TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wal-Mart: O Custo Alto Do Preço Baixo

Artigo: Wal-Mart: O Custo Alto Do Preço Baixo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

TRABALHO

FILME

Wal-Mart: O Custo Alto do Preço Baixo

Aluno: Rosselini Cansanção de Sá

Profº Tiago Barreto

Disciplina: Marketing

Recife

Maio/2014

O Wal-Mart é uma das maiores redes de varejo do mundo, se não a maior. A estratégia de sucesso escolhida por ela é a venda de produtos a baixo custo. Contabilmente sabe-se que: quanto menores forem os custos das mercadorias (ou serviços), maior poderá ser o lucro. O que filme mostra é que o Wal-Mart minimiza os custos através de trabalho “quase” escravo na china e em sua lojas, principalmente a dos EUA, já que lá eles não permitem a sindicalização de seus funcionários.

Em virtude dessa diretriz escolhida, bem como de incentivos americanos, a rede varejista foi se espalhando por todo o interior dos EUA. Onde a rede se instala, negócios locais são fechados, pessoas perdem seus empregos, suas fontes de renda e ficam sob “subordinação” do Wal-Mart. Esse poderio crescente faz com que a empresa tenha fácil trânsito entre “autoridades” locais e consigam ainda mais incentivos, algo não oferecido aos comerciantes locais. Ela transforma cidades inteiras em cidades fantasmas. O que parece acontecer é que o foco do Wal-Mart está só e unicamente voltado para os acionistas, que são aqueles que realmente ganham como os lucros exorbitantes obtidos, porém seus empregados e a sociedade como um todo sofre, pois leis ambientais e de comércio são transgredidas em busca do lucro.

O fato é que toda empresa quer sobreviver dentro desse competitivo universo. Para tal, compra-se mercadoria a preços reduzidos, para daí vender produtos mais baratos, portanto, minimizar os custos e maximizar os lucros. Essa é uma reação em cadeia onde só sairá satisfeito o grande acionista, já que fazer mais com menos, para eles, significa o trabalhado trabalhar mais e ganhar menos. É uma equação injusta e antiética. Não se pode reconhecer como correto uma grande empresa acabar com todo um comércio local, escravizando seus funcionários, com o único objetivo de aumentar ainda mais seus lucros.

Tendo em vista que é direito do cidadão querer melhorar, ou mesmo manter, sua satisfação e bem estar. É dever do mesmo cidadão exigir das autoridades competentes que fiscalizem e regulamentem as ações dos grandes varejistas, pois como já foi dito, eles “invadem” as cidades, impondo os seus estilos de vida e destroem o comércio local. Foi justamente o que cidadãos americanos numa pequena cidade, rejeitaram a presença do Wal-Mart, para eles, essa empresa traria mais prejuízos que lucros.

O filme é realmente muito interessante. Ele nos leva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com