TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papéis Dos Gerentes

Pesquisas Acadêmicas: Papéis Dos Gerentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Papel dos Gerentes

Gerentes são administradores, responsáveis pelo trabalho de outros funcionários, colocando em um modo simples de entender.

O primeiro estudo que se conhece sobre gerencia, foi elaborado pelo estudioso romano Plutarco que viveu entre os anos 46 e 120. Plutarco usava o método da comparação, por meio de biografias.

Outro grande estudioso foi Chester Barnard, cursou economia pela faculdade de Harvard sem ter concluído e nem obter diploma. Após ministrar um curso aberto em sua antiga faculdade, foi convidado a publicar um livro que se denominou “As funções do executivo”, expondo ideias como: Eficiência, Eficácia, Equilíbrio Dinâmico com o ambiente externo e autogestão, sobre as organizações e os gerentes.

Barnard acreditava que os gerentes devem ter consciência que dependem dos subordinados para implementar suas decisões; O direito de dar ordens e o poder de se fazer obedecer não garante o comportamento dos subordinados esperados pelos gerentes.

Se as pessoas seguirem as ordens dos gerentes cegamente, eles não precisão encara-los como seres pensantes.

Entretanto, Barnard acrescentou que pessoas trabalhando um regime de cooperação, deveriam ser autogeridas.

Outro grande contribuinte para os estudos sobre gerencia foi Herbert Simon, que a partir do isolamento de um aspecto do trabalho gerencial tratado por Bernard criou o processo decisório, e o dividiu em três fases:

I - Prospecção

II - Concepção

III – Decisões

De acordo com Simon as decisões gerenciais tem base na teoria econômica tradicional, que é a maximização dos ganhos por meio da nacionalidade, ou seja, agem segundo o modelo homem econômico administrativo que toma decisões satisfatórias ao invés de maximizadas.

Mais uma grande contribuição para o papel dos gerentes foi dada por Henry Mintzberg.

Mintzberg questionou a ideia de Fayol de que os administradores apenas planejam, organizam, dirigem e controlam. Através de pesquisas e estudos de autos executivos Mintzberg chegou a dez papeis gerenciais em três famílias.

Papeis de Decisão: Empreendedores; controlador de distúrbios; administradores de recursos e negociador.

Papeis Interpessoais: Símbolo; Líder e ligação.

Papeis de Informação: Monitor; disseminador e porta-voz.

A professora Rosemary Stewart também contribuiu para os estudos dos papeis dos gerentes, desenvolvendo um esquema para compreender a natureza genérica dos cargos gerenciais, tendo noção q os cargos diferem entre si. No esquema de Rosemary, os cargos gerenciais tem três dimensões: Escolhas, exigências e restrições.

Ao contrario de Mintzberg e outros autores, Rosemary não interpreta o conteúdo dos cargos gerenciais. Ela não diz qual é o trabalho, mais sim como estuda-lo.

Segundo Fred Luthan os gerentes eficazes nem sempre são aqueles que fazem as carreiras mais rápidas.

Para Andrew Grove, a três ideias básicas que orientam a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com