TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV

Por:   •  18/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV

CURSO DE GESTÃO EM MARKETING

São José

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

CASSOL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV

Alunos: Igor Correa Grams R.A. 1712273

   Flavia D. H. G. Mickosz R.A. 1726560

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM IV, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso Superior de Tecnologia em Marketing. MARKETING

Orientador (a): Prof.ª. Carmem Passos

                                                                             

São José

2017

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar III do curso de Gestão em Marketing aborda o levantamento de informações da empresa Cassol Center Lar, que atua hoje em 4 ramos da atividade econômico: comércio de materiais de construção e decoração; industrialização e montagem de pré-fabricados de concreto; imobiliário na construção e comercialização de imóveis; além de reflorestamento.  Neste projeto as disciplinas abordadas serão: Fundamentos de Marketing, Estatística Aplicada e Contabilidade. Através deste projeto, verificamos a importância de aliar o conhecimento teórico com a prática. 

Palavras-chaves: Marketing; Contabilidade; Estatística.

Sumário

RESUMO        3

1 – INTRODUÇÃO        4

2 – CONTABILIDADE        5

2.1 PATRIMÔNIO        6

2.2 BALANÇO PATRIMONIAL E PATRIMÔNIO LÍQUIDO        6

2.3 BALANÇO CONTÁBIL DA EMPRESA        7

2.4 LIQUIDEZ DA EMPRESA        7

2.5 GRAU DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA        8

3. FUNDAMENTOS DE MARKETING        8

3.1 Produto:        8

3.2 Nível de Produto:        9

3.3 Ciclo de Vida do produto:        9

3.4 PROMOÇÃO        9

4- ESTATÍSTICA APLICADA        9

5 CONCLUSÃO        10

6 REFERÊNCIAS        11

1 – INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer os procedimentos e aplicações das disciplinas de Fundamentos de Marketing, Estatística Aplicada e Contabilidade, seus conceitos e aplicações na empresa em estudo dando continuidade aos estudos realizados no curso superior de Gestão em Marketing. Utilizando como “empresa-base” a empresa Cassol Materiais de Construção Ltda., para a realização do PIM III (Projeto Integrado Multidisciplinar).

Nos estudos das disciplinas não serão utilizados dados reais da empresa, pois a mesma permitiu a realização dos estudos, mas não a divulgação de todos os dados.

Esse trabalho terá como ênfase a loja localizada no bairro Kobrasol na cidade de São José/SC, onde fica localizada uma das filiais da empresa. 

2 – CONTABILIDADE

Segundo Ribeiro (2005), contabilidade é uma ciência social que tem por objeto o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo principal é controlar o patrimônio das entidades em decorrência de suas variações. Já para Santos (2007), a contabilidade relata as mutações sofridas pelo patrimônio da entidade e gera informações quantitativas e qualitativas sobre ela, tanto em termor físicos quanto monetários.

De acordo com (2006, p.89) a informação contábil deve ser:


- Confiável. Os trabalhos elaborados pela Contabilidade devem inspirar confiança, a tal ponto que o usuário da informação tenha segurança nas informações fornecidas.

- Ágil.
 Pode-se elaborar um belo trabalho contábil, mas se o mesmo não for apresentado em tempo hábil para ser usufruído, a informação perde o sentido, principalmente em países com economia instável.


- Elucidativa. Cada usuário da informação tem um grau de conhecimento; identificá-lo é primordial para que os trabalhos sejam elucidativos.


- Fonte para tomada de decisões
. Nenhuma decisão que envolva negócios é tomada a esmo, pois está em jogo o Patrimônio, que não se constituiu de maneira tranquila; assim, quem controla o Patrimônio tem obrigação de gerar alicerce para decisão.

As demonstrações contábeis da Cassol são feitas nos moldes das Normas Internacionais de Contabilidade ("IFRS") e práticas contábeis adotadas no Brasil emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis ("CPCs") e aprovadas pela CVM.

2.1 PATRIMÔNIO

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica. Abrange todos os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda. Os bens e direitos formam a parte positiva do Patrimônio, chamada de Ativo. Por outro lado, as obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo.

A Cassol é a 5ª maior empresa no ramo de materiais de construção no Brasil e teve um patrimônio estimado em 2011 próximo à 400 milhões de reais, em imóveis, maquinário, estoque, etc. Esta é uma das principais explicações para a valorização da empresa, que mesmo com a crise que assola principalmente a construção civil, a Cassol procurou se adequar e continua crescendo.

2.2 BALANÇO PATRIMONIAL E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (851.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com