TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento Estratégico de uma empresa, por quê?

Por:   •  25/2/2016  •  Dissertação  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Posicionamento Estratégico de uma empresa, por quê?

posicionamento estratégico deve estar presente nas empresas para que elas atuem em seu setor a fim de tornarem-se líderes

Quando penso no Posicionamento Estratégico de uma empresa, nada é tão vívido em minhas lembranças quanto a voz dos mestres de administração e marketing, que exclamavam: “ninguém consegue fazer de tudo! Lembrem-se do caso do pato: ele nada, voa e anda, mas não consegue executar as três tarefas com excelência. É preciso um caminho, uma posição estratégica!”. No caso das startups, essas novas instituições que vivem sob extremas incertezas, conforme Eric Ries, isso é ainda mais importante.

O crescimento do Brasil em termos de inovação e tecnologia está bem claro e promete render ainda mais nos próximos anos, conforme o mercado assimila a importância desses novos modelos de negócios. Porém, elas ainda podem perder quando um posicionamento estratégico não está bem calcado.

Philip Kotler afirma que o desenvolvimento de um posicionamento estratégico deve ocorrer em algumas etapas, considerando a avaliação da posição atual do negócio, a identificação da posição a ser atingida, o planejamento de tal estratégia e, em seguida, sua efetivação.

Nesse contexto, nós elaboramos algumas dicas básicas para que você revise, repense e (re) imagine o ambiente em que o seu negócio deve competir.

SEJA ACESSÍVEL

Antes mesmo de falarmos em estratégia, é preciso entender que deve haver um motivo para a existência do seu negócio. Saiba dizer às pessoas qual é o ramo de atuação da sua empresa e como você pode resolver os problemas delas; em contrapartida, elas devem reconhecer valor, ainda que a solução oferecida não seja tão simples de ser apreendida.

Esse ponto é inicial.

SEGMENTE O SEU MERCADO

Estabelecer mercados de atuação deve ocorrer através da segmentação, voltando-se para determinado setor, ao invés de outros. Trade-off, essa é a palavra.

E por que segmentar é tão importante?

Os motivos são vários, porém, em suma, a segmentação permite atender o mercado e seu target da forma mais assertiva. Porter, por sua vez, enxerga na estratégia a definição para que uma empresa seja competitiva em seu segmento de atuação, delimitando a dinâmica do próprio empreendimento. Ou seja, só assim o desenvolvimento de produtos e serviços pode ser direcionado para seus consumidores.

Compreende agora o exemplo do Pato dado pelos professores?

DIFERENCIAÇÃO É IMPORTANTE

Dentre os muitos conceitos e abordagens do marketing, a diferenciação pode ser um caminho. Através dessa estratégia, produtos e/ou serviços devem ser únicos, voltados para a inovação e o uso de tecnologias exclusivas.

A fidelização, neste caso, está amplamente ligada à diferenciação oferecida, além de fatores, como:

Design;

Flexibilidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com