TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presença Da Redbull Na UFSC

Artigos Científicos: Presença Da Redbull Na UFSC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

O aumento do consumo de energético pela sociedade e os altos investimentos em marketing realizados pela marca Redbull, fizeram com que a exploração do assunto fosse realizada dentro do ambiente acadêmico, com os estudantes de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. A empresa objeto de estudo afirma destinar 35% de seu faturamento anual a suas ações de marketing e publicidade, visando ao alcance de um market share cada vez maior, fidelizando e conquistando novos públicos.

A partir da análise de dados secundários disponíveis em ambiente virtual, verificou-se que a marca não enfrenta ameaças concretas da concerrência do setor, porém, embora a participação de mercado da Redbull apresente uma taxa crescente, observou-se que tal crescimento é cada vez mais contido devido à condições de mercado como preço e promoção principalmente.

Neste sentido, em um primeiro momento buscou-se verificar a frequência do consumo pelo energético por parte do publico da pesquisa. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes não consome energéticos mais do que duas vezes ao mês e quando o consomem o fazem principalmente em festas, seguido de momentos de estudo, o que caracteriza principalmente o público jovem e estudante.

Após verificar que a grande maioria do público identificado pela Redbull como um público potencial de expansão, como apontam dados secundários disponíveis no site da marca, visando à análise da preferência de consumo dos estudantes do curso de Administração presencial da Universidade Federal de Santa Catarina pelas marcas de energéticos disponíveis no mercado, verificou-se que a grande maioria – 66 entre 95 entrevistados – afirmam preferirem a marca de energéticos Redbull, evidenciando uma preferência muito significativa na amostra pesquisada.

Jones (2005) afirma que a marca de um produto é o meio pelo qual uma determinada organização diferencia-se de seus concorrentes e, uma vez que seja bem explorada, pode garantir lucro e posição no mercado por um tempo significante. Percebendo o grande destaque da marca em relação aos demais concorrentes, buscou-se compreender os principais fatores capazes de influenciar o consumo de energéticos da Redbull. A partir dos fatores analisados como possíveis influenciadores do consumo de energéticos Redbull, observou-se como principais fatores a qualidade e o sabor da marca, seguido da relação custo benefício. O fator menos influente ao consumo dos energéticos supracitados foi a posição da marca em relação à concorrência. Os resultados obtidos demonstram que a marca é sim muito valorizada em relação às demais, porém sua qualidade percebida se deve principalmente ao produto em si, envolvendo o sabor e a qualidade de o produto fornecer os resultados esperados aos consumidores, como efeitos proporcionados pela cafeína por exemplo. Percebe-se, desta forma, que entre o público pesquisado, a superioridade e liderança da marca e a sua participação no mercado são fatores secundários no momento da compra, no qual o consumidor preza pelos atributos do produto.

Visando identificar ainda os fatores que influenciam de forma contrária o consumo dos energéticos da marca, a grande maioria dos entrevistados atribuiu ao preço o consumo reduzido. Os resultados da análise socioeconômica dos entrevistados confirma que aqueles que mais consomem os energéticos da marca, são aqueles de classe A e B, no entanto, é curiosa observar que a maioria dos entrevistados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com