TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimonio

Seminário: Patrimonio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Seminário  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

O Patrimônio é um conjunto de bens. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica e são avaliados pelo dinheiro, o patrimônio é composto por elementos positivos e negativos os bens e direitos são os aspectos positivos patrimonial e as obrigações são os aspectos negativos os bens e direitos formam o ativo e as obrigações o passivo.

O patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico,sendo estático a contabilidade estuda,controla expõe e analisa os elementos que compõe o patrimônio,já do ponto de vista dinâmico a contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio através das ações tomadas na gestão.

Bens são todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimônio, quando dizemos que algo é um bem patrimonial significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e integra o patrimônio de alguém. Os bens são corpóreos e incorpóreos, os bens corpóreos são aqueles que tem existência física como por exemplo veículos, terrenos, móveis e utensílios de escritório.Os bens incorpóreos não existem fisicamente,mas também são traduzidos em moeda como por exemplo programas de computador, linhas telefônicas, propriedade cientifica. Assim, definimos o Patrimônio como o conjunto de bens, direitos e obrigações, avaliável em moeda e pertencente a uma pessoa física ou jurídica.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração que evidencia todo o patrimônio de uma entidade em um determinado momento, ou seja ela vai mostrar todos os bens, direitos e obrigações numa certa data primeiro ela registra esses dados, depois processa os relatórios e demonstrações. Uma das principais demonstrações é chamada de Balanço Patrimonial.

Em sentido contábil os direitos são valores a receber ou a recuperar de terceiros representam os creditos e são representados por títulos e documentos que são a fatura, a nota fiscal e a duplicada entre outras. Já as obrigações patrimoniais são representadas por contas a pagar que são decorrentes de compra a prazo de mercadorias e bens para uso e empréstimos e financiamentos bancários que não foram pagos. Ao comprar um bem a prazo ele já faz parte do patrimônio, este aumenta o passivo e o ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com