TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de vendas no marketing

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.618 Palavras (23 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 23

         UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

              KLEBER ROBERTO DE LIMA


[pic 1][pic 2]

                UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

                    CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                   Unidade Vila Mariana / Marketing / 3ª SÉRIE

                 KLEBER ROBERTO DE LIMA - RA 8377832088

 

                                DESAFIO PROFESSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

MARKETING DE SERVIÇOS

PESQUISA DE MERCADO

GESTÃO DE PROJETOS EM MARKETING

TUTOR: LEANDRO GOMES

                                               SÃO PAULO SP

                                                         2015

Sumário[pic 3]

1.        PESQUISA DE MERCADO        

1.2.  MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS        

1.3.  AMOSTRA DO QUESTIONÁRIO:        

2.        RELATÓRIO PARCIAL        

2.1.  ANALISE DAS INFORMAÇÕES        

2.2.  ORIENTAÇÕES DO MERCADO        

2.3   ESTRATEGIAS        

3.        DEFININDO AS ESTRATÉGIAS DE SERVIÇOS        

4.        PROJETO DE MARKETING        

5.        CONSIDERAÇOES FINAIS        

BIBLIOGRAFIA        

  1. PESQUISA DE MERCADO

Em um mercado global em rápida transformação, inconstante como nos dias atuais, a tomada de decisão exata, oportuna e eficiente em custos é imprescindível e, de acordo com Kotler (2000), a pesquisa é o ponto de partida não só para o marketing como também para o planejamento estratégico da empresa. Por meio dela, as empresas são capazes de segmentar seus mercados, definir qual será seu público-alvo, posicionar seus produtos/serviços de forma a criar valor a esses clientes, desenvolver estratégias no nível tático relativo ao mix de marketing, programar e controlar todo o processo, acompanhando e avaliando resultados, melhorando sua estratégia, ou seja, ela levará a empresa a reconhecer que os clientes, em qualquer mercado, normalmente diferem em suas necessidades, Nota-se que a pesquisa mercadológica bem estruturada tem sido a bússola na tomada de decisão nas empresas, juntamente com outras ferramentas, visto que a área de marketing caminha lado a lado com a área financeira. Sistemas de inteligência empresarial são constantemente carregados com dados que, posteriormente, serão transformados em informações para que alguma decisão seja tomada.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de extrema importância para uma empresa que deseja desenvolver-se. É com ela que o empresário obtém a visão ampla (e específica) do próximo passo á ser dado rumo ao lucro e sucesso empresarial. Com a Pesquisa de mercado, a empresa faz um levantamento, uma busca de informações sobre ela própria, o que ela oferece como produto de venda, seu público-alvo e as necessidades para melhorias em toda a sua estrutura, incluindo a disputa com a concorrência.

A rede compre bem é uma das maiores rede de supermercados do estado de são Paulo, o grupo possui 23 lojas com mais de 7.000 mil funcionários. Esta rede teve suas origens de aquisição de Pão de Açúcar da rede de supermercados Compre bem na Região Nordeste, que foi renomeado como Pão de Açúcar Compre bem, e absorvido eventualmente em Pão de Açúcar.

As respostas obtidas na pesquisa de mercado servem como ponto de partida para mudanças - ou para permanência - visando sempre à melhoria, já que ela é a representação exata da situação da empresa perante outras e seu público. Com perguntas certas, o empresário sabe exatamente os problemas ou pontos positivos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.

  1. MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

A pesquisa foi realizada em maio de 2015 com o total de 2.000 clientes do “Supermercado Compre Bem”, empresa com porte médio, com atuação no interior do estado de São Paulo, tendo quinze (15) lojas distribuídas nas principais cidades, a saber: Araraquara (1), Campinas (2), Limeira (2), Marília (1), Piracicaba (1), Presidente Prudente (1) Ribeirão Preto (2), São Carlos (1), São José do Rio Preto (2) e Sorocaba (2).

  • Objetivo – Diagnosticar e caracterizar a área de eletrodomésticos que carece de um plano mercadológico mais agressivo. O objetivo geral desde projeto consiste, em analisar e desenvolver pesquisas para a implantação de um plano de marketing voltado para a área de eletrodomésticos do Supermercado Compre Bem.
  • Método de Pesquisa Utilizado – Utilizamos o método de pesquisa dado é obtido através de comunicação do próprio respondente. (geralmente entrevistas e questionário) pesquisa interna com os consumidores das lojas – essa pesquisa teve como elemento os consumidores dos serviços de vendas de eletrodomésticos do “Supermercado Compre Bem” em todas as lojas da rede.
  • Universo da pesquisa–- abordagem feita em 2.000 consumidores diretos.

ANÁLISE SWOT:

PONTOS POSITIVOS

PONTOS NEGATIVOS

I

N

T

E

R

N

A

A força da empresa consiste primeiro na marca que é forte e tem uma imagem de qualidade, o produto da concorrência tem qualidade ligeiramente inferior ao da empresa além de termos revendedores bem preparados e treinados para vendas.

A fraqueza consiste primeiramente porque a concorrência está investindo o dobro em promoções, possui uma excelente rede de assistência técnica e os produtos da concorrência estão mais bem situados no mercado.

E

X

T

E

R

N

A

O mercado tem potencial de ganho e está em fase de expansão de mercado, os consumidores estão atentos para novas campanhas promocionais.

A concorrência está apoiando suas forças em campanhas publicitárias e promoção contínua, retendo assim uma parcela de clientes em potencial.

  1. AMOSTRA DO QUESTIONÁRIO:

Etapa Quantitativa–- entrevistas por telefone e email de clientes cadastrados na loja:

Na compra de um eletrodoméstico (linha branca e/ou marrom) o consumidor costuma comparar preços?

[pic 4]

Prefere marcas famosas?

[pic 5]

Marcas Próprias são bem aceitas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (374.8 Kb)   docx (121.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com