TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praça de kotler

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 3

Praça

O “P” de Praça tem a responsabilidade de garantir a disponibilização dos produtos e serviços aos clientes/consumidores. A “Praça” é responsável por garantir a existência de um vinculo entre os revendedores, fornecedores e clientes integrados na relação logística da organização.

Ter um produto ou serviço inovador no mercado e preços competitivos com relação aos concorrentes não é garantia de sucesso, é imprescindível que o produto ou serviço tenha um canal eficiente para atingir o consumidor final.

A praça estuda os melhores locais para a comercialização, os métodos mais eficientes de distribuição, tanto como todo trabalho que a empresa tem de garantir um bom relacionamento com todos os canais ou agentes envolvidos no processo de distribuição e comercialização do produto ou serviço.

Segundo Kotler, Canais de distribuição são canais de marketing e constituem conjuntos de organizações interdependentes, envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para uso ou consumo. Ou seja, são todos os processos, pessoas e estratégias envolvidas no procedimento de distribuição desde a localização das lojas varejistas, deposito de estoque, passando pelos meios de envio do produto, seja transporte aéreo, rodoviário, ferroviário, dentre outros, até os modos de relacionamento com o cliente/consumidor.

Um dos pontos que os Canais de Distribuição abordam são os Intermediários, presentes nos canais indiretos de distribuição, nada mais são do que pessoas ou organizações responsáveis pela negociação e a disseminação da mercadoria, e em certos casos responsável até pelo atendimento direto com o cliente/consumidor.

Exemplos de Intermediários: Atacadistas, Varejistas, Agentes, Internet.

  • Atacadistas: Aproveitado para atingir uma grande quantidade de consumidores.
  • Varejistas: Tem um relacionamento mais próximo do cliente/consumidor. Em contra partida o as lojas de varejo costumam disponibilizar em suas dependências produtos de outras marcas.
  • Agentes: Utilizado para realizar e facilitar a interlocução entre o fornecedor e o cliente, onde o cliente não necessariamente é o consumidor final.
  • Internet: É um intermediário com uma alta capacidade de divulgação e o custo benefício do mesmo é enorme devido aos baixos custos manutenção e gerenciamento.

Outro ponto que deve ser levado em consideração são as estratégias de distribuição que asseguram que o produto ou serviço que esta sendo disponibilizado da forma mais adequada pelo menor custo possível. Os tipos de estratégia são:

  • Distribuição Exclusiva: Utilizada quando necessário aperfeiçoar as habilidades de vendas e a lealdade do distribuidor limitando o numero de intermediários dando maior controle nas transações sobre suas atividades.
  • Distribuição Seletiva: Usada geralmente quando se faz necessário a valorização da marca fazendo uso de um determinado intermediário que tem interesse em comercializar um produto ou uma marca especifica passando maior credibilidade.
  • Distribuição Intensiva: Adequada quando um produto ou serviço necessita que de uma maior disponibilidade no mercado  devido geralmente a maior competitividade dos produtos ou fornecedores, uma das desvantagens dessa estratégia é o valor que tende a diminuir devida a competitividade.

Com base nas informações apresentadas, foi definido que a melhor opção para a distribuição do leitor biométrico é através de uma distribuição exclusiva onde é necessário uma capacidade de venda mais apurada para um nicho especifico de consumidores, comércios que recebem seus pagamento através de cartões de credito e debito.

 

        Foi definido que será utilizado um canal indireto de distribuição, ou seja, haverá utilização de intermediários sendo eles: Internet e uma distribuidora. Foi escolhido abrigar uma loja virtual, pois não há a necessidade de uma loja devido ao tipo de clientela, porém é necessário um portal para apresentar os produtos aos interessados, realizar as compras do leitor e manter um relacionamento mais rápido e fácil com os clientes após a compra. A distribuidora terá a função realizar as entregas para os clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com