TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIASI

Exames: PROCESSOS GERENCIASI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

O filme “Tempos Modernos” que se passa no início do século XX, época da revolução industrial. Fase muito difícil que a sociedade norte-americana viveu.

Filme conta a história de um operário, que trabalha em uma fábrica onde o ser humano é considerado como máquina, pois a execução da função exigia esforço mental, os funcionários eram posto à trabalhos repetitivos e alienantes. Não havia interesse do desenvolvimento do conhecimento, da motivação e sem nenhuma preocupação com as limitações físicas e psicológicas dos trabalhadores. O único objetivo era o rendimento, produção em massa e lucro para as organizações. Esse trabalho o leva a loucura, sendo internado em um hospital.

Charles Chaplin foi diretor, escritor e ator principal deste filme o qual trata de maneira cômica uma realidade totalmente cruel. O filme é uma crítica ácida aos tempos da Revolução Industrial, no qual as máquinas tiravam o emprego dos funcionários e quando haviam funcionários, estes eram apenas méros coadjuvantes.

O período de Industrialização Clássica, como é conhecida a época da Revolução Industrial nas Eras da Organização, está fortemente relacionada com os fatos que são mostrados neste filme e o que deixa isso mais claro é a forma como os trabalhadores são tratados pela burguesia (chefes das fábricas), os funcionários são apenas mais uma pilha de recursos que geram lucro aos donos. Nada além disso. O fato dos trabalhadores serem tratados como recursos é uma das marcas primordiais da Industrialização Clássica. Outro ocorrido daquela época que chama a atenção, são as longas cargas horárias de trabalho em que os operários são submetidos, alguns, têm de comer em cinco minutos ou menos.

No início do Século XX, nos EUA, Frederick Taylor iniciou uma ideologia, que daria partida aos princípios da Administração Científica. Podemos chamar essa ideologia de Movimento da racionalização industrial. Que consistia em: separar o "pensar" e o "fazer", a produtividade depende diretamente da remuneração e que o homem era um mero instrumento de trabalho. Podemos analisar de imediato que Taylor estava preocupado em Aumentar a produção para satisfazer a necessidade das demandas. E para que isso fosse possível ele teria que aproveitar mais sua mão de obra, capacitando cada operário para um certo setor da fábrica, formando assim a divisão de trabalho e logo agilizando o processo de produção com o mínimo de custo possível.

Esse foi um breve resumo da teoria elaborada por Taylor, agora a comparando com o filme Tempos Modernos que também se passava no início do Século XX na Inglaterra. Podemos reparar o horário em que as pessoas saíam para trabalhar e o horário que elas voltavam que começava por volta das 6 horas da manhã e terminava no tardar do dia,colocando em prática o máximo aproveitamento da mão de obra. Charles Chaplin, protagonista do filme representava um Operário, onde ele era instruído a fazer um único trabalho de apertar parafusos durante todo dia numa linha de montagem. Após muito estresse no trabalho ele acaba tendo reações que causaram problemas durante o trabalho, cai em confusões no seu setor, e vai parar nas engrenagens da máquina da fábrica, fazendo uma grande crítica à comparação do homem sendo tratado como uma máquina pela forma de administração de Taylor.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com