TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pi Negócios

Casos: Pi Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  4.116 Palavras (17 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO . 7

1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA . 7

2. ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA . 8

3. OBJETIVO . 9

4. PROPOSTA DE SOLUÇÃO . 10

4.1. Atuação de gestão financeira . 10

4.2. Pontos fortes de gestão financeira . 10

4.3. Pontos fracos da gestão financeira . 10

4.4. Ameaças e oportunidades de negócio . 11

4.5. Economia empresarial . 11

4.6 Estratégias empresariais . 12

4.7 Estratégia de expansão da empresa frente ao mercado cometitivo . 13

4.8 Processo de atrair profissionais com competências . 14

4.9 Análise do cenário econômico nacional e internacional . 14

5.0 Satisfação dos clientes internos e externos . 15

5.1 Investimentos . 17

5. BENEFÍCIOS, VANTANGENS, LUCRATIVIDADE . 19

6. CONCLUSÕES . 19

7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES . 20

8. BIBLIOGRAFIA E REFERENCIAS DE PESQUISAS . 20

Introdução

Esta pesquisa foi feita para o Projeto Integrador – solicitado pela coordenação do Curso de Graduação Tecnológica de Gestão Financeira da Universidade de Santo Amaro.

Sabendo que todas as empresas existentes possuem uma organização administrativa integrada com as matérias já estudadas, fomos incumbidos para uma solução de um estudo de caso, relacionando a economia, de forma clara no presente documento a partir de pesquisas diretas na empresa real, fontes bibliográficas seguras e idéias específicas.

A empresa pesquisada foi a Ambev, cujos maiores detalhes seguem no corpo do projeto.

1. Identificação da Empresa

Para a AmBev, a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social Corporativa devem compor a engrenagem da empresa, permeando todas as suas atividades.

Pensando nisso, estabeleceu-se uma política de metas que monitora a evolução contínua da ecoeficiência da Companhia, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que foi adotado há 17 anos e está presente em todas as unidades fabris.

O consumo sustentável de água, componente fundamental para a produção de bebidas, é parte do Sistema de Gestão Ambiental da AmBev. A Companhia está preocupada com a utilização racional deste recurso escasso e, para tanto, monitora a utilização da água em cada estágio do processo produtivo, além de realizar treinamentos e campanhas de conscientização para reduzir o consumo e aumentar a reciclagem e reutilização da água.

Desta forma, entre 2002 e 2008, a empresa reduziu o índice de consumo de água em 23%, passando de 5,36 litros de água para cada litro de bebida produzido para 4,11. Essa redução no ano equivale a um volume de 815 milhões de litros de água, que seria suficiente para abastecer uma população de 150 mil habitantes durante um mês.

Além disso, o impacto positivo em tratamento de água e efluentes obtido pela redução do índice de consumo nas fábricas foi de R$ 6,6 milhões.

2. Análise da Problemática

Hoje a água é um recurso natural disponível, mas há previsões nada otimistas para o futuro que levam a indústria a repensar seus métodos.

A Ambev, que tem uma cervejaria em Agudos (19 km de Bauru), e a Spaipa, que produz refrigerantes da Coca-Cola em Marília (106 Km de Bauru) e tem uma unidade de água mineral aqui, são exemplos.

Maior fabricante de cerveja do país, a AmBev vai traçar este ano sua Water Foot Print, a “pegada de água”. A ideia é monitorar quanto do produto é gasto na cadeia de produção e racionalizar.

Nos últimos seis anos, a Ambev reduziu em 23% o consumo. Em 2008, foram usados 4,11 litros de água para cada litro de bebida contra 4,19 litros de 2007.

A redução no último ano significa volume não captado de 815 milhões de litros, suficiente para abastecer num mês uma cidade de 150 mil habitantes.

A fábrica da Ambev de Agudos terá um investimento de R$ 184 milhões em 2010. Com isso, a filial terá sua capacidade de produção ampliada em 43%. Além da unidade fabril, a companhia também mantém na cidade um CDD (Centro de Distribuição Direta), que juntos empregam 802 pessoas.

A fábrica tem importância estratégica para os negócios da AmBev e abastece, além da região, os mercados de Paraná, Ribeirão Preto, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso, e outras cidades do norte de São Paulo.

Fator importante a ser destacado é relatar que a água significa 95% da produção da cerveja.

“As unidades da Ambev procuram diminuir a necessidade de captação de água, reduzir o consumo de energia, aumentar o índice de reciclagem dos resíduos e diminuir a emissão de poluentes”, afirma o gerente fabril Fernando Maffessoni.

É interessante ressaltar que as políticas ambientais da matriz brasileira valem para toda a América Latina e a gerência de Responsabilidade Ambiental para a América Latina localiza-se no Brasil, o maior mercado da região.

Na Argentina há pouca divulgação das políticas ambientais da empresa para as partes interessadas. Além disso, houve também dificuldade de se conseguir informações dos

sindicatos. Como a Ambev, com a marca Quilmes, domina o mercado de cervejas naquele país, pode-se concluir que a falta de alternativas torna a empresa muito forte e o país mais vulnerável, mais dependente de suas ações. Da mesma forma, a baixa mobilização social no contexto argentino permite à empresa não adotar políticas ambientais específicas para este país, apenas aquelas delineadas pela matriz brasileira. Mesmo assim, sabe-se que na Argentina a empresa adota algumas ações: tratamento de efluentes da unidade de produção da Quilmes e outras unidades, que podem se estender às engarrafadoras da Pepsi. A empresa conta com um grupo de gestão ambiental que se encarrega da certificação ISO 14000. As plantas certificadas são: Zarate, Mendoza, Corrientes e Tucumán.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com