TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR I - PLANO FINANCIERO

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

4 PLANO FINANCEIRO

4.1 FLUXO OPERACIONAL

O Fluxo Operacional é a descrição das etapas para o processamento do produto/serviço. Segundo Corrêa, é importante que as organizações possuam a descrição das etapas dos seus processos operacionais, pois este procedimento é um auxiliar na identificação de pontos críticos que podem estar gerando dificuldades nas operações.

4.2 ARRANJO FÍSICO

O planejamento do arranjo físico, ou planejamento do layout tem como princípio alocar de maneira adequada as instalações, equipamentos, máquinas e pessoal dentro da organização. Deve-se levar em conta ainda, as condições de iluminação, ventilação, ordem no ambiente, limpeza e temperatura.

Quando o arranjo físico é planejado de maneira correta, tende a proporcionar para a empresa maior economia e produtividade, com base na boa disposição dos instrumentos de trabalho e por meio da utilização otimizada dos equipamentos de trabalho e do pessoal alocado no ambiente.

4.3 ESTRUTURA E CAPITALIZAÇÃO

4.3.1 CAPITAL SOCIAL

Enquanto termo contabilístico, o Capital Social pode ser definido como o investimento inicial feito pelos sócios da organização, que segundo Gonçalves e Batista “só será alterado quando os proprietários realizarem investimentos adicionais ou desinvestimentos”.

O capital social pode ser adquirido a partir de recursos dos sócios, chamado de Capital Próprio ou através de investimento a partir de financiadores, chamado Capital de Terceiros.

        

4.3.2 CAPITAL PRÓPRIO

Para que um negócio seja iniciado, faz-se necessário a aplicação de recursos dos sócios fundadores da organização para que o projeto seja executado. Estes recursos configuram o Capital Próprio, que segundo Gitman “é representado pelos fundos de longo prazo proporcionados pelos proprietários da empresa, ou seja, seus acionistas”.

O Espaço Zen terá como investimento inicial a importância de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), sendo este valor total proveniente de recursos dos sócios, ou seja, do capital próprio.

4.3.3 UTILIZAÇÃO DO CAPITAL

A utilização do Capital consiste no ato ou efeito de utilizar do conjunto de bens ou riquezas disponíveis da organização. O Espaço Zen utilizará o capital para fins como: aluguel do espaço físico, reforma do imóvel, compra de equipamentos e móveis, como também para pagamento dos gastos fixos e variáveis da organização no período de iniciação da empresa no mercado de Feira de Santana.

4.4 INVESTIMENTO INICIAL

É a aplicação de esforços e recursos financeiros empregados pelos proprietários/ sócios, para a realização do seu empreendimento, e por meio desta aplicação atingir o objetivo, que é ofertar seus serviços no mercado e receber em um determinado prazo estimado, o retorno de suas aplicações.

O investimento inicial do Espaço Zen será aplicado em investimento fixo e variável:

  • Investimentos Fixos

Segundo Carlos Martins (2014), investimento fixo é um acometimento inicial necessário para a abertura e operações de uma empresa, ou seja, seu funcionamento, como equipamentos, móveis, utensílios, máquinas e acessórios, incluindo os serviços de terceirizações e alugueis de equipamentos visando assim diminuir os custos na organização.

        

  • Investimentos Pré-Operacionais

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os gastos pré-operacionais são todos os gastos adquiridos antes mesmo de uma empresa anunciar a sua abertura, ou seja, são gastos como: Taxas de registro da empresa para a sua legalização, divulgação, treinamentos de pessoal, dentre outros.

4.5 CAPITAL DE GIRO

Para José Carlos Cavalcante (Sebrae-SP), o capital de giro de uma empresa é a soma dos recursos financeiros aplicados no caixa, bancos, estoques e valores a receber de clientes. Normalmente, o capital de giro é influenciado pelo volume de vendas, compras, custo das vendas e, principalmente, pelos prazos médios de estocagem, recebimento das vendas a prazo e pagamento de compras. Ou seja, capital de giro é uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa a longo do prazo.

A empresa Espaço Zen, vai se preparar para que nos primeiros seis meses com capital de giro possa cobrir os gastos durante um período, buscando alcançar metas para que esse capital de giro não seja consumido na sua totalidade.

4.6 CUSTO DA MÃO DE OBRA

Segundo Carlos Martins, os custos dos funcionários vão muito além do salário pago a cada mês. O custo com a mão de obra refere-se aos gastos com funcionários que aplicam sua força de trabalho na transformação de matérias-primas em produtos de forma direta ou indireta. No Espaço Zen o custo da mão de obra direta será a parcela correspondente ao trabalho dentro do custo total do serviço prestado.

  • Custos Diretos

São os valores relativos aos pagamentos de salários e encargos sociais do pessoal ligado diretamente a área de produção da empresa. Gerentes e auxiliares de produção são considerados como mão de obra direta. A mão de obra dos sócios, quando aplicado no desenvolvimento do produto, deve ser considerada como custos diretos

  • Custos Indiretos

Custos relativos aos pagamentos de salários e encargos sociais do pessoal alocados nas áreas de apoio da empresa, ou seja, em áreas que não estejam diretamente ligadas a produção de produtos / serviços é considerada indireta.

São normalmente considerados custos indiretos os gastos com a diretoria, gerentes, profissionais autônomos contratados como suporte das operações da empresa. Os encargos sociais e trabalhistas correspondentes ao pagamento de pessoal indireto também devem ser somados para obtenção do total dos valores da mão de obra indireta.

4.7 CUSTOS FIXOS

Os custos fixos são os custos de uma entidade que se mantêm constantes independentemente da variação positiva ou negativa da atividade de produção e vendas. Ou seja, é todo o gasto realizado para o funcionamento da empresa, independente da produção. Por exemplo: (Despesas administrativas, aluguel, luz, água, telefone, contador, pró labore, etc.), despesas comerciais (imposto sobre vendas, salários comerciais, comissões, publicidade e etc.). Os custos fixos do Espaço Zen chegam a torno de R$ 46.435,02 por mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com