TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS CLÍNICAS DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER: ASSISTÊNCIA GINECOLÓGICA

Por:   •  3/10/2018  •  Abstract  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

 GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

PRÁTICAS CLÍNICAS DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA MULHER: ASSISTÊNCIA GINECOLÓGICA

PROFESSORA:  DÉBORA VIVONI

MIOMAS UTERINOS

                 

Debora Tenório de Andrade RGM: 1641809-3

Lilian Gomes da Silva           RGM: 1645859-1

SÃO PAULO

2018

MIOMAS UTERINOS

Miomas no útero são os tumores benignos mais comuns no trato reprodutivo feminino. Por volta dos 45 anos, aproximadamente 70% das mulheres desenvolvem pelo menos um mioma. Muitos miomas são pequenos e não causam sintomas. Mas, aproximadamente um quarto das mulheres brancas e metade das mulheres negras têm miomas que causam sintomas. Miomas são mais comuns entre as mulheres que estão acima do peso.O que leva os miomas a crescerem no útero ainda é desconhecido. Uma concentração elevada de estrogênio e, possivelmente, de progesterona (hormônios femininos) parecem estimular seu crescimento. Miomas podem tornar-se maiores durante a gravidez, quando a concentração desses hormônios aumenta, e os miomas tendem a encolher após a menopausa, quando a concentração diminui drasticamente. Se os miomas ficam muito grandes, eles podem não ser capazes de obter sangue suficiente. Como resultado, eles começam a degenerar-se e causar dor. Miomas podem ser microscópicos ou tão grandes quanto uma bola de basquete. Os miomas podem crescer em diferentes partes do útero, geralmente na parede (que possui três camadas):

  • Na parede do útero (miomas intramurais)
  • Sob a camada interna (revestimento ou endométrio) do útero (mioma submucoso)
  • Sob a superfície externa do útero (miomas subserosos)

Alguns miomas crescem a partir de uma haste (chamado miomas pedunculados). Alguns miomas submucosos se estendem para o interior do útero (chamado miomas intracavitários). Os miomas que crescem na parede ou bem embaixo do endométrio podem distorcer o formato do interior do útero. Com frequência, as mulheres têm mais de um mioma.

SINTOMAS DOS MIOMAS

Os sintomas dependem:

  • Do número de miomas;
  • De suas dimensões;
  • Da sua localização dentro do útero.

Muitos miomas não apresentam sintomas. Quanto maior o mioma, mais provável é que cause sintomas. Miomas, particularmente aqueles que estão sob o revestimento, normalmente fazem com que o sangramento menstrual seja mais intenso ou dure mais tempo do que o habitual. A anemia pode resultar da perda de sangue. Miomas grandes podem causar dor, pressão ou uma sensação de peso na região pélvica durante ou entre os períodos menstruais. Miomas podem pressionar a bexiga, fazendo com que a mulher precise urinar com mais frequência ou com mais urgência. Eles podem pressionar o reto, causando desconforto e constipação. Eles podem interferir no funcionamento dos órgãos – por exemplo, por bloquear o trato urinário e, portanto, o fluxo de urina para fora do corpo. Miomas grandes podem causar o aumento do abdômen. Um mioma que cresce em uma haste pode torcer, cortando seu suprimento de sangue e causando dor severa. Miomas que estão crescendo ou se degenerando podem causar pressão e dor. Dor devido à degeneração do mioma pode durar enquanto eles continuam a se degenerar. Miomas que não apresentam sintomas antes da gravidez podem causar problemas durante a gravidez. Os problemas incluem:

  • Aborto espontâneo;
  • Trabalho de parto prematuro (pré-termo);
  • Posição anormal (apresentação) do bebê antes do parto;
  • Sangramento excessivo após o parto (hemorragia pós-parto).

Os miomas podem causar infertilidade, bloqueando as trompas de Falópio ou distorcendo o formato do útero, fazendo com que a aderência (implantação) de um óvulo fecundado ao revestimento do útero seja difícil ou impossível ( Do óvulo ao embrião).Menos de 1% dos miomas se tornam cancerosos.

DIAGNÓSTICO DE MIOMAS

O médico pode suspeitar de miomas com base em resultados de um exame pélvico. No entanto, exames de imagem são muitas vezes necessários para confirmar o diagnóstico de miomas. Os exames de diagnóstico por imagem incluem

  • Ultrassonografia transvaginal: Um dispositivo de ultrassom é inserido na vagina.
  • Ultrassonografia com infusão salina (histerossonografia): Ultrassonografia é feita depois que uma pequena quantidade de líquido é introduzida no útero para delinear seu interior.

Se os resultados de ambos os testes não forem claros, é realizado um exame de imagem por ressonância magnética (IRM). A IRM pode mostrar claramente os miomas. Se as mulheres tiveram qualquer sangramento que não seja durante seus períodos. menstruais, o médico pode querer descartar a possibilidade de haver câncer do útero. Assim, elas podem fazer o seguinte:

  • Um exame Papanicolaou
  • Uma biópsia do revestimento uterino (biópsia do endométrio)
  • Ultrassonografia, histerossonografia, histeroscopia ou uma combinação

Em uma histeroscopia, um tubo de visualização é inserido através da vagina e do colo do útero até o útero. Um anestésico local, regional ou geral é frequentemente utilizado. Durante a histeroscopia, uma amostra de tecido pode ser removida e examinada (biópsia).

TRATAMENTO DOS MIOMAS

  • Medicamentos para aliviar os sintomas ou encolher os miomas
  • Às vezes, cirurgia para remover todo o útero ou apenas os miomas

Para a maioria das mulheres que têm miomas mas sem sintomas incômodos ou outros problemas, o tratamento não é necessário. Elas são reexaminadas a cada seis a doze meses, de modo que os médicos podem determinar se os sintomas estão piorando ou diminuindo e se os miomas estão crescendo. Várias opções de tratamento, incluindo medicamentos e cirurgia, estão disponíveis se o sangramento ou outros sintomas piorarem ou se miomas aumentarem substancialmente.        

MEDICAMENTOS PARA MIOMAS

Alguns medicamentos podem ser utilizados para aliviar os sintomas ou para diminuir miomas, mas os seus efeitos são temporários. Nenhuma droga pode diminuir permanentemente um mioma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com