TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 5° Semestre Individual

Casos: Portifolio 5° Semestre Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Pesquisa de Mercado 4

Marketing 5

Negociação 7

Conclusão 9

Referencias 10

PESQUISA DE MERCADO

1. Após os conceitos que aprendeu em aula e na webaula sobre pesquisa de mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema nesse trecho do texto?

- A Microsoft perdeu muito do seu prestígio nos últimos anos com o surgimento de novos softwares e aparelhos móveis criados por empresas com a Apple e Google, os quais dizimaram a venda de PC’s.

Diante da queda na venda de seus produtos e do risco oferecido pelas concorrentes a Microsoft deve estudar o público alvo e suas necessidades. Esse processo de transição para um mundo cada vez mais informatizado exige estratégia e empreendedorismo, tendo em vista uma boa aceitação do mercado. É necessário entender as preferências do consumidor e ter uma visão de sobrevivência e liderança, planejar o futuro da empresa, idealizar e melhorar cada vez mais seu relacionamento com o cliente.

A Microsoft aposta em Nadella, especialista em computação em nuvem que assumiu o comando da empresa este ano, para recuperar a relevância perdida com a ascensão de gigantes como Apple e Google.

2. Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

- Faltou planejamento, inovação, estudo de mercado, publicidade, não buscou melhorias de seus produtos, ficou completamente obsoleta em um mundo tão dinâmico. A Microsoft, por ser considerada uma das melhores empresas de software, não pensou que pudesse perder serviços para outras empresas. Tendo em vista a demanda por tecnologias cada vez mais rápidas, portáteis e multifuncionais, as concorrentes dispararam, ganhando mercado. Em contrapartida a Microsoft estagnou e não buscou entender as necessidades do mercado.

“Não olhe para o ciclo de vida do produto: olhe para o ciclo de vida do mercado.” – (Philip Kotler).

MARKETING

1. Veja esta parte do texto: Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o aceso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional android.” Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

-Segundo Kotler, uma empresa deve levar em consideração o monitoramento de três variáveis básicas ao efetuar uma análise de seus concorrentes: a participação de seus concorrentes no seu mercado-alvo; O “share of mind”, ou seja, quantas menções foram feitas relacionadas ao nome do concorrente, e participação de preferência, que se refere à menção da empresa como preferencial para a compra de um produto ou serviço.

Afirma, ainda, que as empresas devem seguir um marketing segmentado. Para ele, se antes era o marketing de massa o mais comum para atingir o maior número de pessoal, agora a tendência é justamente o micromarketing ou marketing de precisão. Ou seja, é preciso conhecer de perto os seus consumidores. Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços que se aproximam mais das necessidades dos clientes. Esse pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas que possuem muitos concorrentes diretos em seu mercado de atuação.

“As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram” (Philip Kotler).

2. Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

- A palavra produto, significa mais do que bem, serviço ou ideia. O produto é algo que pode ser oferecido ao mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade, ou seja, seu valor está na capacidade que ele tem de ajudar a satisfazer as necessidades do usuário. “Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos”. (Philip Kotler).

3. “Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro.” “As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos”, disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO.” Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

-As ferramentas do mix de comunicação são: Propaganda, relações públicas, venda pessoal, marketing direto, promoção de vendas e merchandising, e eventos.

-Propaganda: comunicação de massa, com o objetivo de fornecer informações, apresenta uma promoção de idéias, mercadorias ou serviços. Pode ser mídia eletrônica, impressa, externa e alternativa.

-Relações públicas: avalia as atitudes públicas, planeja e executa um programa de ação para a aceitação do público.

-Venda pessoal: Interação pessoal, relação entre vendedor e consumidor.

-Marketing direto: Atinge o consumidor de forma direta e interativa, de forma inovadora, ex: mala direta, catálogo, telemarketing, e-mail marketing.

-Promoção de vendas e merchandising: são incentivos para promover a compra e a venda de um produto. Possuem objetivo específico e tempo determinado, envolvem diferentes públicos.

-Eventos: é uma forma de comunicação e complemento de marketing, uma maneira interativa de apresentar a insituição, seus produtos e serviços. Ocorre uma divulgação para seus públicos de interesse. Ex.: conferência, palestras, seminário.

NEGOCIAÇÃO

1. O mercado já esperava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com