TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pqi rico e pai pobre

Por:   •  16/6/2015  •  Resenha  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

Livro Pai Rico Pai Pobre

Autor: Robert Kiyosaki

Resumo:
Resumo do Livro Pai Rico, Pai Pobre, conta a história de Robert Kiyosaki e seu amigo Mike. Robert era filho de um professor universitário, que tem o privilégio de ter a orientação de dois pais, um rico e outro pobre. O pai rico que chamamos é pai de seu amigo Mike, e o pai pobre são o pai biológico de Robert, um homem muito instruído e inteligente. Ambos os homens influentes e bem sucedidos em suas carreiras, embora um sempre com dificuldades financeiras. Os dois acreditam na educação, mas com visões diferentes. Sintetizam a forma de como administrar as finanças, vistas de anglos opostos. Dentro destes os pontos de vista do próprio pai, conhecido como pai pobre, dizia que: “O estudo e o trabalho é a forma que existe de conseguir um bom emprego e consequentemente ganhar dinheiro.”, A outra ponto é a do pai rico. Que na verdade era o pai de seu amigo Mike, apresenta que: “Deveriam estudar para adquirir uma empresa torna-se um grande empresário.”.

Robert teve a sorte de poder acompanhar a evolução – ou não – dos dois desde muito cedo e por muito tempo: dos 9 aos 39 anos. Com isso ele pode avaliar a utilidade/veracidade dos conselhos e fazer as melhores escolhas.

No contexto geral a obra apresenta conceitos de como administrarmos corretamente a financeiramente o dinheiro, seja seu ou alheio, apresentando conceitos que conduzem a uma gestão financeira saudável por muito tempo, de como investirmos corretamente, dando-nos uma disciplina rígida.

Como medimos isto?...À medida que os nossos ativos tornam-se maior do que os nossos passivos, automaticamente os retornos financeiros aumentam cada vez mais.

Os capítulos apresentados percebem se que o que se aprende na escola, não se aprende como administrar o nosso dinheiro, não se reflete na frase de que “Estude para ter um bom emprego e assim um ter um bom salário”. Não é verdade isto, podemos fazer com que o nosso dinheiro trabalhe por nós, entendo a importância de investirmos em ativos, como consequência o retorno sempre será maior que os nossos investimentos, Isto não que dizer que não corremos riscos nos investimentos, Mas só saberemos dos tais riscos a medida em tenhamos atitude de agir, sendo ponto fundamental, para melhorar nossa situação financeira. O livro nos trás a forma com que o dinheiro funciona, dando-nos a melhor forma de obtê-lo, sem esforços indesejáveis, mas trazendo formas de estudar e aprender e como mantermos com dinheiro.

Através das opiniões opostas, Robert teve a oportunidade de optando seguir os conselhos do pai rico. Robert e seu amigo Mike estudavam em uma escola pública onde as crianças dessa escola eram filhos de pessoas ricas. Robert cobrava constantemente seu pai, como ele poderia ficar rico, seu pai não soube lhe explicar. Foi quando Robert juntou a seu amigo Mike, para que juntos fossem sócios e assim ficarem ricos, não sendo bem sucedidos no primeiro negócio. Sendo reconhecido o esforço pelo pai de Robert. Mas a persistência deles era grande, com isto foi aconselhar-se com pai de Mike "Pai rico".

Objetivamente, apesar das inconformidades dos meninos, o pai rico, demonstra que não importa o quanto se ganha, mas sim o quanto se guarda. Para construir uma fortuna, para que no futuro alimentamos os nossos objetivos. Que sonhos se constrói com bases solida. Construir sem planejamento , assim como muitas pessoas o fazem, não vai durar por muito tempo. Muitos se preocupam em ter e não em saber. Em sua definição sobre o ativo, enfatiza que o ativo coloca o dinheiro no seu bolso, enquanto o Passivo tira o dinheiro do bolso.  O que falta na educação não é saber como ganhar dinheiro, mas como gastá-lo, o que fazer com ele depois de tê-lo ganho. Os ricos compram ativos, os pobres só tem despesas e a classe média compra passiva, pensando que são ativos. Uma das dicas dadas com relação à aquisição de ativos. É que se comprem ativos que goste, pois o que você gosta você cuida.

Um fato importante, quando o autor menciona que nos Estados Unidos, os impostos que haviam sidos criados para uma maior incidência sobre os mais ricos, mas com o decorrer do tempo começaram a incidir sobre a classe média e daí para baixo, penalizando assim quem os aprovou mediante votação.

Todas as pessoas possuem condições de se tornarem grandes empreendedoras, mas isto não ocorre, sabe por quê?  Simplesmente pela falta de confiança do individuo em si mesmo, pela a falta de habilidades que não são aplicadas em centros de estudos, como garra, ousadia, audácia esperteza e tenacidade, entre outros. É preciso desenvolver capacidades de avaliação e de assumir os riscos, administrando as oportunidades que aparecem todos os dias, pois isto é uma tendência natural, buscar segurança, que muitas vezes não são as melhores, que nos façam ser bem sucedidos, mas faz com que estejamos ativos as oportunidades. Muitos dos empreendedores são verdadeiros visionários por verem oportunidades, onde muitos não veem, assumindo riscos com base nos seus conhecimentos financeiros, jurídicos e contábeis. Caso não sejam bem sucedidos, tem o pleno conhecimento, que faz parte do “risco.”.

Robert diz que um profissional deve se preocupar em apreender, em ampliar seus conhecimentos, independente do ramo de negócios, é necessário o desenvolvimento de habilidades e conhecimento gerais que nos servirão para administrar o nosso negócio. Quanto melhor você se comunicar, negociar a administrar mais sucesso terá.

O autor nos dá 10 dicas importantes, para seguirmos no nosso dia-a-dia, são elas:

1° Encontrar razão maior que a realidade, tenha um objetivo, algo motivador, escolha o que você quer! Pessoas arrogantes e críticas são muitas vezes, pessoas com baixa autoestima, que têm medo de assumir riscos.

2° O poder da escolha, você escolhe as opções que colocam você mais próximo de seus objetivos.

3° Escolha seus amigos, não somente por sua situação financeira, mas sim, pelo que essa pessoa possa lhe transmitir de ensinamentos e conhecimentos, bons ou ruins, bons para que você possa fazer o mesmo e ruins para que você nunca faça.

4° Domine uma fórmula de fazer algo cada vez melhor e mais rápido, isto serve também para ganhar dinheiro.

5° Autodisciplina, ou seja, pague primeiro a si mesmo, mesmo sem dinheiro, pague a si mesmo primeiro, porque a partir daí você usará a cobrança de seus credores como motivação e determinação para conseguir o quer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com