TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Integrador

Exames: Plano Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Micro ambiente

Setor Atacadista

A Inforshop está Inserida no grupo estratégico de distribuidora atacadista de suprimentos para escritório e informática no Brasil, que conta com grandes empresas, tendo como líder absoluta a Kalunga. Esta é a única empresa desse mercado a dispor de todos os canais de venda: lojas físicas, loja virtual, televendas, uma divisão voltada ao mercado corporativo e outra às licitações de contas do governo e autarquias, porém existem vários grupos estratégicos que podem ser definidos pelos critérios de negociação, a Staples Brasil e a Gimba utilizam o mesmo formato, mas vendem direto ao consumidor final sendo B2C e B2B. A Gimba a Inforshop e a Staples atuam com a estratégia de liderança no custo total, pois buscam pela melhor eficiência em custo frente à concorrência, negociando o menor preço, todas estão com mais de 25 anos no mercado, focam na venda por e-commerce e televendas.

Segundo a ABAD, o setor atacadista cresceu 4,4% em 2013, movimentando cerca de 197,3 Bilhões. De acordo com o presidente da Associação, o desaquecimento econômico do Brasil não afetou o comércio que continuaram abastecem normalmente as regiões do Brasil e que continuam registrando bons resultados nesse mercado.

No gráfico abaixo, podemos ver a evolução do setor atacadista de 2000 a 2013:

Evolução e participação do setor Atacadista

A evolução do setor pode estar relacionada ao novo cenário de consumo no Brasil que, nos últimos 15 anos, trouxe mudanças significativas. A estabilidade econômica fez com que a vida da população sofresse modificações, provocando expansão no setor produtivo decorrente de uma maior procura por oferta, bens e serviços.

Para chegar ao resultado, a ABAD – Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores contaram com a participação de 488 atacadistas e distribuidores de todo o Brasil. Essas empresas representam mais de 1/3 do mercado atacadista distribuidor brasileiro, em faturamento. Os estados da região Sudeste continuam responsáveis por quase metade do faturamento do setor, mas, neste ano, o Nordeste concentra o maior número de respondentes, com 212 empresas. No gráfico a seguir, está o faturamento por região do Brasil:

Faturamento por Região

Fonte:www.ABAD.com.br/dados/numeros.shtml

Se falarmos do setor de bens duráveis, por exemplo, o setor cresceu 13% de 2012 para 2013 de acordo com a consultoria GFK, com um volume de vendas de R$ 28,66 bilhões.

Dentro deste setor, o segmento de material de escritório e periféricos foi o que apresentou maior aumento de 2012 para 2013 com 37%, acumulando um faturamento de R$ 447 milhões.

Faturamento Trimestral por segmento - 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com