TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual 2º Semestre Adm

Dissertações: Portfólio Individual 2º Semestre Adm. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Em diversas áreas do conhecimento, a matemática é imprescindível como uma ferramenta para compreender os cálculos financeiros, as funções das situações propostas, na solução dos diversos problemas que venham a surgir em uma empresa. No sistema capitalista de mercado, o conhecimento de operações financeiras simples, tais como cálculo de empréstimos, financiamentos, descontos e taxas de juro, é muito importante para que o consumidor e a própria empresa possa exercer plenamente sua cidadania. Sendo assim, a matemática não pode ser considerada uma ciência desligada da realidade. Ao contrário, ela é e deve ser vista como algo presente nas mais variadas situações do dia a dia de uma organização. Além disso, a matemática estimula a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a iniciativa pessoal e o trabalho coletivo, bem como fornece ferramentas que ajudam as empresas a enfrentar desafios, comprovar e justificar resultados e a desenvolver estratégias. Sendo assim, o conhecimento de técnicas simples de cálculo, quando inseridas em seu devido contexto podem ajudar o empresário a melhorar o desempenho da empresa ou, no mínimo, a conhecer melhor a dinâmica das operações bancárias que são a espinha dorsal dos relacionamentos financeiros.

DESENVOLVIMENTO

Através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas: na administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade estatística e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui que através da interpretação de dados podem-se acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis.

Percebe-se então que a matemática é de suma importância dentro de uma organização. Para Silva (p. 2, 2009): a Matemática Financeira é uma ferramenta de profissionais que se utilizando dos seus princípios e conceitos, podem discernir sobre o ambiente econômico em que atuam. Aos que estão ligados a área de negócios, é fator de suma importância saber determinar o custo efetivo das operações bancárias, para poder estabelecer a equivalência de valores e analisar as diversas oportunidades que se apresentam no mercado financeiro.

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. A inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um país ou região durante um período definido de tempo. Ela também representa a queda do poder aquisitivo do nosso dinheiro em relação à elevação dos preços de bens e serviços. Quando a inflação está em um nível muito baixo, ocorre a estabilização dos preços, e assim, o valor dos produtos não aumenta. Podemos verificar a influência desta através da mídia, como por exemplo, no trecho da reportagem do site da Revista Veja: “Os alimentos continuam a pressionar a inflação, como informa reportagem da VEJA Online”, onde o autor informa em letras graúdas e de cores destacadas que a população deve estar atenta a ela.

A taxa de juro (interest rate) é o montante do juro expresso como percentagem do capital, para uma determinada unidade de tempo. Refere-se, normalmente, à taxa remuneratória dos depósitos bancários ou devida por empréstimos. Podemos verificar a influência desta através da mídia, como por exemplo, no trecho da reportagem do site UOL: “Após intensificar o ritmo de alta dos juros na última semana, o Banco Central deve elevar a taxa básica - a Selic - dos atuais 8% ao ano para 9% ou mais nas próximas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), avaliam analistas”. Os interessados nos juros elevados põem a grande mídia e demais veículos de comunicação a repetir, sem cessar, que os juros elevados servem para conter a inflação. Ao elevar os juros para conter a inflação, o governo afasta o velho fantasma do descontrole dos preços, mas sacrifica o crescimento. Isso porque juros mais altos comprometem investimentos de empresas, geração de empregos e tomada de empréstimos para consumo, por exemplo.

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. Podemos verificar a influência desta através da mídia, como por exemplo, no trecho da reportagem do site Jornal do Brasil: "Além desta presença massiva, há também o fato de que as matérias-primas que são negociadas em todo o mundo, como petróleo, milho, soja, arroz, café, por exemplo, tem seus preços determinados em dólar. Ou seja, se há pouca oferta de algum destes produtos, o preço sobe internacionalmente e o supermercado brasileiro, mesmo que não afetado por esta queda na oferta, vai reajustar seus valores também". A taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias-primas têm seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos.

A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. Certamente com uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas. Ela fornece o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.

A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente.

É indispensável condensar adequadamente dados estatísticos para termos uma compreensão maior das informações sobre o fato ou fenômeno estudado. Diante disso, temos algumas formas de resumi-los ainda mais através de medidas estatísticas conhecidas como medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com