TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Economia

Pesquisas Acadêmicas: Portfolio Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

Pode- se definir como a estrutura de mercado, onde se encontra um grande número de produtores e consumidores, esse atuando com efeitos indiretos. Na concorrência perfeita nenhuma empresa ou consumidor possui o poder de influenciar o preço de mercado, devido a não possuir tamanho suficiente para se obter o poder de mercado, já que cada empresa produz uma pequena parcela da produção total dos produtos, assim sem poder monopolizar o mercado e seus valores.

Essas empresas unidas, podem juntas determinar a oferta trabalhando sempre em conjunto com a demanda, fazendo assim a determinação do valor produto. Independente da produção da empresa, essa deve vender seu produto com o valor estipulado pelo mercado.

As principais caraterísticas da concorrência perfeita são:

• Grande número de empresas ofertando produtos substituíveis,

• Inexistência de economia de escala – Que seria a não produção em grande escala;

• Vendedores e consumidores são insuficientes para impor o valor, qualidade, e outras condições e ficam subordinados ao mercado;

• Inexistência de barreiras para entrada e saída de empresas nesse mercado;

• Produtos homogêneos: produtos que não possuem diferenciação em relação, aos produtos dos concorrentes;

• Transparência de mercado: as empresas precisam liberar as informações financeiras, econômicas, estratégias e preços aos seus concorrentes;

• Ausência de restrições artificiais à procura, à oferta e aos preços de qualquer produto que estiver sendo negociado;

• Mobilidade de produtos e dos recursos, de tal modo que novas empresas possam entrar no mercado e os recursos possam ser transferidos para usos mais econômicos, isto é, para aqueles em que seus preços são mais elevados;

Na concorrência perfeita há sempre que se levar em conta, que se trata de um mercado que possui uma grande gama de empresas que fazem alavancar o mercado.

2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

Em concorrência perfeita é impossível uma empresa influenciar o preço de mercado, assim empresas que fazem parte da concorrência perfeita se tornam, tomara de preços, devido às mesmas não terem o poder de mercado. Por serem, empresas que produzem uma pequena parcela do produção total, essas empresas devem praticar seus valores a nível de mercado, fazendo com que se torne uma tomara de preços. Na concorrência perfeita existem muitos produtores que possuem os mesmos produtos, caso essa empresa não pratique o valor de mercado, os compradores e consumidores, iram procurar os produtos similares na concorrência com o valor praticado no mercado, visto que esses consumidores já conhecem os produtos e seus valores. Uma empresa praticando o valor a nível de mercado, evitada prejuizos, em não conseguir vender seu estoque ou ter prejuízo em seus lucros. Não há melhor alternativa para uma empresa que faz parte no mercado de concorrência perfeita de praticar o valor de mercado.

3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

No mercado de concorrência perfeita os lucros não são realizados através da receita, menos o custo total. Na concorrência perfeita o lucro se da através dos chamados lucros normais, que seria a remuneração oculta da empresa, seria o seu custo de oportunidade ou o que ele ganharia se estivesse investindo em outro segmento de mercado.

Na concorrência perfeita, em longo prazo, se exclui a possibilidade de existirem lucros anormais ou extraordinários, que seria o lucro que esta acima do lucro de mercado, deste modo em longo prazo à receita total pode igualar o custo total, assim o extraordinário é nulo. Caso existissem os lucros extraordinários iria ocasionar uma migração de diversas empresas para o segmento de concorrência perfeita, fazendo os preços despencarem, já que não há barreiras para entrada nesse mercado.

Para as empresas que pretendem atingir o lucro máximo, essas devem tomar decisões como a quantidade produzida, aumento ou diminuição da produção ou se permanece na mesma atividade.

4. Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?

A relação da demanda de produção e demanda de mercado se da através do preço de equilíbrio que tem a função de igualar as quantidades demandadas pelos compradores e as ofertadas pelos vendedores, fazendo com que os grupos fiquem satisfeitos.

5. Faça uma pesquisa na internet ou na biblioteca da faculdade, consultando livros de economia, artigos acadêmicos, jornais, revistas e periódicos em geral, buscando empresas ou setores do mercado de concorrência perfeita, escolha um case a ser mencionado/anexado no seu portfólio e explique o porquê do enquadramento dessa empresa nesse mercado.

Para essa questão busquei a explicação sobre bolsa de valores, que é um setor que tem seu enquadramento no mercado de concorrência perfeita, a sua definição foi obtida no artigo acadêmico escrito por Leonardo Correia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Bolsa de Valores, por definição como o mercado organizado onde se negociam ações de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como Ações e Opções. Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando com rapidez, amplitude e detalhes as operações executadas [...]

A bolsa de valores se enquadra nesse segmento de mercado visto que a uma grande concentração de compradores e vendedores, possui uma das características básicas a livre entrada e saída de empresas, e os valores praticados na venda de determinadas “ações” em um pregão na bolsa de valores é realizado conforme o mercado estipula. E devemos levar em conta que a bolsa de valores deve sempre ter transparência de mercado, divulgado os valores praticados, informações da negociações demais informações necessárias para o setor financeiro, assim evitando que as concorrentes que atuam na bolsa de valores, levem vantagem sobre os concorrentes.

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »