TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA P PROINTER III

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Polo a Distância de Rio Claro

Superior de Tecnologia em Logística

Vagner Roberto Vitor de Brito RA: 1715124778

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA P PROINTER III

TUTORA Á DISTÂNCIA: VERONICA NOVAES

MAIO/2016

IPEÚNA

VAGNER ROBERTO VITOR DE BRITO

RELATÓRIO PARCIAL PROINTER III

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina do Prointer III, no Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera/Uniderp, sob a orientação da Prof.(a) Veronica Novaes.

IPEÚNA/SP

APRESENTAÇÃO:

Esse trabalho apresenta um breve relatório parcial sobre o tema: Indústria de Laticínios: quais são as modais mais indicadas, na qual terá o principal objetivo de uma analise de uma organização Industrial do setor de alimentos principalmente de laticínios (leite) e determinar o melhor modal (is) e assim verificar os custos logísticos de forma a apoiar o desenvolvimento do projeto que serão utilizados do conteúdo das disciplinas norteadoras de Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Intermodais.

A pesquisa foi realizada em uma Cooperativa de Lacticínios localizada em Ipeúna SP, onde iniciou suas atividades a mais de 27 anos fornecendo inicialmente apenas um tipo de leite e queijo mussarela.A Cooperativa IPÊ CAMPOS, é chamada de “Laticínios IPÊ CAMPOS  LTDA”  onde atua como fabricante de laticínios e seus derivados como: bebida lácteas, queijo minas, queijo mussarela, creme de leite, creme de leite industrial, leite consumidor (UHT + Pasteurizado),manteiga, queijo provolone, queijo prato e outros derivados.

SUMÁRIO:

1-DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO PESQUISADA ... ...........................................................05

2-LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO.......................................................................................05/06

3 -ÁREA DE AT UAÇÃO.............................................................................................................07

4 - TRANSPORTE.........................................................................................................................07

4.1-GRÁFICO MATRIZ DE TRANSPORTE...........................................................................08

5 - INTERMODAIS..................................................................................................................08/09

6 - MARKETING...........................................................................................................................09

7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................10

8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  ...............................................................................10


2- Descrição da situação pesquisada. 

A pesquisa foi realizada na cooperativa de laticínios localizada no interior de São Paulo na cidade de Ipeúna/SP. E assim realizaremos a apresentação da empresa pesquisada para este trabalho.

Empresa: IPÊ CAMPOS  LTDA é uma empresa de processamento do leite e derivados, localizados no interior do Estado de São Paulo, que esta localizada na Avenida quatro, 589 bairro Primavera na cidade de Ipeúna/SP. Esta Empresa de capital Privado foi fundada no ano de 1989 (27 anos atrás) e encontra-se em fundamento a mais de 08 anos que a expectativa média de vida para uma empresa no Brasil, e a mais de 05 anos que a expectativa média de vida para uma empresa desse ramo de atividade.

 A Cooperativa IPÊ CAMPOS, conta hoje com 08 unidades de supermercados e agropecuárias, e mais a indústria de laticínios.

A cooperativa IPÊ CAMPOS está dividida em três unidades distintas: indústria de alimentos, agronegócio e supermercados. A área de captação da cooperativa envolve produtores rurais, cerca de 90 Municípios do estado de São Paulo.  A cooperativa conta com 09 mil associados e mais de seiscentos funcionários divididos em todos os municípios do estado.

3- Logística e Distribuição:

Primeiramente relataremos a história do leite no Brasil, e depois envolveremos algumas ferramentas temáticas das disciplinas gestão de custos logístico, intermodais e gestão de Marketing. No Brasil, até o início do Século XX, o leite era consumido sem nenhum tipo de tratamento, podendo causar uma série de doenças aos consumidores. O transporte do leite que era feito pelos escravos, em latão, passou a ser feito pelos vaqueiros que o produziam nas periferias das cidades. Entregue diretamente ao consumidor, tinha um curtíssimo prazo de validade. Mesmo com o crescimento das cidades, no início do Século XX, e com o distanciamento dos produtores de leite, da zona urbana consumidora, o leite ainda era entregue de porta em porta, transportado em latões, trazidos pelas carrocinhas puxadas por cavalos. A partir da década de 20, algumas indústrias para beneficiamento e distribuição de leite começam a surgir, oferecendo aos consumidores leite tratado pelo processo de pasteurização lenta (30 minutos à temperatura maior que 60o C), tecnologia que surgia no país.

Segundo Meireles (1983), na formação do setor industrial de leite podiam ser identificados três segmentos industriais: “o segmento das queijarias, pouco exigentes em tecnologia e volume de produção, mas bastante adequadas às condições dos locais onde se instalavam,...; o segmento das envasadoras de leite in-natura, com exigências mínimas de tecnologia, ainda que importada, com usinas ou entrepostos localizados nos grandes centros de consumo, e com escalas variáveis de produção; e finalmente, o segmento das industrializadoras, bastante exigentes em termos de investimentos e tecnologia, mas que superavam em grande parte as deficiências de estradas e as dificuldades de estocagem ...”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com