TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sociais Da Coca-cola

Exames: Projeto Sociais Da Coca-cola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 7

Responsabilidade Social

História da Coca-cola

John Stith Pemberton, o criador da fórmula da Coca-Cola.

Tudo começou em maio de 1886, quando o farmacêutico John Styth Pemberton produziu, pela primeira vez, numa panela de cobre, no quintal de sua casa, em Atlanta, na pequena Geórgia, Estados Unidos, um concentrado para a fabricação daquele que viria a ser o mais conhecido refrigerante de todo o mundo. O Dr. Pemberton entregou na Jacob's Pharmacy a matéria-prima que, misturada à água carbonatada, foi vendida no balcão a 5 centavos de dólar.

Frank M. Robinson, sócio e contador da firma do Dr. Pemberton, sugeriu o nome para o produto e desenhou a palavra Coca-Cola, na caligrafia de letras ondulantes que é famosa até hoje. Em 1886,

as vendas de Coca-Cola não passaram de 13 copos diários e a produção anual do concentrado de 25 galões. Nesse primeiro ano, o Dr. Pemberton faturou US$ 50 em vendas e gastou US$ 73,96 em propaganda.

O concentrado era embalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, o que tornou o vermelho a cor que identifica a Coca-Cola. No dia 31 de janeiro de 1893, a marca Coca-Cola era registrada no escritório oficial de patentes dos Estados Unidos.

Em 1898, o engarrafamento desse refrigerante em larga escala. As garrafas foram desenhadas em 1916.

.

Em 1942 foi instalada a primeira fábrica de Coca-Cola em nosso país, na cidade do Rio de Janeiro. Três anos depois nascia a primeira franquia.

O Brasil ocupa a 3ª posição no ranking mundial de vendas dos produtos Coca-Cola, estando atrás apenas dos Estados Unidos e do México.

No Brasil, os consumidores bebem anualmente 6,2 bilhões de litros, que são transportados através de uma frota com mais de 6. 000 veículos. O sistema Coca-Cola no Brasil gera 26 mil empregos diretos e mais de 200 mil indiretos, atendendo a cerca de 1.000.000 de pontos-de-venda.

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em oito segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares/refrescos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.

Formado pela Coca-Cola Brasil e 12 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos.

A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente

Quais os projetos sociais desenvolvidos pela coca-cola?

Um dos seus projetos é chamado coletivo coca-cola.

O Coletivo Coca-Cola é uma inovadora tecnologia social, cujo objetivo é capacitar jovens das classes C e D para conquistar aumento da renda em comunidades de baixo poder aquisitivo. O Coletivo – que já opera em 69 comunidades de 10 estados brasileiros (São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Alagoas, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Minas Gerais), é desenvolvido a partir da montagem de centros de formação profissional dentro das próprias comunidades, onde são oferecidos cursos que combinam aulas teóricas com atividades práticas.

O encaminhamento para o Mercado de trabalho é feito por meio da Coca-Cola Brasil, dos fabricantes que integram o Sistema Coca-Cola e parceiros. Já no primeiro ano, 30% dos jovens capacitados entraram para o mercado de trabalho.

Até 2013, o projeto já impactou cerca de 70 mil pessoas, com 550 unidades em operação em 150 municípios, empoderando especialmente jovens e mulheres de baixa renda.

Atualmente, existem 7 modalidades diferentes do Coletivo:

O Coletivo Varejo capacita jovens e mulheres de comunidades urbanas de baixa renda e os encaminham para o mercado de trabalho formal. Mais do que capacitação, o Coletivo Varejo busca transformação social e aumento de autoestima. Ao final do curso, os jovens são direcionados para processos seletivos em empresas parceiras da Coca-Cola ou podem buscar emprego em qualquer empresa do mercado. “O varejo é uma boa porta de entrada, mas não é a única. O importante é que o aluno descubra seu potencial e desenvolva um propósito de vida”, explica a executiva.

O curso de Logística e Produção prepara os alunos para lidar com temas imprescindíveis em fábricas, como armazenagem, estocagem, manuseio, segurança e produção, entre outros. Os alunos são encaminhados para processos seletivos em grandes empresas, inclusive para as fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil. Já o Coletivo Empreendedorismo, focado no empoderamento feminino, aborda de uma maneira prática e simples como vender mais em negócios residenciais. O curso Excelência em Eventos foi lançado em 2013 e visa preparar jovens para atuar na produção de grandes eventos e em funções de atendimento ao público.

O Coletivo Reciclagem tem como objetivo empoderar catadores através do aumento da autoestima e geração de renda. . Em parceria com a ONG Doe Seu Lixo, o Coletivo dá suporte para a gestão e capacitação em mais de 350 cooperativas em todo o país. Os investimentos englobam treinamento educacional para os cooperados, melhora no fluxo de produção, novos equipamentos, aumento da venda e formalização dos catadores. Até 2014, a Coca-Cola Brasil estima apoiar 500 cooperativas em todo o país.

O Coletivo Artes oferece suporte a grupos de artesanato femininos que trabalham com material reciclável. O programa fornece técnicas de design e acesso a um canal de comércio justo. Desde o lançamento do Coletivo das Artes, em novembro de 2011, artesãs de comunidades do Rio de Janeiro já tiveram sua renda mensal aumentada em mais de 30%. Além do Rio, o Coletivo Artes foi estendido para comunidades em São Paulo, Curitiba e na Reserva Rio Negro, no Amazonas, que lançou sua coleção em junho, em parceria com a rede Asta. Em Parintins, sede do festival folclórico patrocinado pela Coca-Cola Brasil há 19 anos, está sendo iniciado um novo núcleo do Coletivo Artes.

A Coca-Cola Brasil lançou em 2013 o Coletivo Floresta no Amazonas, que inclui extratores de açaí na cadeia de valor da Coca-Cola como fornecedores para o suco Del Valle Reserva Açaí+Banana. O Coletivo Floresta promove a geração de renda, empoderamento comunitário, e a conservação da biodiversidade da Floresta Amazônica. A iniciativa, que deve impactar inicialmente quatro mil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com