TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Em Grupo 5º Semestre ADM

Dissertações: Portfolio Em Grupo 5º Semestre ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 INFORMAÇÕES COLETADAS E SUA ANÁLISE 4

3 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E PLANOS DE AÇÃO 6

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Com a concorrência em alta e os clientes mais exigentes vamos analisar a empresa Comercial Agro-Pires e conhecer seus objetivos, projetos, planos de marketing entre outros. Com todos os dados em mão vamos elaborar uma pesquisa e descobrir se os clientes estão satisfeitos, porque a preferência por está empresa, entre outras informações. Se for identificado algum problema, vamos elaborar um plano onde podemos resolver esta situação em curto e médio prazo, sendo assim, colocar em prática o que foi desenvolvido durante o semestre.

2 INFORMAÇÕES COLETADAS E SUA ANÁLISE

Comercial Agro-Pires é localizado no Município de Araranguá, na BR 101 km 422. Esta empresa foi fundada pela proprietária Eliane Pires, no ano 1999, tendo como colaboradores os próprios membros da família, a proprietária e seus dois filhos.

Passados quatro anos um dos filhos se formou em agronomia e o outro em administração e aí começou a expansão, a empresa que comercializava produtos de agropecuária se expandiu com a união do agrotóxico e material de construção, com quinze anos de estrada já estão com mais de vinte colaboradores, sendo uma caminhada de sucesso.

Com o passar do tempo a empresa se aperfeiçoou com as tecnologias, montando uma estratégia onde passam a ter todos os dados de seus clientes, assim conseguindo fazer uma análise se é um bom, médio ou mau cliente, todos estes clientes são separados por grupo. Com todos os dados inclusos, fica mais fácil na hora de fechar um negócio, já sabendo qual o tipo de pagamento que pode utilizar dependendo da análise do cliente.

Para manter as vendas em alta, eles praticam a Gestão de Preços, o Comercial Agro-Pires, não possui uma margem específica em seus produtos, seus preços são baseados pela concorrência, tendo um colaborador que faz a pesquisa de mercado trazendo todos os valores de seus concorrentes, assim eles analisam o que tem que reduzir ou se tem como reduzir o valor do determinado produto, e outros que possam ser aumentado seus valores. Alguns de seus produtos têm a margem mínima, mais com a demanda em alta faz a diferença, pois se um cliente que vem no estabelecimento e compra um determinado produto, nunca sai apenas com o que procurava, se os preços forem acessivos ele acaba levando outros produtos.

Sendo uma empresa inovadora, não fica para traz, esta sempre investindo em campanhas, onde possam ser lembrados por todos, fazendo anúncios por rádios, divulgando seus produtos, preços e patrocínios.

Eles também possuem uma frota bem preparada, todos os automóveis bem cuidados e adesivados, para que, onde passem chamem a atenção.

Sempre investindo no bem estar de seus clientes, com uma loja ampla e bem aconchegante, com profissionais treinados para atender seus clientes com eficiência e dedicação. Além de toda essa dedicação e eficiência, eles buscam sempre agregar valores em sua estrutura por isso eles possuem um estacionamento próprio, que comporta mais de cinquenta carros, facilitando o acesso do cliente à loja e também, se o próprio cliente pode levar a mercadoria, facilita o acesso para carregar o carro com as compras realizadas.

Com o sucesso destes quinze anos, não basta ter uma boa administração, tem que possuir uma estratégia e esta estratégia é sair sempre na frente de seus concorrentes. Estão sempre de olho na concorrência para não dar brechas para que seus clientes tenham interesse de visitá-la, e se chegarem a ir possam traçar um comparativo verificando, que ao sair do concorrente, eles saiam cientes que a Comercial Agro-Pires possui produtos da mesma qualidade e melhor preço. “Nosso objetivo é estar na frente sempre, com melhores condições de pagamento entre outros”, diz a proprietária do Comercial.

Além de possuir uma loja bem aconchegante para atender seus clientes, possuem também, um representante comercial que visita seus clientes para verificar se estão satisfeitos com as entregas feitas pelos colaboradores e mercadorias e fazer novas vendas e com as coletas de dados analisam e buscam a melhoria para satisfazer seus clientes.

Com objetivo de satisfazer os clientes para que sempre voltem eles prezam pela Retenção e Fidelização, para isso a empresa adotou um sistema de pesquisa bem simples, eles possui uma caixa de sugestão onde os clientes possam dar sua opinião do que não lhe agrada ou do que poderia melhorar, seja no atendimento ou até mesmo no interesse de um determinado produto que a loja não disponibiliza e é interesse do cliente, o resultado desta pesquisa é analisado pela equipe administrativa que busca o reconhecimento do cliente através das letras comparada pelas as assinaturas do cliente na nota fiscal, com as informações sejam reclamações ou sugestões, é feita uma observação na ficha do cliente para que, ao voltar, não se cometa o mesmo erro novamente com o cliente e assim buscando a satisfação de todos.

3 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E PLANOS DE AÇÃO

Conforme análise, através da entrevista feita à proprietária do Comercial Agro-Pires, conseguimos verificar que a empresa desenvolve bem o Marketing Direto, o de Relacionamento, o de Fidelização ou Retenção, o Pessoal, enfim, ela elabora vários planos estratégicos para que o resultado de Marketing, que é a chave para atingir os objetivos da organização que consiste em, determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos e satisfazê-los mais efetivamente e eficiente do que os concorrentes conforme conceito de Philip Kotler.

Verificamos que, por se tratar de uma empresa familiar, serão necessárias algumas atitudes, pois algumas situações ainda não estão bem definidas e são necessárias algumas mudanças de estratégias ou pelo menos aperfeiçoar as ideias já existentes de forma que se atinja o resultado com mais eficiência, para isso sugerimos alguns Planos de Ação que ajudariam a empresa a atingir esses objetivos.

Para melhor esclarecer onde a empresa deseja chegar, ou melhor, qual a potencialidade que deseja atingir, sugerimos que seja definida, criada, a Missão, os Valores e os Objetivos Gerais da empresa, e a partir daí, afixar esses Objetivos e Missão de forma visível onde todos os colaboradores e clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com