TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Empresa Cosan

Ensaios: Perfil Empresa Cosan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

Perfil

Fundada em 1936, a Cosan possui 23 unidades produtoras, sendo 21 em São Paulo e duas em construção, uma na cidade de Jataí (GO) e outra em Caarapó (MS), quatro refinarias e dois terminais portuários. Por meio da Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora de licença de uso das marcas Esso e Mobil, a Companhia tornou-se a única empresa totalmente integrada do setor.

Desde 2005 a Cosan tem suas ações negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). EM 2007, teve suas ações listadas na Bolsa de Nova York, tornando-se a primeira empresa de controle brasileiro com ativos negociados diretamente na NYSE.

Produtora de açúcar cristal (VHP), açúcar refinado granulado, açúcar orgânico, amorfo, líquido sacarose e líquido invertido, etanol e energia elétrica (produzida a partir do bagaço de cana), a Cosan é a terceira maior produtora de açúcar do mundo, quinta maior produtora de etanol e uma das maiores exportadoras mundiais de etanol. Na safra de 2008/2009 registrou o recorde de processamento de cana-de-açúcar, obtendo uma moagem de 44,2 milhões de toneladas. Com a absorção dos ativos da Novamerica, sua capacidade de moagem atinge hoje cerca de 60 milhões de toneladas.

Atenta à importância da área de pesquisa e desenvolvimento, a Cosan mantém convênios com institutos tecnológicos para o desenvolvimento de novas variedades de cana-de-açúcar. O aprimoramento em tecnologias de geoprocessamento agrícola também é uma preocupação da empresa, que criou um software de monitoramento das safras de cana-de-açúcar por satélites. O sistema fornece estimativas precisas da produção, com informações detalhadas sobre o estado e a qualidade do canavial, além de melhorar os procedimentos agrícolas e possibilitar redução de custos.

Sustentabilidade

Com aproximadamente 43 mil funcionários no período de safra, a Cosan cumpre rigorosamente a legislação trabalhista e mantém todos os seus colaboradores com contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de investir em treinamentos e reciclagem de pessoas. Com projetos que contemplam a capacitação dos seus funcionários, a Companhia acredita nos talentos empregados em suas usinas e dispões de diversos programas para auxílio e manutenção da equipe em diferentes áreas, seja Agrícola, Industrial ou Administrativa. Os resultados alcançados são reconhecidos por meio de um Programa de Participação nos Resultados, benefício oferecido a todos.

Para garantir um trabalho seguro em todas as suas atividades, a Cosan possui um Sistema de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, que inclui treinamentos e palestras a seus colaboradores e faz uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI, análise e controle dos incidentes. Dispõe também de ginástica laboral, realizada como forma de preparação para a jornada, que evita o aparecimento de doenças ocupacionais, melhorando a qualidade de vida dos envolvidos.

Consciente de sua responsabilidade social, a Companhia conta com a Fundação Cosan, que desde 2001 investe na educação e formação de crianças, adolescentes, filhos de funcionários e membros das comunidades onde atua, como forma de desenvolvimento social, profissional e intelectual. O projeto oferece reforço escolar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com