TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR TAYLOR - COCA COLA

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  3.098 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA

Bacharelado em Administração

PROJETO INTEGRADOR TAYLOR

Sérgio Ricardo Flórido

COCA COLA

São Vicente

2017

Sumário

INTRODUÇÃO        3

1.        INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA        4

1.2 Missão        7

1.3 A Participação no Mercado        7

1.4. O Valor        8

2. ANÁLISE SWOT – COCA COLA        9

2.1 – Pontos Fortes.        9

2.2 – Pontos Fracos.        9

2.3 – Oportunidades.        9

2.4 – Ameaças.        9

3.        MICROECONOMIA        10

3.1 Por que São Paulo tem preço tão alto?        10

3.2 Garrafa PET de 2 litros        11

4. MEIOS DE COMUNICAÇÃO        12

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão administrativa da empresa Coca Cola, que faz sucesso no mundo inteiro, que começou em 1885 como um xarope com John Styth Pemberton e Frank Mason Robson, sua fórmula foi comprada anos depois pelo empresário Asa Grieg Candler que acreditava no sucesso do produto. Após algumas mudanças no logotipo e na embalagem hoje a Coca Cola têm sua distribuição garantida no mundo todo, tem presença em mais de 200 países e 230 marcas diferentes, seu maior mercado consumidor é a América, que de norte a sul totaliza 53% do volume de vendas mundial. Em 2005 registrou vendas de U$ 23,1 bilhões.

As  empresas  comerciais - bem  como  as  instituições  do  serviço  público - são órgãos  da  sociedade.  Elas  não  existem  por  conta  própria,  mas  para  cumprir  uma finalidade social específica e satisfazer uma necessidade exclusiva da sociedade, da comunidade ou do indivíduo. Não são fins em si, são meios. A pergunta certa a fazer a respeito delas não é "o que elas são?", mas sim, "o que elas devem fazer e quais são suas tarefas?”. (DRUCKER, 2001, p. 205).

  1. INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA

1.1 O Começo da História

Sua criação em 1885 por John Styth Pemberton, inicialmente como um tônico ou xarope, que levava alguns ingredientes incomuns. A criação do logo tipo por Frank Mason Robson que usou a própria caligrafia como modelo.

Dois anos após a aparição da bebida coca cola, seu criador falece e sua fórmula é vendida para um empresário Asa Grieg Candler que acreditava no sucesso do produto.Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) por dia. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios.

O Mundo dos negócios implica, em sentido lato, várias noções relacionadas.Quando a atividade dos negócios se desenvolve de modo formal e com certo volume, tende-se criar empresas. Uma empresa é uma unidade econômico-social, composta por elementos humanos, técnicos e materiais, cujo objetivo consiste em obter utilidades através da participação no marcado de bens e de serviços.

 Sem ter a menor idéia que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891 vendeu a empresa para Asa Grieg Candler, por aproximadamente US$ 2.300. Candler tornou-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e a marca. Asa Candler, um vendedor nato, transformou a COCA-COLA de uma simples invenção em um grande negócio. Descobriu formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca COCA-COLA. A promoção agressiva funcionou: a marca estava em todos os lugares. A popularidade do refrigerante exigiu novas formas de apresentações que permitiram a mais pessoas apreciá-la. Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do estado do Mississipi, colocou a bebida em uma garrafa e a ofereceu a Candler, que não ficou muito entusiasmado com a novidade.

Podemos dizer que Biedenham com seu ato virou um administrador que estabeleceu objetivo, guiou a organização de forma a alcançá-los os preparando para as mudanças, adaptando-se a um ambiente cada vez mais dinâmico imprevisível (FELIPE, PECI, 2012).

 Apesar de ser um homem de negócios inovador e brilhante, não podia imaginar, na época, que o segredo do sucesso da COCA-COLA estaria em garrafas portáteis que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar. Tanto que cinco anos depois, em 1899, por apenas U$ 1, vendia os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead. Em 1895, a COCA-COLA já era vendida em todos os estados e territórios americanos. A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração. Mas a The Coca-Cola Company não ficou satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu refrigerante. Era um grande produto e uma grande marca: deveriam ser protegidos. Então, foram elaboradas propagandas dando ênfase à autenticidade da COCA-COLA, sugerindo aos consumidores que exigissem o legítimo e não aceitassem nenhum substituto. A empresa também decidiu criar um novo formato de garrafa para dar aos consumidores maiores garantias de estarem tomando a COCA-COLA original. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa da cidade de Indiana, iniciou a fabricação da famosa garrafa “Contour”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (230.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com