TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de marketing da RedBull

Por:   •  30/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.148 Palavras (17 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 17
  1. INDRODUÇÃO

O setor nacional de energéticos cresce ano a ano com a chegada de novos consumidores, em especial vindos da classe C, que até pouco tempo não tinha acesso ao produto por ser de alto valor agregado. Em se tratando de valores, o mercado de bebidas energéticas no Brasil há muito deixou a adolescência, ele é, hoje, assunto de gente grande. Jovens que saem à noite para se divertir podem ser ainda seu grande público consumidor, mas isso está mudando, sob o impulso de políticas das próprias empresas.[1]

A partir da chegada da empresa Red Bull em 1999 o mercado de bebidas energéticas no Brasil vem atingindo um crescimento considerável, devido as estratégias de Marketing realizada pela marca o consumo de energético vem ganhando espaço no seguimento de bebidas não alcoólicas. Hábito de consumo que até então só se conhecia na cultura de outros países.

Nos últimos anos a indústria de energéticos no país obteve um crescimento acima do esperado. Com isso vem encorajando novas empresas a investir nesse mercado, incluindo grandes empresas vindas de outros segmentos que andam de olho nas bebidas energéticas.

Através de estudos a serem desenvolvidos ao longo dessa pesquisa, será esclarecido como a empresa Red Bull se mantém líder no segmento de energéticos. E se realmente o investimento em patrocínios e o marketing esportivo de relacionamento com o público alvo são a chave para esse sucesso.

 De acordo com os autores consultados nessa pesquisa como: Kotler, Salvador (1980) apud Ribeiro (2008), Gil (2007), Afif (2000) entre outros vamos poder confirmar as possíveis hipóteses que são levantadas.

  1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Os energéticos sempre foram associados a rapazes e moças de pouca idade, no entanto, daqui para a frente as empresas que os fabricam irão atrás de consumidores de outras faixas etárias. Remetem à ideia de baladas e festas, mas, de agora em diante, a ordem para muitos é ligá-los a esportes e às exigências de ânimo e vigor para o trabalho. Algumas coisas, é verdade, não vão mudar no mercado brasileiro de energéticos: em torno dessas bebidas, gravitam investimentos maciços, vendas formidáveis e patrocínios a artistas e esportistas. Tudo isso permanece. O restante, não. Sem abandonar os consumidores antigos, as empresas estão atrás de novos clientes.[2]

Em 167 países pelo mundo e a mais de 27 anos no mercado global a empresa Austríaca Red Bull retém praticamente 50% do mercado de energéticos no Brasil. Mesmo sendo a número 1 no ranking com todo esse volume não deixa de fazer sua parte quando se trata de meio ambiente, hoje em seu processo de distribuição são usadas latas de alumínio 100% recicladas sem perda na qualidade. Ou seja, é uma empresa que está em constante movimento e preparada para o futuro[3].

De acordo com pesquisas e estudos feitos pela Red Bull, o consumo de energéticos no Brasil teve um aumento acima do esperado, sendo 19% até 2010 e alcançando o número de 32% no ano de 2014, despertando o interesse de muitos empresários a investir nesse novo ramo de bebida não alcoólica. [4]

Atualmente no mercado brasileiro de energéticos encontra-se uma grande variedade de concorrentes. Flying Horse é uma marca alemã e foi o primeiro energético a chegar ao Brasil, em 1996. Mais tarde a gigante Coca-Cola reposicionou o energético Burn no mercado nacional modificando sua fórmula e introduzindo no país em 2001. Já a marca da Brasil Kirin chamada Ecco surgiu em 2007, em Florianópolis. Um dos energéticos que mais vêm ganhando mercado pertence ao grupo Petrópolis, lançando em 2009 o TNT Energy Drink. E ainda fazendo parte dos principais concorrentes, o mais recente estreou em 2011 e foi uma aposta do grupo Ambev com o Fusion Energy Drink. Mais ainda sim a Red Bull é o primeiro nome que vem à mente quando se fala do produto.[5]

Tendo em vista esse senário o estudo visa investigar a seguinte questão: Quais são as estratégias de marketing utilizadas pela empresa Red Bull para se manter líder no mercado de energéticos do Brasil?

  1.  HIPÓTESES

Através do crescimento do mercado de energéticos no Brasil, a Red bull cria   estratégia de marketing diferentes de alguns de seus concorrentes para se manter líder no segmento, busca agregar valor á marca através da sua forte ligação com o mundo dos esportes, além de patrocínios maciços em atletas de todas as modalidades. Expandiu também seu portfólio para se diferenciar no mercado, com a linha de energéticos saborisados, inclui versões como Red (cranberry), Blue (blueberry) e Silver (lime) disponíveis em embalagem de 250ml.

O possível resultado seria devido ao link direto que a marca Red Bull faz com o esporte, principalmente os radicais, o investimento em patrocínios com atletas de diferentes modalidades. Mantem também uma equipe de fórmula 1 (Red Bull Race), um time de futebol paulista com o nome da marca,além da Red Bull Air Race (aviões de acrobacia) e promovendo diversos eventos que carregam o seu nome. Agregando assim maior valor e visibilidade a sua marca no mundo dos esportes. Possivelmente a Red Bull adotou esta estratégia devida a pulverização do mercado, pois antes os energéticos eram vistos como bebidas de casas de show para adolescente, hoje a empresa Red Bull está mudando esse conceito, fazendo com que os consumidores enxerguem a bebida como fonte de energia para o esporte e atividades do dia-a-dia.

  1.  OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Verificar qual a estratégia de marketing utilizada pela Red Bull para manter a liderança no segmento de energéticos.

1.3.2 Objetivos específicos

  • Realizar uma análise da evolução do mercado de energéticos;
  • História da empresa Red Bull;
  • Verificar a gestão da marca da empresa;
  • Verificar o posicionamento da marca Red Bull no mercado de energéticos;
  • Apresentar a análise SWOT da empresa;
  • Apresentar o mix de marketing da empresa Red Bull;

  1.  JUSTIFICATIVA

Diante de um segmento de mercado de energéticos, é necessário uma análise mais profunda e minuciosa, quais as inovações a empresa pode oferecer para destacar-se perante os concorrentes, seus valores como empresa sustentável, oferecendo aos seus consumidores a tradição, segurança e inovação da marca.

Para a ciência a contribuição do marketing nos permite verificar a eficiência desses fundamentos e estratégias mercadológicas chegando a uma conclusão, colocando á disposição dos estudiosos e interessados que optarem por esse caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (366.2 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com