TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Marketing

Exames: Planejamento De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

1. Sumario Executivo

O negócio refere-se a uma empresa chamada Phoenix, ela vende nacionalmente refrigerantes com filiais espalhadas por todo o país. Ela presa para o consumidor jovem e estilo alternativo.

Pela forte concorrência no mercado a Phoenix perde um pouco de espaço, mas sempre esta tentando crescer.

Foi feita uma analise de ambiente da empresa perante variáveis do macroambiente, do ambiente setorial e do microambiente, após o estudo observou-se a necessidade de ampliar os meios de tecnologia dentro da empresa e contratar mais pessoas para trabalharem com o objetivo de aumento de produção e consequentemente havendo uma abertura de portas no exterior para a Phoenix.

2. Analise do Ambiente de marketing

2.1 Fatores econômicos

A indústria brasileira de refrigerantes teve como determinante básico para seu sucesso na década de 90, a implantação do Plano Real em 1994, onde o programa de estabilização da economia permitiu um aumento da capacidade de compra do público em geral, e como o refrigerante é um bem supérfluo não tido como essencial, suas vendas dependem em muito do poder aquisitivo da população.

O dinamismo da indústria de refrigerantes depende diretamente do nível do poder aquisitivo da população. Por exemplo, imediatamente após a implantação do Plano Real, que elevou o poder aquisitivo da população, o consumo de refrigerantes cresceu 41,93%.

2.2 Fatores Sócio-culturais

No Brasil, adolescentes de 10-12 anos de idade mostrou prevalências de sedentarismo (menos de 300 minutos de atividade física por semana) de 58%.Tais resultados são preocupantes na medida em que os hábitos de atividade física regular na adolescência parecem ter efeitos benéficos em alguns fatores de risco e em algumas doenças crônicas não transmissíveis.

Decorre daqui a necessidade de se estabelecerem estratégias e programas de intervenção que visem promover, junto dos adolescentes, estilos de vidas mais saudáveis.

2.3 Fatores políticos/legal

As leis, por exemplo, podem criar grandes novas oportunidades de negócios, como as que tornam obrigatória a reciclagem obrigatória: as novas regras deram grande incentivo à indústria de reciclagem e incitaram a criação de dezenas de novas empresas que fabricam produtos a partir de materiais reciclados. O Código de Defesa do Consumidor também deu sua contribuição de induzir as empresas a modificarem processos e produtos no sentido de se adaptarem às exigências legais, principalmente para garantir a segurança e a integridade física dos usuários; isso possibilitou desenvolvimento das organizações e oferta de produtos e serviços de maior qualidade e com maior valor agregado.

2.4 Fatores tecnológicos

Com o avanço da tecnologia por meio de máquinas, conseguiu fazer uma substituição de garrafas de vidro, que eram utilizadas no início, pelas garrafas PET. Esta considerada a tecnologia substituinte, no segmento de refrigerantes.

Tem investido em tecnologia e pesquisa buscando um grande avanço em adoçantes que produza um produto mais natural adoçado e zero caloria.

2.4 Concorrência

O padrão de concorrência da indústria de refrigerantes, no entanto, é baseado em diferenciação, no qual os produtos apresentam algumas distinções entre si, acarretando diferentes graus de preferências quanto ao desejo de consumir os refrigerantes. Todavia, há uma alta elasticidade-cruzada entre refrigerantes, significando que, independentemente do sabor, são substitutos entre si. A existência de inúmeros bens substitutos e a não essencialidade do refrigerante à população explica a sua alta elasticidade-preço da demanda, ou seja, sua elevada sensibilidade em relação a alterações de preços.

Apesar de concentrada, a indústria de refrigerantes não apresenta fortes barreiras à entrada, sendo a tecnologia de produção de fácil domínio e a operação em mercados regionais e não diferenciados possível, em função da alta sensibilidade de consumidores em relação a variável preço. Há, no entanto, dois grupos estratégicos distintos, havendo barreiras de mobilidade entre eles e, conseqüentemente, diferentes margens de lucro.

O primeiro grupo é formado por um pequeno número de grandes empresas, que detém uma parcela um pouco superior a 70% do mercado. Coca-Cola e AMBEV (constituída de três empresas Brahma, Antarctica e Pepsi-Cola). O segundo grupo é formado por empresas regionais, constituindo um grande número de pequenas empresas que possuem uma reduzida parcela de mercado.

2.6 Fatores Internos

2.6.1 Recursos Humanos

Baixa disponibilidade de recursos humanos na área administrativa e produtiva, tendo o necessário para produzir de acordo com a demanda, mas com o pensamento futuro de crescimento, a quantia de recursos humanos e suas alocações irão aumentar.

2.6.2 Tecnologia Disponível

Tecnologia de ponta na criação de garrafas PET, informatização nos setores para uma melhor comunicação interna, mas com algumas tecnologias antigas na relação do tratamento de substâncias.

2.6.3 Recursos Financeiros

Recursos financeiros em constantes variações de acordo com o mês, mas se estabilizando com o tempo, capital de giro assegurado, acaso haver uma quebra na empresa.

2.6.4 Cultura e estrutura organizacional

Estrutura e cultura da empresa alternativa, seguindo os parâmetros do público-alvo.

2.7 Análises de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas

2.7.1 Oportunidades

• Aumento de pessoas querendo consumir bebidas mais naturais.

• Aumento da demanda pelo fato do aumento da estabilidade financeira.

• Aumento de gastos com bebidas.

2.7.2 Ameaças

• Muitos concorrentes regionais.

• Concorrência com maior disponibilidade financeira para comprar novas tecnologias.

2.7.3 Forças

• Linha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com