TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas De Macro Economia

Trabalho Universitário: Perguntas De Macro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  3.354 Palavras (14 Páginas)  •  1.619 Visualizações

Página 1 de 14

Capitulo 14 -

1. Quais foram os efeitos mais destacados da grande depressão?

R: Os efeitos principais da Grande Depressão atingiram todas as nações capitalistas: os mais visíveis foram: elevadas taxas de desemprego, grande deflação dos produtos assim desvalorização da produção, perca de capital por parte dos bancos devido à grande inadimplência dos clientes, e principalmente recessão econômica.

2. Quais fatos contribuíram para agravar os efeitos negativos da grande depressão?

R: Os fatos que contribuíram para agravar a recessão foram medidas mal planejadas pelos governos como aumento de impostos, o fato de muitos fazendeiros que não conseguiam vender seus produtos e consequentemente não pagavam as suas dividas bancarias, os clientes vendo a dificuldade dos bancos realizaram saques de todos os valores depositados sacrificando ainda mais as instituições bancarias. Os fatos que contribuíram para agravar a recessão foram medidas mal planejadas pelos governos como aumento de impostos, o fato de muitos fazendeiros que não conseguiam vender seus produtos e consequentemente não pagavam as suas dividas bancarias, os clientes vendo a dificuldade dos bancos realizaram saques de todos os valores depositados sacrificando ainda mais as instituições bancarias.

3. Quais são as funções fundamentais do setor público?

R: As funções fundamentais do setor público: Reguladora: o Estado deve regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas. Provedora de Bens e Serviços: o governo, também, deve prover ou facilitar o acesso a bens e serviços essenciais, principalmente aqueles que não são de interesse do setor privado, como saúde, educação, segurança, transporte e justiça. Redistributiva: as políticas públicas devem buscar beneficiar as camadas menos favorecidas da sociedade. Estabilizadora: os formuladores de políticas econômicas devem estar preocupados em estabilizar/controlar os grandes agregados macroeconômicos, tais como, taxa de inflação, taxa de desemprego, nível de produção buscando beneficiar a população.

4. O que se entende por ciclo econômico?

R: Os ciclos econômicos são definidos pela alternância da economia em um determinado período, sendo definido em quatro fases para um ciclo econômico: (1) boom; (2) recessão; (3) depressão; (4) recuperação. Embora os ciclos econômicos se repitam, e caracterizados por períodos de expansão e contração da atividade econômica, estes não necessariamente periódicos. Entretanto são fenômeno que ocorre em economias de mercado.

5. Quais são os instrumentos básicos do setor público?

São as políticas monetária e fiscal

6. Que tipo de gastos são os que mais sofreram um maior crescimento nos últimos anos?

R: Nos últimos anos, o governo federal aumentou o custo dos gastos sociais no País. De acordo com o economista Mansueto Almeida da, técnico de planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 1999 o governo utilizou 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da época para gastos sociais.

7. Enumere e comente os diferentes tipos de impostos segundo sua evolução com relação a renda?

8. Distinguir os impostos diretos dos indiretos

R: Imposto Direto é o que grava a pessoa, a renda e o capital, arrecadado por meio de listas nominativas ou lançamentos e que recaem sobre certos fatos permanentes, periodicamente constatados.

Imposto Indireto é o que grava um ato, fato ou um objeto, cobrado em virtude de tarifas impessoais, e que recaem sobre certos fatos intermitentes, constatados dia-a-dia.

9. Quais componentes da demanda agregada podem controlar o setor público direta ou indiretamente?

R: Com relação a demanda agregada o gasto e o consumo do governo afetam diretamente quando são de produtos finais e indiretamente quando são produtos intermediários. Já os investimentos afetam indiretamente

10. O que se entende por política expansiva?

R: A política expansiva é usada quando há uma insuficiência de demanda agregada em relação à produção de pleno - emprego. Isto acarretaria o chamado "hiato deflacionário", onde estoques excessivos se formariam, levando empresas a reduzir a produção e seus quadros de funcionários, aumentando o desemprego. As medidas nesse caso seriam: Aumento dos gastos públicos; Diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimentos; Estímulos às exportações, elevando a demanda externa dos produtos; tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional

11. Quando se incorre em déficit público?

R: O déficit público é definido com quando o valor das despesas de um governo é maior que as suas receitas. Normalmente o valor do déficit público é expresso em percentagem sobre o PIB do país, permitindo a comparação entre países e a avaliação do excesso de despesa de cada país em relação ao valor da produção. A equação que define o déficit público é a seguinte: Déficit público = variação da dívida do governo+ variação do valor dos ativos+ variação da moeda

12. Quais são os estabilizadores automáticos mais significativos

R: Podemos dizer que os estabilizadores automáticos da economia mais importantes são as variações automáticas nas receitas fiscais, associadas à própria composição dessas receitas, e os subsídios de desemprego e outras transferências sociais do estado.

13. Quais são as políticas fiscais mais significativas?

R: As principais são: política fiscal expansionista: é a tomada de medidas econômicas que tem objetivo de gerar aumento da despesa pública ou redução de impostos. E a política fiscal contracionista: é a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento dos impostos, ou uma combinação de ambos.

14. Que limitações apresentam, na pratica, as políticas fiscais discricionárias?

R: As limitações para utilizações de políticas discricionárias na pratica ocorre da seguinte forma caso a utilização seja investimento em:

Programa de obras públicas – objetivo de decisão política e duvidosa utilidade pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com