TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto da fábrica de chocolates

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.414 Palavras (18 Páginas)  •  2.094 Visualizações

Página 1 de 18

UNINASSAU

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

POLO GRAÇAS - RECIFE

Projeto ChocoRec

MARCUS WEBERSON SANTOS

Trabalho exigido para conclusão da disciplina TÓPICOS INTEGRADORES I, ministrada pelo professor Ernandes Rodrigues, do Curso Superior de GESTÃO E PROCESSOS GERENCIAIS.

Recife, 21 de novembro de 2016

1. Apresentação

Este trabalho contempla, simultaneamente, o planejamento do RH da empresa e seu processo de construção estrutural para dar suporte a área administrativa de vendas.  Tanto o comercial quanto o RH andarão juntos nesse processo de formação de uma equipe de vendas na elaboração do projeto de montagem de uma fábrica de chocolates. A fábrica será inaugurada no primeiro trimestre de 2017 e o processo de escolha da marca, portfólio de produtos, público alvo, segmentação de mercado e de toda comunicação e veiculação será ligeiramente abordada nesse projeto. A empresa, inicialmente, será uma fábrica de pequeno porte situado no distrito industrial do Recife, capital Pernambucana. A empresa terá uma grande distribuição estadual e regional no mercado varejista dos mais diversificados portes. Por ter seu complexo administrativo e sua fabricação, comercialização e distribuição, e também seus sócios serem de Recife, a marca terá o nome de Chocolates Recife e em suas embalagens adotaremos um nome com logo diferentes que será ChocoRec, como homenagem à cidade que acolherá a empresa. Nosso posicionamento de mercado será claro e objetivo, oferecendo produtos de excelente qualidade a preços diversificados, ou seja, atendendo os preços populares, intermediários e uma ou duas linhas de produtos mais refinados, buscando os consumidores mais exigentes e de maior poder aquisitivo. Como já abordado, iniciaremos o ciclo de fabricação e vendas com uma segmentação escalonada por preços ao consumidor, e posteriormente, iremos avaliar o ciclo de vida das diversas faixas de preço da pirâmide de produtos, para montar a estratégia do próximo trimestre e verificar em quais faixas de preços estamos obtendo os melhores resultados.

O foco desse estudo é a área de recursos humanos e também comercial da empresa. O motivo dessa escolha, é a minha experiência na mesma e o conhecimento prévio que possuo sobre essa temática, conhecendo o mercado de atuação e tendo relacionamento com diversos clientes, o que na minha visão, irá agregar e dará base de sustentação no início do negócio. O planejamento será direto e objetivo, visando uma estrutura completa de vendas e administrativa, que irá coordenar e dirigir a empresa em busca do sucesso.

A empresa terá capital misto, sendo 50% deste capital, aportado por dois sócios com o valor de R$ 50.000,00 cada. Para estruturar seu ativo, teremos também o capital de terceiros com o percentual de 50%, representando o valor de R$ 100.000,00, obtido por meio de um empréstimo bancário que irá gerar um pagamento de juros de 6% ao ano e será deduzido do IR com alíquota de 8%. O pagamento terá uma carência especial de 12 meses para o início do seu pagamento. Esse capital terá uma parte empregada na construção do seu complexo fabril e da sua estrutura, seja física, compra de matérias primas, maquinas, embalagens e estratégias de marketing. Uma parte substancial e estratégica, ficará disponibilizada no capital de giro para eventuais necessidades da empresa. Em nossa avaliação, fizemos um Pay Back e chegamos à conclusão de que se todo o planejamento for cumprido rigorosamente como o idealizado pela nossa diretoria, teremos o retorno esperado em aproximadamente 3,3 anos e a lucratividade da empresa estará na base de 39% nos produtos com maior valor agregado e respectivamente, 27% e 20% nos produtos intermediários e de base da pirâmide de preços. Já foram feitas todas as análises de compras de maquinários do chão de fábrica e também foi realizado um estudo de todos os fornecedores de matérias primas, tanto nacionais, quanto internacionais. Logo teremos as quantidades desejadas e poderemos forçar esses fornecedores a reduzirem seus custos para que possamos chegar num preço final competitivo. Também foi efetuado um grande estudo sobre nossos concorrentes diretos e indiretos e estaremos trabalhando para termos um produto que chegue no mercado para somar ao mesmo e não apenas, mais um produto que somente divide as atenções dos consumidores. Teremos produtos com sabores diversificados e inovadores que serão a sensação do mercado, fazendo muito sucesso e trazendo muito lucro para todas as partes envolvidas.

2. Problema

Nos dias atuais, passamos por uma etapa em que a concorrência por profissionais qualificados vem aumentando, ampliando a competição entre organizações. Desta forma, este trabalho relata a melhor forma de selecionar profissionais qualificados e garanti-los na organização. Tornando-se oportuno, portanto, averiguar como se dá tal processo, se o recrutamento e seleção de novos colaboradores tende a acolher somente indivíduos propensos a se enquadrarem em um padrão preestabelecido ou se há aceitação de indivíduos com outras características que possam gerar mudanças e criar novos comportamentos dentro da organização. Para o sucesso dessa empresa, precisamos de uma combinação muito importante de fatores. Como somos uma empresa nova no mercado, sem a vivencia necessária, estrutura, histórico e conhecimento por parte dos clientes e consumidores finais, precisamos de excelentes produtos, preços competitivos, marketing agressivo, entregas com datas e identificações corretas, materiais de exposição em lojas, balcões e gôndolas, enfim, uma série de importantes fatores que farão diferença no negócio como um todo.  

O problema foco desse projeto será a difícil tarefa de contratação da equipe de vendas externas e Call Center, como também, da área administrativa de vendas para dar suporte ao pessoal de campo. O cartão de visita de uma empresa são seus vendedores e/ou seus executivos de vendas. São neles que estão as prospecções de clientes, análise de vendas, sell in e sell out, acompanhamento de giro e de estoques dos clientes, etc. O Brasil ainda não tem a cultura da devida formação e do constante aperfeiçoamento e reciclagem de pessoas e este fator faz com que a oferta de mão de obra qualificada seja escassa e muito cara para os padrões que precisamos no momento. Visto isso, teremos uma problemática no processo de contratação da equipe fazendo todo o planejamento e seguindo as etapas do seu processo, que são: descrição da vaga, anuncio das vagas, triagens de currículos, pré-entrevista por telefone, agendamentos de entrevistas e aplicações de testes. Desta forma, conseguiremos fazer a melhor escolha possível da equipe, tanto interna quanto externa, visando atingir um nível de excelência no nosso quadro de funcionários, pois, sabemos que esse fator impacta diretamente nos resultados da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (321.7 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com