TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 4° Semestre Individual Unopar

Dissertações: Trabalho 4° Semestre Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  3.614 Palavras (15 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO 3

2 GESTÃO EMPRESARIAL........................................................................................4

2.1 Conceito de Orçamento.........................................................................................4

2.2 Orçamento Geral 4

2.3 Orçamento Flexivel................................................................................................5

2.4 Pontos Positivos do Orçamento para Gestão........................................................6

2.5 As Questões Tributárias para o orçamento............................................................6

2.6 Isenção e Imunidade Tributaria..............................................................................7

2.7.Balanço Patrimonial................................................................................................7

2.8 Demonstração do Resultado do Exercício.............................................................8

2.9 Demonstração dos Fluxos de Caixa.......................................................................9

2.10Comparação do Orçado com o realizado com a utilização dos métodos Quantitativos...............................................................................................................10

3 Considerações finais. ..........................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Este Trabalho tem como objetivo esclarecer o tema sobre GESTÃO E ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS.

O foco desta matéria será estudar as empresas por uma perspectiva administrativa, por um enfoque de gestão empresarial. Iremos estudar nesta disciplina, ás áreas de decisão do gestor ou administrador financeiro, entenderá a necessidade de capital através do calculo do capital circulante liquido e da necessidade de capital de giro, como elaborar um orçamento empresarial, quais as áreas envolvidas, quais os tipos de orçamento.

2 – GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL.

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO.

Um Orçamento é o calculo que é realizado com antecipação tanto das despesas como das receitas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar. De alguma maneira, poderia ser comparado ao orçamento como um plano de termos econômicos que tem a missão de cumprir com metas manifestadas em valores e em termos financeiros, de acordo com concretas condições estipuladas. Graças a este instrumento as empresas, as instituições públicas, ou as pessoas, entre outras, desenvolverão seus planos, suas atividades, disponibilizarão suas prioridades e a avaliarão os objetivos para atingir dentro de um ano.

Deve-se notar que muitas vezes neste caminho pode acontecer o que conhecemos como déficit, quando as despesas superam as receitas, ou o inverso, alcançar um superávit, que é quando as receitas são maiores que os gastos. A pedido do comércio, a palavra orçamento designa aquele documento escrito na qual se explicam os custos que acarretará uma reforma ou serviço a ser realizado. Uma vez que o mesmo é entregue ao cliente e este entra em conhecimento do custo estipulado, a empresa ou o profissional deverá respeitá-lo rigorosamente.

Por outro lado, a palavra orçamento também designa àquela quantidade de dinheiro com a qual se conta para determinada atividade ou operação comercial.

2.2 ORÇAMENTO GERAL

O Orçamento Geral do Estado é uma previsão das receitas e despesas anuais do estado. Engloba o montante e a discriminação das despesas a efetuar, bem como a forma de as cobrir. Inclui ainda a autorização concedida à Administração Financeira para cobrar receitas e realizar despesas. Qualquer Orçamento de Estado cumpre três conjuntos de funções:

Econômicas: de racionalidade, já que permite uma melhor gestão dos dinheiros públicos, e de eficácia, pois permite ao Governo conhecer a política econômica global do Estado.

Políticas: garante os direitos fundamentais dos cidadãos, ao impedir que sejam tributados sem autorização dos seus legítimos representantes, e o equilíbrio de poderes, já que, através do mecanismo de autorização política, a Assembleia da República pode controlar o Governo.

Jurídicas: através de normas que permitem concretizar as funções de garantia que o orçamento pretende prosseguir.

Existem cinco regras orçamentárias clássicas, embora nem todas sejam atualmente seguidas com frequência:

Regra da Anualidade: qualquer orçamento tem um ano de vigência e, como tal, uma execução orçamental anual.

Regra da Plenitude: um só orçamento e tudo no orçamento. Em cada ano, o Estado deve elaborar apenas um Orçamento (unidade), no qual todas as despesas devem estar inscritas.

Regra da Discriminação Orçamental: que comporta três regras relativas à forma de inscrição orçamental das receitas e despesas: a especificação ( deve ser especificada cada receita a cada despesa), a não - compensação ( os montantes devem constar no Orçamento de uma forma bruta), e a não – consignação (todas as receitas devem servir para cobrir todas as despesas, não se podendo afetar quaisquer receitas à cobertura de determinadas despesas).

Regra da Publicidade: o OGE tem que ter publicação oficial.

Regra do Equilíbrio Orçamental: o OGE deve ser elaborado de forma a que as receitas previstas cubram na realidade as despesas previstas.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações. Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático, em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com