TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MARKETING NA VIDA DA EMPRESA

Por:   •  17/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.884 Palavras (28 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 28

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE MARKETING NA VIDA DA EMPRESA

Hartur Kaike Martins

 Professor(a)

Resumo

No que tange ao plano de marketing, um documento formal de planejamento realizado de forma estratégica e categórica que é utilizado para dirigir e coordenar o trabalho. A presente pesquisa avaliará o plano de marketing e a sua importância desde sua utilidade para as diversas áreas da empresa até a sua organização, e demonstrar os reais benefícios alcançados por inserir o plano de marketing. Demonstrando as finalidades que o plano de marketing possui na disposição.

Palavras-chave: Marketing. Projeto. Plano de Marketing. Estratégias.

ABSTRACT  

It is known that when it comes to the marketing plan we face a formal document of strategic planning done and categocica form that is used to direct and coordinate the work . This research will evaluate the marketing plan and its importance from its usefulness for various areas of business to your organization , and demonstrate the real benefits achieved by entering the marketing plan . Demonstrating the purposes for which the marketing plan has at disposal.

Keywords: Marketing. Project. Marketing plan. Strategies

  1. INTRODUÇÃO

É natural ter a percepção de que tal marca ou empresa “faz muito marketing”. Frases desse tipo existem por muitos acreditarem que marketing e propaganda são sinônimos. Contudo, Marketing é baseado no sentido da produção de resultados, exigindo assim amplo conceito dos fatores que influenciam o comportamento de compra.

A globalização é uma realidade e muitas empresas lidam diariamente com clientes, fornecedores e funcionários, até em diversas partes do mundo, tornando o “marketing” algo fundamental para desenvolvimento das empresas. Essa interação entre os países causa impacto grandioso nas empresas, em vários sentidos, e a empresa tem que cada vez mais usar a criatividade para se adequar à essa ordem mundial, e o marketing é fundamental para que as empresas obtenham sucesso.

A globalização empurra as empresas para negociarem com outras nações e aumentando a necessidade de atingir um novo público alvo, e quais deverão ser as estratégias adotadas para alcançar esse fim.

De acordo com Drucker (1997, p. 47) “Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”. Esses são os questionamentos básicos para a elaboração e implementação dessa ferramenta. O Marketing aparece como uma forte ferramenta capaz de auxiliar as atividades da empresa.

Para se adaptar à esse processo, as organizações tem que evoluir, criar novas funções de trabalho e desenvolver habilidades que aliem  análise e conhecimento de inteligência de negócios, com sólida compreensão das operações tradicionais de marketing, conceitos de campanha e receitas e tecnologia .A atuação do profissional da Administração está cada vez mais e ligada à tecnologia. (ATAIDES, 2003 p 40-13).

Assim houve uma divisão da área de atuação da ciência da administração, gerando diversos retalhos, dividindo a tarefa de gerenciar a empresa. Algumas dessas parcelas são: Administração: Financeira, Produção, Administração pública, Administração de materiais, Marketing, Gestão de pessoas, Administração dos sistemas de informação.

O marketing, no cerne da função empresarial, quando bem governada, por administradores que agem de forma eficiente, integra o conjunto das funções desempenhadas numa empresa, como produção, finanças, logística, recursos humanos, sistemas de informação, engenharia de produtos, pesquisa tecnológica, entre outras, que administram recursos e geram resultados para inserir valor econômico no processo empresarial. Portanto, a complexa função de marketing abarca a tomada de decisões, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação dos resultados, como outra qualquer função empresarial.

Diante da importância do marketing, o objetivo desse artigo é alertar os gestores e estudantes da área para a grande importância dessa ferramenta no cenário atual.

Dessa forma, a realização deste estudo implicará em grandes benefícios para as empresas, pois, algumas não possuem, ainda, uma cultura estratégica de marketing, e o presente estudo proporcionará a oportunidade de conhecer os seus benefícios e a sua importância, para através destes buscar a melhora do seu desenvolvimento, no que diz respeito a produção, vendas e faturamento, e captação de clientes.

Quanto aos objetivos do presente trabalho, se deu os objetivos gerais em demonstrar por meio de pesquisas realizadas, os possíveis benefícios da utilização de um plano de marketing nas empresas.

 Já com relação aos objetivos específicos se firmou em: Apresentar de que forma as empresas podem conseguir uma boa efetivação de um plano de marketing. Explanar a grande importância do plano de marketing e como este pode auxiliar no alcance das metas almejadas. Expor o conceito e as diversas etapas da realização de um plano de marketing e assim delinear a sua execução.

  1. Empresa – Definição e evolução

De acordo com Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços.

Empresa é a organização com a finalidade de exercer atividades de produção e circulação de mercadorias, bens e serviços, sob a direção de uma pessoa física ou jurídica que é o empresário.

Nunca o mundo presenciou uma evolução tão rápida dos produtos e serviços. Quando surge um novo aparelho celular, em poucos meses ele já é ultrapassado por um mais moderno. Isso acontece com tudo: meios de transporte, infraestrutura, computadores, televisores e tantos outros.

Porém, em maior ou menor proporção, todos devem acompanhar as evoluções tecnológicas do mundo. Em maior escala, o mesmo vale para as empresas que tem que renovar e inovar para não perder para a concorrência.

Muitas empresas que existiam na infância de muitos, já não existem mais. É difícil encontrar alguma que sobrevive. O desaparecimento dessas empresas em muitos casos é porque pararam no tempo, defasadas e antiquadas. Não utilizaram o marketing para manter o mercado e continuar atraindo clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com