TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagem Competitiva

Trabalho Universitário: Vantagem Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O livro, Estratégia Competitiva, de Michael E. Porter, descreve de que modo uma empresa pode realmente criar e sustentar um avantagem competitiva em sua industria, como implementar estratégias. como a empresa pode obter vantagem competitiva e diferenciação. Como a escolha do ambiente competitivo, ou a variedade de atividades de uma empresa, podem desempenhar uma função poderosa na determinação da vantagem competitiva.

1. Capítulo I

A estratégia competitiva são conceitos centrais, que busca uma posição lucrativa e sustentável para uma empresa. A concorrência corresponde ao centro do sucesso ou fracasso das empresas. As atividades são essenciais para destacar uma empresa perante a concorrência, como por exemplo: inovações, culturas, ou implementações. Dentro da estratégia competitiva há 2 questões citadas pelo autor.

A primeira se refere a atividade das industrias em termos de rentabilidade a longo prazo e os fatores quais determinam estas atividades. Nem todas as indústrias fornecem oportunidades iguais para manterem uma rentabilidade.

A segunda questão se refere ás determinantes da posição competitiva relativa dentro de uma industria. Na maioria das indústrias, algumas empresas são mais rentáveis que as outras, independentemente da sua rentabilidade media da industria.

Nenhuma destas questões são o suficiente para orientar a escolha da estratégia competitiva, pois ambas as questões são dinâmicas , a atividade da industria e a posição competitiva são flexíveis e pode modificar.

O que torna a escolha de uma estratégia competitiva de uma empresa desafiante é o fato de que tanto a atividade da indústria quanto a sua posição competitiva podem ser modeladas pela empresa.

A vantagem competitiva surge do valor que uma empresa cria ao seu comprador e ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que seus compradores estão dispostos a pagar. O valor superior é referente a oferta de preços mais baixo do que os valores da concorrência. Tipos básicos de vantagem competitiva:

• Liderança de custo e diferenciação e diferenciação.

Temos também estratégia competitiva em uma indústria individual e a estratégia empresarial para empresa diversificada.

A vantagem competitiva pode ser intensificada por inter-relações com unidades empresariais competindo em indústrias relacionadas (inter-relações entre unidades empresariais, são os principais meios pelos quais as empresas diversificadas criam valor, fornecendo assim a base para a estratégia empresarial).

1.1 A análise estrutural de indústrias

É a atratividade da indústria que determina sua rentabilidade. A estratégia competitiva envolve regras de concorrência que vão determinar a atividade, sendo que tanto na indústria domestica ou internacional, elas são englobadas em cinco forcas competitivas:

Entrada de novos concorrentes, ameaça de substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes existentes.

A rentabilidade de uma indústria esta relacionada a sua estrutura. Essas forcas determinam a rentabilidade da indústria pois influem nos preços, custos e investimentos necessários das empresas na industria (elementos de retorno sobre o investimento).

Temos então o poder dos compradores, que influenciam o custo e investimentos, porque compradores poderosos exigem serviços dispendiosos, e o poder dos fornecedores, que fazem os custos das matérias-primas e de outros insumos. Juntos disto temos a rivalidade, custos da concorrência, desenvolvimento do produto, publicidade e forca de vendas, todos determinam o preço do produto.

A função da estrutura industrial é o vigor das cinco forcas competitivas. Esta estrutura é estável, mas modifica-se a medida que a industria se desenvolve. Qualquer alteração estrutural muda o vigor das forcas competitivas podendo influenciar de forma positiva ou negativa a rentabilidade da indústria. Essas forcas podem ser influenciadas pela estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com