TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisiciplinar

Exames: Produção Textual Interdisiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 13

ADRIANO ALVES LEITE

CARLICE DIAS DOS SANTOS

CECÍLIA OLIVEIRA DA SILVA BRANDÃO

PATRÍCIA MARTINI

TAINARA DA ROCHA DE SOUZA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

GESTÃO DE OPERAÇÕES E PROJETOS

BELA MULHER

Trabalho de Administração apresentado à Universidade

Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial

para a obtenção de média semestral como

produção textual interdisciplinar do 7º semestre.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

1.1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.............................................................3

1.2. BREVE APRESENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS...............4

2. ANÁLISE DE MERCADO E PLANO DE MARKETING..........................................6

3. PLANO SUMÁRIO.................................................................................................10

4. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA.............................................12

5. CONCLUSÃO........................................................................................................14

6. REFERÊNCIAS......................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Partindo do desafio de criar uma empresa do ramo de confecção, fizemos um estudo em duas empresas concorrentes, situadas na cidade de Barreiras que comercializam roupas e acessórios femininas de tamanhos especiais concentrando suas vendas no Oeste da Bahia onde foi identificado a escassez de um segmento pouco explorado e muito lucrativo voltado para esse nicho do mercado.

Nosso objetivo é mostrar o funcionamento de uma loja de confecção apresentando as várias etapas e processos em uma loja, desde o processo de compra até a venda, bem como a organização do trabalho utilizada em empresas desse ramo.

Para isso, faremos uma breve apresentação de uma das empresas pesquisadas – a Bela Mulher – e de um plano de negócios para abertura de uma loja.

Nosso objetivo específico será voltado a Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Sumário, que é o documento que reconhece formalmente a existência e autoriza o projeto da abertura da empresa e abordaremos as atividades dentro de uma loja de confecção.

1.1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A escassez de ofertas de produtos para o segmento de roupas e acessórios femininas de tamanhos especiais fazem com que muitas mulheres que necessitam de roupas e acessórios de tamanhos especiais se disponham a investir valores mais altos em suas compras.

Dessa forma, a empresa Bela Mulher, situada na cidade de Barreiras/BA, pretende entrar no mercado com o diferencial do atendimento com excelência, onde, além de vendedoras, as mesmas serão consultoras de moda das clientes, atuando na revenda de roupas femininas de tamanhos especiais para atender as mulheres que gostam e seguem as tendências de moda e não tem facilidade em encontrar numeração adequada.

1.2. BREVE APRESENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

Para iniciar um negócio e abrir uma empresa, muitos pontos devem ser considerados sendo que o Plano de negócios é fundamental para concretizar o negócio após amadurecer a ideia. É necessário levantar informações básicas sobre o ramo de negócios, identificar as necessidades e a viabilidade do empreendimento.

Fazendo um benchmark entre duas empresas na cidade de Barreiras, observou-se que o “modus operandi” é basicamente o mesmo não somente na região Oeste do Estado da Bahia, mas em todo país. Pesquisa recente realizada pelo SEBRAE mostrou que 29% das empresas fecham antes de completar 01 ano.

O primeiro ponto é a questão da legalidade, ou seja, ter em mente que o certo é abrir uma empresa estando em conformidade com a lei e sendo assim é necessário a contratação de um contador para tratar das questões burocráticas junto aos governos federal, estadual e municipal.

Buscar informações sobre os concorrentes ajuda muito a identificar os pontos fortes e fracos do negócio. Buscar inovação na forma de atendimento como, por exemplo, criar um cadastro e informar ao cliente quando um determinado produto de sua preferência chegar à loja, ou até mesmo criar um serviço de pedidos online com entregas na residência do cliente etc.

Procurar um local que tenha vantagens significativas como, por exemplo, proximidade com os clientes e fornecedores. Buscar meios de baratear os custos para tornar os preços mais baixos e competitivos, tendo em vista que esse ramo é muito presente na região e o preço é fundamental para o sucesso do negócio. Se for possível, tentar um lugar que ofereça estacionamento para o cliente, pois isso se tornaria uma vantagem, visto que a cidade de Barreiras é deficiente nesse sentido, com relação ao acesso, trânsito e parada.

O atendimento aos clientes é também um ponto chave servindo como diferencial. Muitas mulheres obesas reclamam que são mal atendidas nas lojas e que os vendedores as tratam com pouca displicência, pois não possuem mercadorias que sejam de tamanhos maiores. Uma vez que o foco da empresa é o público com este perfil, a atenção dos vendedores e a disponibilidade de produtos farão parte da experiência de consumo e ajudarão a torná-la agradável a ponto de cativar e fidelizar clientes. Além disso, mais que vendedoras, as atendentes serão instruídas a serem verdadeiras consultoras de moda e, ao invés de simplesmente “empurrarem” os produtos para os clientes, elas deverão orientá-los quanto ao que fica bem em cada tipo de pessoa – truques para emagrecer o visual, como por exemplo, determinadas cores, estampas, listras, etc.

Procurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com