comprometimento organizacional pode de modo simples ser entendido como o grau de identificação de uma pessoa com os valores e objetivos da organização, associando essa identificação com a disposição de trabalhar em prol da organização. É, portanto um conceito que está relacionado a um vínculo estabelecido entre as necessidades dos trabalhadores e os propósitos da organização em que trabalham, como um tipo de “contrato psicológico”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com