TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciasi

Artigo: Processos Gerenciasi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES:

1. O acordo da Basiléia, adotado por mais de 120 países no Mundo, inspirou o Brasil adotar regulação mais rígidas do que adotadas na maioria dos países. Quais são os órgãos do Governo Brasileiro responsável por essa rigidez?

Banco Central do Brasil.

2. Explique a supervisão adotada para o Sistema Financeiro Nacional, que garante Instituições sólidas e eficientes, reconhecidas no mundo inteiro.

É a condição para o crescimento sustentável na missão legal e institucional do Banco Central e a regulamentação das atividades financeiras para promover um sistema financeiro eficiente e competitivo.

3. Comente a regulação rigorosa adotada para o Brasil, em relação à crise financeira internacional de 2008/2009.

A regulação financeira Brasileira, mais restritiva que a de muitos países avançados, pode servir de modelo, em alguns casos para evitar que se repitam na economia internacional certos problemas observados na última crise. A legislação Brasileira não permite, por exemplo, a proliferação de instrumentos financeiros fora do habitual, como os que alcançaram seu auge no mundo em meados da atual década, bem como a transferência ao setor bancário do risco de crédito.

4. Como o Banco Central acompanha e procede aos acertos necessários no Mercado Financeiro?

O objetivo do Banco Central é que o mercado financeiro se sustente sozinho, ele possui uma reserva para eventuais crises, qualquer mudança que ocorra no mercado financeiro o Banco Centro está preparado para agir e mantê-lo estável

5. O que a regulamentação das atividades bancárias visa promover na área social?

Visa acompanhar os menos privilegiados financeiramente, ajudando quanto ao mau uso dos recursos financeiros e a inadimplência, respeitando as regras do sistema financeiro com transparência e qualidade.

6. Elabore uma conclusão sobre o assunto tratado nesta aula atividade, externando os conhecimentos percebidos e a sua opinião sobre o assunto, justificando diante da matéria as suas afirmações. (Mínimo de 15 linhas).

O assunto abordado nos traz o conhecimento sobre alguns questionamentos que provavelmente já fizemos a nós mesmos, com relação ao dinheiro que guardamos nos bancos. Que garantia nós temos, que vamos receber a quantia que guardamos se logo que colocamos nosso dinheiro em determinado banco, ele pega esse dinheiro e investe em outra atividade? Estudando sobre o Acordo de Basiléia, fica mais claro e dá para entender melhor sobre as cobranças pelas quais os bancos são submetidos para garantir que todo investimento que fazermos, seja garantido o direito de uso, em uma eventualidade que contamos com ele, cabendo aos bancos garantirem uma reserva destinada para este fim.

A regulação rigorosa adotada pelo Banco Central do Brasil faz com que todas as pessoas que tenham algum recurso para ser investido, seja poupança, conta corrente ou qualquer outro investimento, pode ser feito com um pouco mais de segurança. Embora a maioria desconheça esta proteção que existe por trás destes tipos de investimento, sem dúvida quem se informar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com