TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Cafeeira No Sul De Minas E O Impacto Econômico Sobre A Cidade De Varginha

Dissertações: Produção Cafeeira No Sul De Minas E O Impacto Econômico Sobre A Cidade De Varginha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA

Rafael Araújo

A produção cafeeira e o impacto econômico que ela exerce sobre a região de Varginha.

Varginha

2014

Resumo: O café e hoje um dos frutos mais consumidos no mundo e com uma das maiores produções no seguimento de grãos, na procura por excelência o Sul de Minas Gerais foi escolhido para o cultivo de alguns tipos diferenciados de grãos. Hoje nesta região se concentram muitos produtores cafeeiros com fazendas com diversas extensões e métodos diversificados de cultivo que faz com que esta região seja o reino do café, onde as montanhas íngremes e o clima sempre ameno dão as boas vindas todos os anos ao “ouro negro”. O presente trabalho buscou analisar como a produção de café influencia na formação do Produto Interno Bruto de Varginha, importante município do Sul de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que, apesar de estar situada na região onde se produz a maior quantidade de café do Brasil, está não é uma das maiores produtoras, mas sim uma das maiores beneficiadoras e exportadoras do grão. Isso demonstra que, a cidade de Varginha sobrevive não da produção especifica do grão, mas utiliza-se da sua posição geográfica privilegiada para fazer o papel de escoadora de toda a produção da sua microrregião.

Introdução

Varginha localizada na região mais ao sul do estado de Minas Gerais possui uma economia diferenciada com tangentes distintas de outras localidades do estado, por ter uma fonte econômica mais direcionada há um tipo de agregação de produtores das cidades no seu entorno.

Está cidade possui uma localidade privilegiada por estar no eixo entre vias de escoamento essenciais para a região e por ter uma microrregião de pequenas cidades que possuem fonte econômica direcionada a produção agrícola, na maioria delas cafeeira.

Com o passar dos anos e a visão de alguns empresários se comprovou que a cidade conhecida turisticamente por ser a cidade em que o “ET” supostamente teria aparecido era na verdade uma cidade com grande potencial para ser o que é hoje uma das maiores exportadoras de café no âmbito nacional e internacional. O presente trabalho está dividido entre os métodos que foram utilizados para a realização da pesquisa, além de contar com uma análise dos dados obtidos, uma breve discussão sobre o assunto além de uma seção com as considerações finais a respeito do tema.

Metodologia

O estudo realizado neste palpitante trabalho parte de anotações e relatos retirados do IBGE (2014):

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

Os dados foram utilizados para fins de comparação de dados de crescimento econômico da cidade de Varginha em Minas Gerais.

Como se utiliza para toda pesquisa de fins metodológicos se foi utilizado de outros métodos como artigos de pesquisas em outros meios impressos e entrevistas com engenheiros agrônomos da região para fins de se ter uma maior ideia do assunto a ser tratado.

Por tanto para se ter o resultado final apresentado neste artigo se foi utilizado dados como PIB da cidade, suas divisões e dados geográficos da região que a mesma se encontra.

Resultados

A partir de agora vamos falar um pouco do café e sua relação com o sul de minas e como ele age sobre a economia da região em que é cultivado, já que o “ouro negro” como era chamado antigamente foi o precursor da evolução econômica da região centro-sul assim citado na passagem do texto “Custos de produção da cafeicultura no sul de Minas Gerais” (REIS, et al, 2001, p.1 ).

A economia cafeeira é uma atividade de elevada relevância socioeconômica no desenvolvimento do Brasil. Foi o empreendimento agrícola pioneiro na formação econômica das regiões mais dinâmicas do País, pois a industrialização do centro-sul brasileiro foi assentada no alicerce de uma cafeicultura forte, competitiva internacionalmente e geradora de riquezas, apoiando toda uma logística de prestação de serviços como transporte, armazenamento, operação administrativa e distribuição.

O Brasil hoje e o maior produtor de café do mundo sendo que Minas Gerais produz em media mais de 50% do total brasileiro seguido por Espírito Santo e é no sul de Minas Gerais onde se concentra os maiores produtores de café do país, aqui se encontra o maior número de pés de café plantados por metro quadrado, onde também se tem um café de qualidade bastante diferenciada devido ao clima e a região montanhosa onde nos encontramos, assim podemos dizer que o café é um dos fatores socioeconômicos que possuem maior abrangência sobre esta região.

Baseado em fatos e pesquisas podemos dizer que a região do Sul de Minas possui um favorecimento a mais em relação a outras regiões do Brasil no cultivo deste fruto como diz o artigo do site Mexido De Ideias (NASSER, 2014):

Curiosamente, esta região é a maior produtora de café do mundo! Lá, se concentra o maior número de árvores de café plantadas por metro quadrado. Sua elevada altitude e temperatura média anual facilitam a produção de cafés encorpados, com sabores ácidos levemente cítricos e com aromas frutados.

Assim a cidade de Varginha devido a sua microrregião cafeeira, possui um dos maiores PIB’s da região sul mineira sendo que se obteve um crescimento significativo neste devido ao aumento da produção e armazenamento do café na cidade. Porém mesmo com esses números expressivos da produção de café a cidade possui um pequeno número do PIB agropecuário assim demonstrado na planilha abaixo da década de 2000 a 2010.

Relação do PIB da cidade de Varginha- MG

Ano PIB a Preços correntes PIB da Agropecuária (R$) Participação no total no PIB (%)

2000 1.026.551 20.478 1,99

2001 1.085.487 22.752 2,09

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com