TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS PROINTER III

Por:   •  17/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

POLO:

3ª SÉRIE

  RA

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS PROINTER III

Tutora EAD: Jaquelini Tonon Stefanello

2017

RELATÓRIO PARCIAL PROINTER III

Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia de Recursos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade PROINTER III 2017/1, sob orientação da tutora EAD Jaquelini Tonon Stefanello

                                   

                                           Tutora EAD: Jaquelini Tonon Stefanello

                                                                    RIO DE JANEIRO/RJ

2017

SUMÁRIO

RESUMO ............................................................................................. 4

INTRODUÇÃO...................................................................................... 5

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS ......................... 6

PLANO DE BENEFÍCIOS  ...................................................................... 7

             CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................. 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................... 10

ANEXOS .............................................................................................. 11

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar um projeto de implantação e desenvolvimento do setor de Recursos Humanos em uma empresa privada. Sabe-se que o processo de recrutamento e seleção de pessoas que irão fazer parte da empresa requer muitos processos, como a identificação das necessidades primárias que serão feitas para a implantação do projeto, assim como a elaboração de um cronograma para concretização deste. Não esquecendo também das politicas de admissão, demissão, treinamento desenvolvimento, planos de recompensas e benefícios em geral para a segurança do trabalhador.

Palavras-chaves: planejamento, implantação, recursos humanos.

INTRODUÇÃO

Com a evolução dos processos e tecnologias ao longo dos anos, as empresas começaram a buscar novas estratégias para enfrentar a competitividade e se manter no mercado. Nesse momento as organizações direcionaram o olhar para o capital humano e o setor de recursos humanos começa a apresentar maior visibilidade. Para Sovienski e Stigar (2008), o capital humano é considerado o “bem mais precioso” que as organizações apresentam (p.54). A partir disto começa-se a acreditar que o principal fator de competitividade entre as empresas é a capacidade de inovar, de pensar diferente, de agregar valor.  Percebe-se que o talento humano e suas capacidades são um poderoso ativo e que o sucesso das organizações depende do investimento das pessoas, com a indicação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual ( Soviensk & Stigar,2008).

Atualmente sabemos que não se encontra mais em discussão a importância da área de Recursos Humanos. Muito pelo contrário, cada atividade, cada área, cada assunto discutido dentro da área de RH tornou-se extremamente estratégico para uma organização que busca sucesso e fazer frente aos seus concorrentes. Independente do porte desta sejam elas brasileiras ou estrangeiras. Para cada uma delas, faz-se necessário existir uma estrutura mínima de Recursos Humanos.

 E ainda pensando em RH como uma área estratégica, é preciso entender que para isso, não basta existir, mas tem que ser, tem que fazer acontecer. Desta maneira o Recurso Humano possui um conjunto de técnicas e instrumentos que facilitam as organizações a atraírem, desenvolver e reter os talentos humanos pertencentes à organização. Assim buscando sempre adaptarem-se as necessidades humanas de maneira integrada a todas as áreas da empresa. A união dos departamentos da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois como podemos observar as mudanças acontecem de maneira muito rápida e ágil, o que faz com que as organizações busquem se adaptar a esse novos cenários para se manterem ativos e competitivos no mercado de trabalho. O recursos humanos é a chave para tudo isso, além de ser encarregado de despertar o interesse dos funcionários e trazer maior eficiência para a organização.

PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM MELHORADOS:

Recursos Humanos é o responsável por cuidar das pessoas, tem como principal função pesquisar e melhorar o clima organizacional. Para isso, auxilia na identificação das principais necessidades internas; implanta ações alinhadas ao contexto diagnosticado, bem como ao planejamento estratégico da empresa; apoia o desenvolvimento humano e a estruturação organizacional; presta serviço personalizado diante de demandas existentes; atua de forma estratégica junto ao quadro diretivo da organização; capacita e instrumentaliza profissional dentro da própria organização, para lidarem melhor com as demandas; acompanha, supervisiona e orienta projetos. A implantação do Departamento de Recursos Humanos é fundamental para o crescimento da empresa (anexo I).

O primeiro ponto importante quando pensamos em implantar uma área de Recursos Humanos é conhecer a empresa e o departamento atual. Deve-se entender o negócio da empresa, os conceitos, objetivos, valores e condutas. Feito isso, façamos um diagnóstico, internamente e externamente para determinar a situação atual, onde deve-se dar mais atenção e o que (se existir) pode-se usar como âncora para avançar. Esse passo é essencial, e uma forma simples e objetiva de se levantar esses dados seria fazer um questionário, por exemplo(anexo II). Algo que busque as principais questões de uma empresa, como comunicação interna, gestão, remuneração e benefícios, histórico da empresa, segurança, relacionamento interpessoal, e por aí vai dando voz ao colaborar de demonstrar o que o agrada e no que acredita que deve ser melhorado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com