TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre a Vida do Empreendedor: Valentim dos Santos Diniz

Por:   •  13/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE CAPITAL FEDERAL (FECAF)

Douglas Silva de Castro

Kelma Mateus de Lima

Maria Evaneide Gomes de Lima Bianchini

Tamires dos Santos Moura

Yanca Aparecida Oliveira da Silva

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Pesquisa sobre a vida do Empreendedor:

Valentim dos Santos Diniz

Trabalho apresentado à disciplina de Inovação e Empreendedorismo do curso de Administração de Empresas da Faculdade Capital Federal - FECAF

Orientador: Prof. Walter Budacs Junior

Taboão da Serra - SP

2020

SUMARIO

1 HISTÓRIA DE VIDA DO EMPREENDEDOR 3

1.1 De onde veio 3

1.2 Como tudo começou 3

1.3 Seus principais desafios 5

1.4 Momento Econômico e Social que o país estava passando 6

1.5 Sua influência na Sociedade 7

2 DESCREVER SOBRE A EMPRESA 7

2.1 Ramo de atuação - Segmento 7

2.2 Missão, Visão e Valores 7

2.3 Cultura Organizacional 8

2.4 Números da empresa 9

2.5 Papel dessa empresa no mercado e Sociedade 9

2.6 Linha do Tempo 10

3 INFLUÊNCIA DESSE EMPREENDEDOR NA SOCIEDADE 12

3.1 Seu legado 12

3.2 Suas principais contribuições econômicas - Sociais 12

3.3 Desafios no futuro 12

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 HISTÓRIA DO EMPREENDEDOR

1.1 De onde veio

Valentim dos Santos Diniz, nasceu em 18 de agosto de 1913 em Pomares do Jarmelo em Portugal, morava com seus pais em uma aldeia. Quando pequeno, teve contato com a compra e venda de alimentos, pois era filho do dono do único armazém da pequena aldeia.

Como já tinha familiares em São Paulo, ouvia histórias e resolveu conversar com seu pai sobre ir morar na Mooca com seu tio avô, que de imediato apoiou a sua decisão, lhe dizendo: “quero que seja feliz”. Valentim logo arrumou tudo e foi para São Paulo no dia 19 de novembro de 1929 com apenas 16 anos. Após 15 dias de uma cansativa viagem transatlântica de terceira classe, chegou ao Brasil no dia 25 de novembro. Desembarcando na Baia de Guanabara, o jovem português avistou aquelas enormes pedras e descobriu que elas se chamavam “Pão de Açúcar”, ele ficou tão encantado que esse nome ficou guardado em seu subconsciente.

1.2 Como tudo começou

Logo que chegou a São Paulo morou foi morar com seus tios. Os vizinhos lhe convidaram para dar uma voltar e conhecer a região, pararam em uma mercearia Chamada de Real Barateiro, empório e atacado, localizado na avenida Luiz Antônio, como não havia procurado emprego ainda, o dono Januário Miranda ofereceu-lhe uma vaga para trabalhar como caixeiro e entregador, o mesmo não pensou duas vezes e aceitou. Devido a boa relação que tinha com os clientes, foi promovido para atendente, sendo o seu primeiro e último emprego.

Conheceu sua esposa Floripes Pires, também descendente de portugueses, com quem se casou em 1936 e tiveram seis filhos. O primogênito Abílio Diniz, Alcides, Arnaldo, Vera Lúcia, Sônia Maria e Lucília.

Logo depois do casamento, Valentim, com algumas economias guardadas ao longo dos 7 anos no Brasil e o dinheiro ganho na loteria por Floripes, abriu seu primeiro negócio, uma pequena mercearia na Rua Vergueiro. A loja ficava na frente e a moradia da família nos fundos. Pouco depois, voltou como sócio na mercearia onde começou a trabalhar.

Mas Valentim Diniz queria ter sua própria empresa e em 1946 decidiu comprar duas casas na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. No local construiu um prédio. Nascia em 7 de setembro de 1948 a doceira Pão de Açúcar, que hoje é o embrião do grupo. A doceira oferecia salgados e doces variados, fazia sucesso com seu serviço de bufê e cresceu. Em 1952 a primeira filial da doceira era inaugurada na Praça Clóvis Bevilacqua, centro de São Paulo. No mesmo ano surgiu a terceira loja na rua Barão de Paranapiacaba, também no centro, nas imediações da rua Direita.

O próximo passo do fundador do Pão de Açúcar foi maior. Comprou um terreno com casas antigas, anexo à doceira, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio e decidiu investir numa novidade que havia chegado ao Brasil havia pouco tempo, o chamado varejo de auto-serviço. Em 14 de abril de 1959, com a ajuda do filho mais velho, Abílio Diniz, então com 19 anos, inaugurou o primeiro supermercado com a marca Pão de Açúcar. Era uma nova forma de comprar, sem intermediação de balconistas, apresentada a uma população acostumada a frequentar armazéns, feiras e bodegas. Além disso, era difícil adquirir gôndolas, balcões e, principalmente, embalagens no mercado brasileiro. Foi necessário importar alguns itens e improvisar outros.

O Pão de Açúcar surgiu justamente quando o filho mais velho do empresário, Abílio, terminava seu curso de Administração de Empresas na Faculdade Getúlio Vargas. O jovem também havia aproveitado para fazer estágios em supermercados na França e nos Estados Unidos. Ou seja, estava disposto a colocar seus conhecimentos técnicos à disposição da experiência e intuição do pai em seu novo negócio.

Esse trabalho conjunto deu tão certo que, em 1965, o Pão de Açúcar já contabilizava nove lojas, com quase 500 funcionários. Na época, já existiam outras redes supermercadistas em São Paulo, como a Peg-Pag. Segundo Marcovitch, os diferenciais de Valentim Diniz eram o entusiasmo pelo trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com