TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE DESOLVIMENTO DE MARKETING

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 8

 

PLANO DE DESOLVIMENTO DE MARKETING  

 

 

 

RESUMO 

 

O presente trabalho analisa o processo do desenvolvimento de marketing de empresas, tendo como finalidade contribuir com as necessidades de marketing nessas empresas a fim de obter melhores práticas nos seus negócios. Primeiramente, análise de conceitos teóricos, dando sustentabilidade ao projeto, em seguida realizando a análise situacional das empresas, analisando os ambientes internos e externos, verificando os pontos fortes e fracos e identificando as oportunidades e ameaças. Por fim, elabora-se o prognóstico, traçando as estratégias de marketing que permite atender as necessidades dessas empresas, demonstrando como projetar a implementação, a avaliação e o controlo do Plano de Marketing. O objetivo é orientar na elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de clientes, o aumento das vendas e da lucratividade do seu negócio. Os resultados alcançados corresponderam, de maneira aceitável, aos objetivos, e, se foram aplicados conforme estão apontados, será de enorme importância para qualquer empresa. 

Palavras-chave: Plano de Marketing. Análise do ambiente. Elementos de Marketing. Empresas. 

 

1 INTRODUÇÃO 

 

O Plano de Marketing é um instrumento importante para o planeamento estratégico das empresas, que por sua vez permite identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado oferece, estimulando a elas metas, objetivos, e busca constantemente conhecer as


necessidades dos seus clientes e consequentemente levar as empresas ao progresso.Com esse documento a disposição da empresa é possível racionalizar custos e investir os recursos de forma adequada, tornando-se mais competitiva. Assim, para elaborar um Plano de Marketing deve focalizar-se no mercado, na agilidade e competência com as quais a empresa irá prospetar e fidelizar aos seus clientes.

O planeamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Oferece soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas, também podem surgir de um planeamento coerente e consistente (KOTLER, 2002). O Plano de Marketing em análise tenciona ser um documento formal no qual as empresas poderão tomar conhecimento de quais atividades deverão ser feitos para conquistar o que pretende e a forma como isso deverá ser feito.

Assim, criou-se a oportunidade da realização de um Plano de Marketing para as empresas em relação as necessidades de aperfeiçoarem os seus negócios, apresentando estratégias que permite melhorar as suas práticas. Ao concretizar o plano, ele é dirigido aos profissionais das empresas que necessitam de elaborar seus próprios documentos de marketing para sua aprendizagem ou condução e melhoria dos seus negócios.

O Plano de Marketing tem sido um dos principais instrumentos para os administradores de marketing ou mesmo para outros departamentos empresariais, devido às constantes mudanças do mercado a ao ambiente extremamente competitivo.

 

2 DEFINIÇÃO DO PLANO DE MARKETING

 

Planejamento de Marketing um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos.

Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será de pouca utilidade. Normalmente é composto das seguintes partes: Resumo executivo e sumário; Situação atual de marketing; Análise de oportunidades e questões; Objetivos; Programas de ação; Demonstrativo de resultados projetados; Implementação; Controles e Realimentação;

Sallenave (1991), afirma que “O planejamento estratégico é o processo pelo qual os líderes mandaram seus objetivos e ações ao longo do tempo. Há um domínio da gestão de topo, mas um processo de comunicação e de decisão que determina o que envolve todos da empresa a nível estratégico”. 

2.1 OBJETIVOS DE UM PLANO DE MARKETING

 

Os objetivos de marketing devem ser os meios para que se consiga atingir seus objetivos de vendas. Quando se executa através dos dados do mercado-alvo e de segmento de mercado, a organização determina objetivos de marketing que abordem cada grupo, esses objetivos seguem as mesmas regras que os objetivos de vendas e devem ser mensuráveis, quantificáveis (o que significa que há um valor atribuído para cada um) e com prazo específico.

Deve atribuir um objetivo de marketing que trate de cada grupo em seu mercado-alvo, por esta razão a organização precisa ter bons dados sobre o tamanho de seu mercado, mercado potencial e a sua base de clientes atual.

Para estes dados é preciso acrescentar informações tais como: oportunidades reconhecidas, índices de compra dos seus clientes se outras questões comportamentais; estas informações o ajudarão a estimar os números que você precisa para anexar os seus objetivos de marketing.

Seu objetivo é fomentar informações aos gestores e suas equipes para a tomada de decisão, contribuindo para a atuação proativa da empresa, por antecipar-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam, mantendo assim, seu crescimento e sua perenidade.

 Pois como ressalta Aaker (2001, p. 23), que considera o planejamento estratégico como planejamento estratégico de mercado.

 A administração estratégica de mercado é proativa e orientada para o futuro. Mais do que simplesmente aceitar o ambiente como dado, com seu papel estratégico confinado a adaptação e a reação, a estratégia proativa pode promover uma mudança ambiental efetiva. Portanto, as politicas governamentais, as necessidades dos clientes e o desenvolvimento tecnológico podem ser influenciados - e talvez mesmo controlados — com estratégias ativas e criativas.

2.2 ETAPAS DO PLANO DE MARKETING

 

A etapa de planejamento consiste em levantar informações sobre a empresa, sobre o mercado onde ela deseja atuar, bem como os potenciais clientes, colaboradores e fornecedores. Essa etapa também compreende a elaboração de objetivos e metas, além das estratégias de marketing que serão realizadas para a conquista dos resultados desejados.

Depois que as informações essenciais a respeito da empresa, do mercado, dos clientes, fornecedores e colaboradores, são levantadas, inicia-se a fase de implementação, por sua vez, é composta de um plano de ação, a criação de um cronograma é de extrema importância nesse processo; controle e avaliação. Essa etapa compreende a implantação de ações corretivas e preventivas em torno das ações e do planejamento de marketing em geral. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (178.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com