TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção administrativa

Tese: Produção administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

Processos Administrativos – Nosso Objetivo é fazer uma consultoria para uma cafeteria que esta passando por uma crise financeira.

Etapa 1

Passo 1

Pesquisar no PLT 302, e nas bibliografias complementares da disciplina de Processos Administrativos, que constam no seu Plano de Ensino e Aprendizagem (indicados logo abaixo):

1. Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Um administrador de sucesso consiste em três tipos de habilidades, são elas:

• Habilidades técnicas: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiências profissional. É a habilidade de fazer coisas corretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras. Está muito relacionada com o hardware disponível.

• Habilidades humanas: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações de desenvolver uma liderançla eficaz. O administrador trabalha com pessoas e com equipes de pessoas. E a habilidade de lidar com pessoas significa educá-las, ensiná-las, orientá-las, liderá-las, e motivá-las continuamente. Isso envolve liderança de talentos e de equipes. Sem tais habilidades, o administrador nada conseguirá. No fundo, o administrador faz uso de pessoas para conseguir resultados.

• Habilidades conceituais: Consistem na capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que o administrador faça abstrações e desenvolva filosofias, valores e princípios de ação. A habilidade conceitual proporciona ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico. Com tais habilidades o administrador define a missão do negócio, a visão do futuro, os valores essenciais de sua empresa, a estratégia organizacional etc. Tais habilidades estão intimamente relacionadas com o conceito de software.

2. O conceito de Empresa, de gestor e empresário?

Empresa: As empresas representam um tipo de organização. A organização focado no lucro. As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. Hoje são diferentes das de ontem e, provavelmente, amanhã e num futuro distante serão ainda mais diferentes. Podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais. Empresas são empresas cada uma delas tem seus encantos, peculiaridade e características próprias; cada qual sua personalidade própria; cada qual sua competência; cada qual sua cultura. Ainda não sabemos clonar empresas. Elas são especiais. É preciso conhecê-las, entendê-las, interpretá-las.

Gestor: O Gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete a execução das tarefas confiadas à gestão. Segundo o conceito clássico desenvolvido por Henry Fayol, o gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controlo ou verificação, a fim de atingir os referidos objetivos. Daqui se pode concluir que o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais, concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança e de controlo ou verificação. Em termos hieráriquicos, os gestores podem ser divididos em gestores de topo, gestores intermédios e gestores de linha ou supervisores. Gestores são funcionários da empresa.

Empresário: Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou de circulação de bens e serviços. Faz os devidos investimentos visando sempre aumentar seus lucros. O empresário é o dono da empresa, podendo ser um ou mais. Sendo mais de um denominam-se sócios.

3. Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

A abordagem de sistema aberto concebe a organização como um sistema que tem entradas e saídas com seu ambiente. Dentro dessa abordagem, a empresa é visualizada como um sistema aberto em um dinâmico relacionamento com seu ambiente, recebendo vários insumos (entradas), transformando esses insumos de diversas maneiras (processamento ou conversão) e exportando os resultados na forma de produtos ou serviços (saídas). Os sistemas abertas trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente e são fundamentalmente adaptáveis, pois precisam reajustar-se continuamente às condições mutáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com