TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prograsmação De Controlo De Produção

Exames: Prograsmação De Controlo De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento e controle de produção

ETAPA2: Passo 1

É um departamento de permite continuidade nos processos de produtividades nas industrias , controla as atividades de produção assegurando que tudo foi feito no tempo e na quantidade certa, e com recurso correto. Resumindo o PCP cuida varias áreas, dando suporte informações para que o produto saia no tempo e na quantidade planejada. Podemos dizer que o PCP esta pronto quando responde as seguintes questões: O que produzir?Quanto produzir? Onde produzir? Com o que produzir? Com quem produzir? A partir desta configuração de processo de produção podemos então criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção que é a diretriz da produção. Tudo isso é um conjunto de eficaz e eficiência da organização, (maquinas matérias, equipamentos e pessoas). Para a produção dos bens e serviços mandados pelos clientes Antigamente o controle era feito por um supervisor da fabrica , hoje com o avanço cientifico passou a ser feito num lugar especifico da fabrica, usualmente denominado PCP.Em geral o departamento do PCP se dedica as atividades mais operacional no setor de produção controles de estoques (matéria-prima e processo de produtos acabados), emissão e controle de ordem de produção entre outras atividades do dia a dia da produção.A gerencia de produção toma decisão de médio e grande prazo que inclui decisões sobre a aquisição de maquinas e equipamentos, contratação de pessoas e controle de material e fornecedores.Este processo é chamado de planejamento de operação e vendas, (POV) , porque não envolve somente empresas e sim áreas de vendas e financeiras . Na disciplina do PCP, planejamento e controle de produção existe os seguintes tópicos :

Previsão de demanda.

Planejamento da capacidade de produção.

Planejamento agregado da produção.

Programação mestra da produção.

Programação detalhada da produção.

Controle da produção.

Previsão da demanda: São os métodos estatístico e subjuntivo que auxiliam os gerentes de produção no controle da produção, e nos recursos de matérias e de humanos necessário. A demanda é ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégica de estoque.

Planejamento da capacidade de produção: É analise da capacidade estalada, onde determina a necessidade adequada ( aumento ou redução)da capacidade para atender melhor a demanda em médio e longo prazo.

Planejamento agregado da produção (PAP):É mostrar as estratégia mais adequada para empresa , onde no plano agregado encontra os volumes de produção e estoque mensais, contratação ou demissão de pessoas, uso de horas extra,contratos de fornecedores e serviço logístico, normalmente o planejamento e anula com revisão mensal nos planos, neste planejamento é mostrado o nível de demanda e capacidade onde são agregada a viabilizar analise tomada de decisão.

Programa mestra de produção (PMP): É onde se faz a operação dos planos de produção em curtos prazos. Onde são analisados e direcionados os recursos (maquinas, pessoas e matérias-primas) todos no seu tempo certo para suprir a demanda de determinado período, assim podemos definir melhor os itens e a quantidades de produção nos estoques. Desta forma temos uma visão melhor que o planejamento agregado,incluindo não apenas previsões de demanda , mais pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

Programa detalhada da produção (PDP): Define como a fabrica opera o dia- a dia , pois as atividade que envolve a programação da produção são: administração dos materiais sequenciamento das ordem de produção emissão e liberação de ordem .

Administração de matérias: Planeja e controla os estoques, define os tamanhos dos lotes, a forma de reposição da matéria prima e os estoques de seguranças.

Sequenciamento: é a determinação da sequencia de execução das operações de produção nas maquinas , visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo

Emissão de ordens; é o programa de produção que emitem a documentação necessária para o inicio das operações e liberando-a quando os recursos estiveres disponíveis .

Em sistema de produção repetitiva, com alto volume e baixo volume. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com