TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Marketing SEGURO DE VIDA

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.650 Palavras (19 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, DO IPA

CURSO PUBLICIDADE E PROGANDA

Ariete da Silva Fraga

Caroline Rangel de Azevedo

Michael de Oliveira Giayetto

Patricia Keller

Victor Luzzi Valmorbida

Pesquisa de Marketing

SEGURO DE VIDA

        

PORTO ALEGRE

2015


INTRODUÇÃO

Trabalho elaborado por alunos da Universidade Metodista – IPA para a matéria de Pesquisa de Marketing da Prof.ª Maristela Franco que irá analisar o mercado de Seguro de Vida. Serão analisadas opiniões de especialistas do ramo e de especialistas em seguros com objetivo de descobrir qual a resiliência de aderir este serviço.

O seguro, por definição, “ é a proteção econômica que o individuo busca para prevenir-se contra necessidade aleatória” (SOUZA,1996,p.130).

Ninguém  esta imune a uma necessidade aleatória tal como uma doença ou um acidente que impossibilite o trabalho, uma tempestade de granizo que destrua a lavoura, um incêndio ou a morte prematura do “chefe” de família.

Entende-se por seguro, o contrato pelo qual uma das partes, chamada segurador, obriga-se para com outra (segurado), mediante o pagamento de um prêmio, a lhe pagar certa quantia, ou a terceiros, se ocorrer o risco previsto.

Entrevista com o tomador de decisão

-Carlos Roberto Ungaretti, empresário, administrador e corretor de seguros.

Quais são os maiores problemas enfrentados na empresa?

Hoje um dos grandes problemas enfrentados é o comprometimento financeiro das pessoas. As pessoas nos últimos anos se endividaram muito e agora estão assustadas, estão tendo que rever seu orçamento assim entre uns itens de economia é a área de seguros (por que as coisas não vão acontecer então às pessoas estão passando por dificuldades, vamos deixar de recolher o seguro). Por que não vou utilizar por que não irá acontecer nada. Enquanto que na verdade é nesses momentos de stress, nervoso, de aperto que as pessoas ficam muito mais vulneráveis. Há acidente, a doença por que elas estão estressadas, estão fragilizadas, e isso de certa forma gera uma pressão e angustia neste momento apreensível que vivem principalmente quando esta em um momento apertado e se reflete na saúde. É o primeiro ponto que é o endividamento e falta de recursos das pessoas

Qual a maior resistência das pessoas sobre o seguro?

Depois de superar este problema da dificuldade financeira é ainda o “não acontece comigo, acontece com o outro, mas não comigo” e as pessoas só se dão conta do bem estar que o seguro traz quando elas adquirem, e fica muito mais fácil quando a gente exemplifica isso numa relação de um bem principalmente tratando-se de um automóvel que ainda na nossa sociedade ele é um objeto de desejo, de consumo. Então quando eu adquiro um automóvel eu faço um seguro e fico tranquilo.

Qual a maior dificuldade encontrada atualmente?

As pessoas têm dificuldade em tomar esta decisão, mas depois que tomam sentem-se confortáveis. Ainda é um problema cultural mesmo passando a dificuldade financeira.

Qual a porcentagem de seguros de vida atualmente na empresa?

80% do faturamento da empresa são oriundos de vida.

Sugira um problema gerencial?

Gestões de informação hoje precisaram para tomar qualquer tipo de decisão tanto empresarial como na relação com os clientes de informações. E as informações são muito dinâmicas e nós estamos sempre correndo atrás de informações, as coisas estão sempre acontecendo na nossa frente e estamos buscando informação sempre um pouco atrás, hoje estas informações tem que ser gerencial e de relacionamento, tenho que cada vez mais me aproximar e entender mais as pessoas, para poder oferecer o que elas necessitam, as necessidade são diferentes umas das outras. Temos que conhecer as pessoas para poder ofertar o que elas precisam. Antigamente tudo no seguro era igual hoje não é mais assim, cada vez mais tenhamos que entender a necessidade de cada um, avaliar se o futuro cliente   tem filho ou não, se tem um pai ou mãe dependente, olhar a composição da economia familiar, qual a preocupação dela para consigo, e isso devemos entender para moldar o seguro de vida adequado. Nosso desafio é obter informações no tempo certo. Para conhecer melhor nosso cliente e identificar as necessidades do mesmo, entender o que irá deixá-lo mais confortável e mais seguro.

Qual a percepção que você tem, para este ano no ramo de seguros?

Resposta difícil, por que de uma maneira ou outra como somos de uma área de serviços, com a estagnação de certa forma ele vai sofrer, não existe uma previsão de crescimento da economia ao contrario existe uma previsão um decréscimo na economia qual o tamanho do reflexo disso no seguro, não conseguimos avaliar ainda, por que também neste momento as pessoas podem ficar ainda mais preocupadas em procurar se manter protegidos no momento de tanta instabilidade, resta saber qual o impacto efetivo na economia familiar, qual o tamanho da inflação por que as pessoas terão que priorizar alimentação, saúde e quanto que ira sobrar para ela obter um seguro, o diferencial é criar laços com os clientes para de esta forma poder crescer e adequar um produto a sua realidade, pois se o valor não estiver na sua realidade financeira ele obterá por outras coisas.

Qual é o público alvo da empresa?

Publico servidores estaduais.

Entrevista com o especialista no assunto

-Paulo Silva, da Spalla Seguros, com as mesmas perguntas feitas para o tomador de decisão sobre seguro de vida.

Quais são os maiores problemas enfrentados na empresa?

Inadimplência em meio a crise de nossos clientes.

Qual a maior resistência das pessoas sobre o seguro?

Trabalhamos no meio corporativo, pessoas beneficiadas se sentem muito seguras quando o benefício é oferecido.

Qual a maior dificuldade encontrada atualmente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (774.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com