TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual 4º Semestre UNOPAR

Pesquisas Acadêmicas: Portfólio Individual 4º Semestre UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRDUÇÃO

Dentro de uma empresa (entidade), o orçamento vem a fornecer estimativas sobre qualquer nível de atividade, sendo ele uma ferramenta de vital importância para que se tenha sucesso em qualquer e toda organização, principalmente as do ramo industriais, possuindo seu inicio nos objetivos em que se deseja ser alcançado pela entidade (empresa), o mesmo vem a passar pelos que sejam os pontos fortes e pelas limitações existentes dentro da organização, buscando alocar sempre de maneira mais eficiente os recursos possíveis para que sejam aproveitadas de maneira racional todas as oportunidades surgidas e identificadas em seu meio ambiente de atuação. Permitindo a mesma dessa forma ter conhecimentos passo a passo de todos os fatos registrados decorridos da gestão da entidade.

Cabendo ao administrador financeiro da mesma que se faça verificações das diferenças entre o que foi orçado e planejado, tendo como intuito a implementação de mudanças que se façam necessárias para o bom funcionamento e que se alcancem os objetivos da entidade, o orçamento vem a requerer uma vasta discussão quanto aos objetivos, isso em todos os níveis de hierarquia da entidade vindo a gerar uma maior integração e comprometimento por parte de seus colaboradores, uma vez que os mesmos venham a se envolver de forma direta com os resultados que foram planejados. A pratica do orçamento é tão antigo quanto os próprios humanos, na era conhecida como pré-história, os homens daquele tempo (homens da caverna), em épocas de forte inverno, já previam a necessidade da quantidade de alimentação necessária para passar aquele período, desenvolvendo dessa forma praticas para orçamentar o que e o quanto seriam necessários.

2. ORÇAMENTO

É um plano administrativo, que vem a abranger todas as etapas (fases) operacionais para determinado período futuro já previamente definido. Vem a ser uma expressão formal dos planos, das politicas, dos objetivos e das metas estabelecidas pela administração, a ser esta desenvolvida por toda entidade (empresa), bem como para uma de suas áreas.

É uma expressão que se pode dizer quantitativa de um plano de ação que foi proposto pela gestão da entidade (empresa) por certo período especificado.

2.1. ORÇAMENTO GERAL

Esse orçamento diz respeito aos planos operacionais e financeiros, definidos pela administração para determinado período especifico, em geral esse período é de 12 meses (um ano), sendo este composto por um conjunto de demonstrações financeiras já orçadas, também vindas a expressar o impacto quanto das decisões financeiras e operacionais, vindo a lidar diretamente com o uso de recursos escassos, já as decisões financeiras avaliam e lidam em como obter fundos necessários para obtenção de tais recursos.

2.2. ORÇAMENTO OPERACIONAL

É o tipo de orçamento utilizado para varias funções de negócios dentro da cadeia de valores, de pesquisa e desenvolvimento para atendimento aos clientes. Sendo este ainda realizado dentro de uma filosofia orçamentária baseada em atividades (A B C), que se dedicam ao processo de planejamento operacional.

Tal filosofia vem a atuar como orçamento maleável, possuindo grande facilidade de integrar o sistema de gestão empresarial, conseguindo assim obter dados das possíveis causas das variações orçamentarias com alguns detalhes, podendo-se citar entre eles os seguintes: nível de conta; tratamento de preços; classificações dos custos; despesas de centro; custo de atividades; custo de produtos; premissas de contas; previsões orçamentarias; aprovação de orçamento entre outros.

2.3. ORÇAMENTO FLEXIVEL

É um tipo de orçamento desenvolvido a fim de fornecer estimativas sobre qual se deve ser o custo em qualquer que seja o nível de atividade, permitindo o mesmo que seja feita uma analise mais detalhada (COMPLETA) quanto as possíveis variações que possam ocorrer. Tal orçamento surgiu a partir da necessidade de solucionar problemas do orçamento estatístico. Ao invés do uso de um único número já determinado em relação ao volume do que será produzida ou vendida, a entidade (empresa) vem a admitir através deste uma faixa de nível em suas atividades, na qual se situarão os volumes relacionados às vendas e produção, sendo sua base de elaboração a separação perfeita entre o que são custos fixos e custos variáveis.

3. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO

O sucesso de um planejamento orçamentário está baseado na flexibilidade e na capacidade para resposta as possíveis mudanças, na forma com que vem a lidar com os valores tangíveis e intangíveis, no respeito às pessoas, na tradução perfeita da estratégia da empresa e na capacidade de democratizar as informações da empresa convertendo-se numa ferramenta de negócios (ágil e dinâmica) que ajudará a empresa a se comunicar, organizar e controlar todo o ambiente em sua volta, aliando o pensamento estratégico da empresa através das pessoas. Permitindo a entidade (empresa), impulsionar o planejamento e a implementação estratégicas de planos; proporciona uma estrutura para avaliação do desempenho; motiva gestores, administradores e funcionários; promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da entidade (empresa).

4. QUESTÃO TRIBUTARIA PARA O ORÇAMENTO

Dentro de uma organização, a tributação brasileira para as mesmas são muito elevados o nível sobre as empresas no Brasil é muito alto, chegando-se ao ponto de inviabilidade do negocio, para tanto se faz necessário aos gestores que queiram diminuir ou até mesmo adequar os encargos tributários da entidade poderá o mesmo faze-lo de forma legal e licita sem causar qualquer tipo de risco à empresa, mas se o mesmo optar em sonegar tais tributos correra um grande risco de ser atuado em crime de sonegação fiscal, respondendo dessa forma judicialmente por seus atos. Para diminuir seus encargos tributários poderá fazê-lo através de um de um conjunto Legais de sistemas, no qual os mesmos visam a diminuir o valor a ser pago em tributação, com um planejamento dentro do orçado para tributação. Em um planejamento Tributário, o contribuinte terá o direito para estruturação de seu negócio da melhor maneira, procurando a mesma diminuir os impostos. A forma adotada deverá ser jurídica e licita tendo a fazenda pública que respeita-la. Não adiantando de nada ter um planejamento fiscal de forma eficaz, se os profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com