TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciasi

Trabalho Escolar: Processos Gerenciasi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 12

ANTÔNIA ÉRICA SILVA PEREIRA RA: 377332

GEDEILSON ALVES QUEIROZ RA: 368062

JULIANA APARECIDA ROSA RA: 403089

MÁRCIA ILDELFONSO MARTINS RA: 367222

PROF. Msc MÔNICA SATOLANI

LUZIÂNIA-GO

2013

SÚMARIO

Introdução----------------------------------------------------------------------------------------03

Planejamento-------------------------------------------------------------------------------------04

Planejamento estratégico-----------------------------------------------------------------------04

Planejamento tático-----------------------------------------------------------------------------05

Planejamento operacional----------------------------------------------------------------------05

O conceito de planejamento--------------------------------------------------------------------06

O planejamento estratégico em um projeto ambiental-------------------------------------06

Direção como função garantida do processo administrativo------------------------------06

A coleta seletiva de material reciclável-------------------------------------------------------08

Programa de arborização-----------------------------------------------------------------------08

Limpeza de margens de rios e lagos----------------------------------------------------------08

Controles administrativos----------------------------------------------------------------------09

Conclusão----------------------------------------------------------------------------------------11

Bibliografia---------------------------------------------------------------------------------------12

INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico tem como foco a determinação dos objetivos empresariais, a análise ambiental, interna da organização e de seus recursos, a geração, a avaliação e a seleção de alternativas, a implantação da estratégica escolhida por meio de planos tática e planos operacionais, e, sobretudo, o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

PLANEJAMENTO

Planejar é definir objetivos, verificar o estado atual das coisas, desenvolverem premissas sobre condições futuras, identificar meios para alcançar os objetivos e programar os planos de ações necessárias. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura, também e lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo.

O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual seqüência. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros. Uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas, elaborando de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico, e quando se trata de lidar imprevisível, nem sempre tem um tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis. A empresa não tem condições de processar interpretar todos os dados e informações que provêm do ambiente. Além disso, como o planejamento estratégico está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo, e como não se têm dados ou informações sobre ele, é necessário haver uma boa base de intuição, discernimento e julgamento. Daí, as duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico a complexidade ambiental e a projeções de ações para o futuro.

É projetado no longo prazo, está voltando para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, envolve a empresa com um todo.

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo, e o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional.

PLANEJAMENTO TÁTICO

Nível Tático tem seu foco mais específico que o estratégico. No nível tático, existe um menor nível de incerteza para as tomadas de decisões. O tempo de planejamento no nível tático, é em médio prazo. As decisões do nível tático são mais facilmente revistas, quando necessárias, por terem menor abrangência que as estratégias. O universo das decisões táticas é bastante amplo, porém proporcional ao tamanho e ao tipo de complexidade estrutura de cada organização. O imperativo é que cada área ou função tenha seus planos específicos, os quais estejam interligados umbilicalmente às ações estratégicas da companhia como um todo. Ex: Política de Recrutamento e Seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com