TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM ESTÁGIO DE MÓDULO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA MULHER

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  2.115 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

        

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM ESTÁGIO DE MÓDULO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA MULHER

 

Manaus - AM

                 2015

         

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM ESTÁGIO DE MÓDULO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA MULHER

[pic 2]

Manaus - AM

                            2015

IDENTIFICAÇÃO

  1. Estagiário (a): Adna Albuquerque

Semestre:

Matrícula:

  1. Estagiário (a): Ana Paula Runfe

Semestre: 7ᵒ

Matrícula: 117345-210

  1. Estagiário (a): Ana Paula Carneiro Tavares

Semestre: 8ᵒ

Matrícula: 36766510

  1. Estagiário (a): Maria das Graças Gonçalves Monteiro

Semestre:

Matrícula: 111012827-1

  1. Estagiário (a): Stephan Brandão Fonseca

Semestre: 8ᵒ

Matrícula: 052000222-9

  1. Estagiário (a): Railla da Silva Maia

Semestre: 8ᵒ

Matrícula:

LOCAL DO ESTÁGIO

Instituição: Maternidade Ana Braga

Endereço: Alameda Cosme Ferreira, S/N – Coroado, Zona Leste

Telefone :3249-6821/6822-6823

Email: mat_abraga@saude.am.gov.br

SUPERVISOR (A)

Nome: Aderlaine da Silva Sabino

Número de Registro:

Telefone Comercial:

Email: coordenfermagem@ulbra.br

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é um cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nᵒ 9.394 de dezembro de 1996), no qual visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior. 

Durante o preparo para a vida profissional passamos por muitos ensinamentos teóricos e práticos, para que deste modo sejamos capazes de entrar no mercado de trabalho com melhor conhecimento, habilidade e capacidade. Nesse sentido, devemos aprender as práticas através de estágios, nos quais adquirimos confiança, pensamento crítico, capacidade de tomada de decisão, para que nos tornemos mais seguros e responsáveis em nossa futura profissão.

Este relatório visa abordar as práticas desenvolvidas pelo Enfermeiro no cuidado com o binômio mãe/RN na Maternidade, objetivando fornecer oportunidade de vivenciar de forma prática, todos os procedimentos ensinados na academia.

O presente estágio em Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher tem a duração total de 68 horas, sendo realizado na Maternidade Ana Braga, no período de 10 de agosto a 01 de setembro de 2015, no qual nos possibilitou vivenciar a realidade em âmbito hospitalar, permitindo assim o cumprimento de diversas atividades, como: acolhimento e classificação de risco da gestante, realização das Boas Práticas à gestante durante o pré-parto, parto e pós-parto normal e natural, cuidados com a parturiente de parto cesariana e com o RN, anotações e observações do enfermeiro no prontuário, partograma, educação em saúde, etc. Enfatizando o apoio da Direção e coordenação de enfermagem da Maternidade Ana Braga, por nos oportunizar todas as condições para realização das atividades propostas

DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO

Inaugurada dia 10 de maio de 2004 a Maternidade Ana Braga é a maior maternidade pública do Amazonas e referência para atendimento na gravidez de alto risco, funcionando 24 horas, com raio –X, ultrassonografia, cardiotocografia, psicologia, fisioterapia, entre outros serviços.

A maternidade Ana Braga recebeu o título de Hospital Amigo da Criança em 2005, dado pelo Ministério da Saúde, com apoio da UNICEF, por seguir as normas de incentivo ao aleitamento materno recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesta mesma perspectiva, realiza todas as etapas do Método Canguru recomendadas pelo Ministério da Saúde indicado para recém-nascidos com baixo peso (600g). De 800 bebés nascidos na Ana Braga, por mês, aproximadamente, 80 a 100 são prematuros. Esse procedimento estimula a posição canguru, em que o bebê fica em contato “pele a pele”, no colo da mãe, deitado no sentido vertical.

A maternidade Ana Braga, a maior da rede estadual de saúde, oferece um novo ambiente para ampliar a assistência humanizada. Duas salas para o parto natural foram montadas com o objetivo de garantir à família da gestante a participação em todas as etapas do nascimento. Os espaços entraram em funcionamento após capacitação dos profissionais da maternidade por uma equipe técnica do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte. A unidade é referência nacional para as ações de humanização da atenção ao parto e ao nascimento. A ação é parte das ações do Plano de Qualificação das Maternidades e Rede Perinatal do Nordeste e Amazônia Legal, instituído pelo Ministério da Saúde com Objetivo de contribuir com a redução de doenças e mortes maternas e neonatais.

Cerca de 750 crianças nascem todos os meses na Maternidade Ana Braga, que possui 186 leitos, sendo que 106 são alojamento conjunto, 18 pré-parto, 15 unidades de cuidados intermediários neonatais (UCI’s), 10 unidades de terapia intensiva neonatais (UTI’s) e 5 leitos de UTI materna, além de 18 albergues, alojamento tardio para as mães que necessitam de internação por longos períodos, 8 leitos de curetagem, 1 na admissão e 5 salas de recuperação pós-anestésica.

Atualmente, a Ana Braga realiza, em média 850 partos por mês. Destes, 65% são partos naturais e 35% partos cesáreos. A meta, de acordo com a diretoria é melhorar estes índices. “Devemos reduzir as cesáreas para, no máximo 27%, do total de partos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (734.5 Kb)   docx (875.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com