TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Marketing

Tese: Planejamento de Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 9

Sugestão de Roteiro

Planejamento de Marketing

1. Apresentação da Empresa:

1.1 Histórico da Empresa;

• Nome

• Ramo de atividade

• Histórico (cronologia dos fatos importantes)

• Organograma

• Valores / Cultura de empresa / Visão / Missão

Quando não houver a definição destes itens da estratégia (missão, valores, visão, etc.) fica mais complicado para compreendermos a orientação da empresa. Nos casos onde o briefing solicite um trabalho de comunicação institucional este material torna-se fundamental. Assim a sugestão é que os grupos desenvolvam estas definições, pelo menos nestes casos. Boas declarações de missão têm três características principais: Concentram-se em um número limitado de metas, enfatizam as principais políticas e valores da empresa e definem as principais esferas competitivas (setor, produtos e aplicações, competências, segmento de mercado, geografia)

• Objetivos e Metas

Sempre tenham a preocupação de cobrar objetivos viáveis e metas que possam ser mensuradas.

Objetivos de longo prazo: Resultados a serem obtidos dentro dos próximos três a cinco anos ou mais, em uma base contínua, ano após ano.

Objetivos de curto prazo: Metas de desempenho de curto prazo da organização. Abaixo de três anos.

1.2 Histórico do Produto.

2. Sistema de Informação de Marketing (SIM)

Existe tal sistema? De que forma?

3. Análise do Macroambiente:

Em ambientes a pergunta é sempre: Como afetam seus negócios.

3.1 Ambiente Econômico;

Distribuição de renda, poupança, endividamento, disponibilidade de crédito, terceirização. Atenção para Inflação, desemprego, preços.

3.2 Ambiente Sociocultural;

Como afetam seus negócios as seguintes visões das pessoas: de si mesmas, das outras pessoas, das organizações, da sociedade, da natureza e do universo. Além da persistência de valores culturais centrais, existências de subculturas e as mudanças de valores culturais secundários. Atenção: Educação, imigração, religião, ambiente, distribuição e dinâmica da população, mudanças no estilo de vida.

3.3 Ambiente Político- Legal;

Aumento da legislação que regulariza os negócios e o crescimento de grupos de interesses especiais. Atenção para Nacionalização, legislação sindical, legislação dos direitos humanos, tributação, aumento de tarifas, restrições regulamentadoras, ex.: embalagem, rotulagem, práticas comerciais, etc.

3.4 Ambiente Tecnológico;

Aceleração do ritmo das mudanças tecnológicas, oportunidades ilimitadas para inovação, variação nos orçamentos de P&D e regulamentação da mudança tecnológica. Atenção: aspectos do produto e / ou tecnologia que poderiam afetar profundamente a economia do setor (Novas tecnologias, internet, componentes, métodos, etc.)

3.5 Ambiente Demográfico;

O que importa é o comportamen-to da população: tamanho e taxa de crescimento da população, distribuição das faixas etárias, composição étnica, graus de instrução, padrões familiares e movimentações geográficas.

3.6 Ambiente Natural;

Como afetam seus negócios: escassez de matérias primas, custo da energia, pressões antipoluição.

3.7 Variável Ambiental Crítica.

Aspectos externos ou internos a organizaçao, cujos comportamentos futuros ou situaçao atual, respectivamente, impactam positivamente ou negativamente um ou mais fatores-chave de sucesso do negócio.

VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS EXTERNAS - Aspectos econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e outros, cujos comportamentos futuros afetam um ou mais fatores-chave de sucesso, de forma positiva ou negativa, gerando oportunidades ou redundando em ameaças para a organizaçao.

VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS INTERNAS - Aspectos ligados a operaçao, produtividade, finanças, processo decisório, estrutura organizacional, recursos humanos e materiais, etc., cuja situaçao atual pode afetar um ou mais fatores-chave de sucesso, de forma positiva ou negativa, constituindo-se em pontos fortes (potencialidades) ou em pontos fracos (vulnerabilidades) da organizaçao.

4. Análise Quantitativa ou Qualitativa do Mercado

Mercado potencial – conjunto de consumidores que demonstram nível de interesse suficiente para uma oferta. (Devem possuir renda e acesso à oferta).

Mercado disponível – possuem renda, interesse, acesso e qualificação.

Mercado- alvo – Parte do disponível - onde a empresa concentra seus esforços.

Mercado atendido - Conjunto de consumidores que estão comprando da empresa.

Kotler – pg 125.

5. Análise dos Fornecedores

6. Análise de Canais de Distribuição

Place (ponto de venda / forma de venda / distribuição / canais de)

A maioria dos fabricantes não vende suas mercadorias diretamente ao consumidor final. Entre o fabricante e o consumidor – há um ou mais canais de marketing. (intermediários). Definir quais e quem são. Exemplos: internet, telemarketing, lojas de varejo, distribuidores, intermediários e revendedores com valor agregado e a força de vendas.

Descrever os pontos de venda e suas características principais.

7. Análise dos Consumidores:

Primário: trata-se do segmento de mercado com consumidor principal que consome a maior parte do que fabricado.

Secundário: trata-se do segmento de mercado com consumidor de importância menor, porém que devido à estratégia adotada pode tornar-se relevante.

Possível: trata-se do segmento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com