TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 3 Semestre Individual

Artigos Científicos: Portifolio 3 Semestre Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO 3

2 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRIBUIR PARA SUA MELHOR GESTÃO? 4

3 PESQUISEM OS CONCEITOS RELACIONADOS AOS TEMAS: GECON, ABC E RKW.............................. 5

4 FAÇAM UMA CONCLUSÃO CONTEMPLANDO OS PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS À COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS NO MERCADO ATUAL FAZENDO CONEXÃO COM A ANÁLISE DE CUSTOS, OU SEJA PROCUREM DEFENDER NESSA CONCLUSÃO O FATO DE QUE A ANÁLISE DE CUSTOS PODE REPRESENTAR UM FATOR PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS. 6

5 QUAL O CONCEITO E A IMPORTÂNCIA E OS OBJETIVOS DOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS À

CONTABILIDADE PARA ADMINISTRARMOS UMA ORGANIZAÇÃO? 7

6 QUAL O CONCEITO E A IMPORTÂNCIA E OS OBJETIVOS DOS CONHECIMENTOS RELACIONADOS À

MATEMÁTICA FINANCEIRA E COMERCIAL PARA ADMINISTRARMOS UMA ORGANIZAÇÃO? 8

7 CONCLUSÃO 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que as empresas estão inseridas, faz-se necessário que os gestores tenham à sua disposição informações relevantes e tempestivas, pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para aperfeiçoar o desempenho empresarial. Estas informações são fornecidas pela Contabilidade de Custos, que apresenta relatórios que auxiliam na gestão de custos, com ênfase na elaboração e definição de estratégias competitivas que sirvam ao controle e à tomada de decisões.

2 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRIBUIR PARA SUA MELHOR GESTÃO?

De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.

A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.

Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe

3 PESQUISEM OS CONCEITOS RELACIONADOS AOS TEMAS: GECON, ABC E RKW.

O sistema GECON é um modelo gerencial de administração por resultados econômicos, que incorpora um conjunto de conceitos integrados dentro de um enfoque holístico e sistêmico objetivando a eficácia empresarial e compreende basicamente os seguintes elementos integrados: um modelo de gestão

empresarial, um sistema de gestão empresarial, um modelo de decisão,

mensuração e informação do resultado econômico, apoiados por um sistema de

informações para avaliação econômico-financeira.

Desta forma, o conceitos de gestão econômica são distribuídos e incorporados culturalmente para decisão e ação, em todas as áreas de responsabilidade da empresa, dentro de uma visão de parceria, coparticipação, corresponsabilidade e “accountability”, caracterizando portanto uma “Controladoria Virtual”, com atuação à distância dentro de um conjunto único e integrado de conhecimentos.

O método, ou sistema ABC (Activity-Based Costing) é uma técnica ou método contabilístico, desenvolvido por Robert Kaplan e Cooper em Harvard em meados da década de 80 sendo aplicado na contabilidade analítica com o objetivo de garantir uma correta imputação de todos os custos, incluindo os custos indiretos às atividades que estão na sua origem. A utilização do método ABC permite às organizações determinarem os custos associados a cada atividade, segmento, área ou produto (ou seja, a cada centro de custos) e, desta forma, avaliar a rentabilidade ou contribuição de cada centro de custos para a rentabilidade da empresa como um todo.

Os custos são analisados, associando-se as atividades aos produtos ou serviços com base na procura por tais atividades pelo produto ou serviço durante o processo de produção. De facto, o método ABC demonstra a relação entre Recursos consumidos (o que foi gasto: água, energia, salários, matérias-primas, etc.), Atividades executadas (onde foi gasto: produção, informática, vendas, serviços pós-venda, etc.) e Objetos de Custo ou Outputs (para que foi gasto: produto A, Produto B, Atividade C, etc.).

A RKW é um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta. Este método de custeio foi utilizado antes da determinação da Legislação fiscal, e sua principal vantagem era de que qualquer aumento de um item (custo ou despesa),seria possível calcular o seu efeito no preço final do produto. No sistema RKW além dos custos são apropriadas as despesas aos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, e as despesas de vendas, administrativas, financeiras etc. Com isto a empresa chega ao total gasto na produção e venda dos produtos, considerando os gastos antes, durante e depois da produção. Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/departamentos de produção e em seguida alocados nos produtos. Como ferramenta de gerenciamento de custo, este custeio servirá para como base para fixar o preço de venda do produto, uma vez que, calculados os custos e as despesas, basta adicionar a margem de lucro que a empresa espera alcançar.

4 FAÇAM UMA CONCLUSÃO CONTEMPLANDO OS PRINCIPAIS ASPECTOS RELACIONADOS À COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS NO MERCADO ATUAL FAZENDO CONEXÃO COM A ANÁLISE DE CUSTOS, OU SEJA PROCUREM DEFENDER NESSA CONCLUSÃO O FATO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com