TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propaganda Mídias digitais e promoção - Cervejaria Corina

Por:   •  8/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 8

FGV – Fundação Getúlio Vargas

MBA em Marketing com Ênfase em Ambiente Digital – MKT – AD.4

Propaganda, Mídia Digital e Promoções – Veraclau Waissman

Ana Paula Queiroz

Felipe Vinhas

Luiz Fernando Santana

Marília Kruel

Renato Cavalcante Alves

[pic 1]

A Corina surgiu há dois anos com o objetivo de não ser apenas uma Kombi que comercializa cerveja e sim uma ferramenta de marketing para uma futura cervejaria. Os três sócios tinham o sonho, mas seria impossível viabilizar nesse momento pelos altos custos. Ter uma Kombi itinerante tornou-se uma opção viável. Conseguiriam atingir o máximo de pessoas possíveis e ser um case em inovação.

Com o pouco dinheiro que tinham, compraram e transformaram a Kombi em seu ponto de venda e maior propaganda do estabelecimento, participando dos eventos abertos que acontecem em Brasília. Hoje a Corina cresceu, são cervejeiros ciganos. Não possuem fábrica, mas utilizam a produção ociosa de outra e pagam aluguem por isso. Suas principais fontes de renda são: prestação de serviço para pessoa jurídica (alugam choppeiras, comercializam chopp e cerveja engarrafada de produção própria), além de atenderem clientes finais, pessoa física.

Item 01: impressão geral do PDV

[pic 2]

A apresentação é compatível com o estilo que a empresa optou em seguir.

Aparência interna: compatível com a regulamentação, com mini-câmera fria para instalação, rodízio e armazenamento de barris de chopp. Não é aberto a público.

Aparência externa: condiz com a proposta de uma cervejaria. Possui lugares para sentar, mobiliário rústico e limpo. Por ser móvel, piso e iluminação variam de acordo com os locais dos eventos. Não há ar condicionado e iluminação.  Todos os trabalhadores utilizam uniformes.

Pontos Fortes x Pontos fracos frente aos concorrentes:

Pontos Fortes: foco em inovação, com forte propagação da marca, seja pela venda de diversos produtos próprios (camiseta, copos, materiais de trade), da cerveja Corina e da ativação de comunicação (online). O equilíbrio entre qualidade e preço a torna competitiva entre as cervejas artesanais brasilienses. Ademais, faz pesquisas e tem interação no ecossistema de cervejas do Brasil.

Ponto fraco: limitação na produção da cerveja Corina, isso por não ter espaço físico para produção própria. As levas de produção ficam dependentes de quando cervejarias parceiras não utilizam equipamentos e reservas. Além disso, a Corina é pequena, e não consegue participar de mais de um evento ao mesmo tempo, ou disponibilizar pessoal qualificado em grande escala.

Item 02: Diferenciais

Principais concorrentes: Stadt beer, Donkey Kombi, Fuzbier e Brazbier.

Com exceção do Stadt, todos são móveis e geralmente seguem as tendências lançadas pela Corina. Existem outras empresas que comercializam cerveja caseira e participam dos eventos, mas é proibido, por não estarem regulamentadas.

No entanto, como são todos muito próximos, por conta da alta interação do ecossistema de cervejas artesanais. Eles conseguem combinar para que cada um traga um cardápio diferente para evitar uma concorrência mais acirrada.

Principais Diferenciais:

Novamente, buscam sempre inovar; a Corina é a primeira Kombi bier do Brasil, primeiro a trabalhar com copo reutilizável e lavagem de copo, a ficha para retirada do produto são tampinhas de cerveja, com a marca sinalizada.

[pic 3]

Princípios administrativos atuantes: todos os sócios vieram de grandes empresas e possuem vasta experiência no mercado. A Corina foca em estratégias de marketing diferenciadas, e busca enraizar a marca na cidade. Há a preocupação constante em criar uma identidade, além das metas e objetivos serem altamente definidos.

 Exemplo: lançamento de novos produtos. Recentemente lançaram a garrafa de cerveja Corina, a Linda, Leve e Solta – estilo Pale Ale. Vendem camisetas para os clientes com frases criativas criadas para identificação da marca (“quem não guenta bebe milho”, “Bezerro Desmamado”).

Item 03: Como aproveitam os espaços disponíveis

O espaço é limitado e sempre super otimizado. A Kombi possui 7 ponteiras para retirada do chopp, displays moveis de divulgação nos eventos. Os empreendedores se preocupam com o local de estacionamento e do evento.

Item 04: A partir das observações do grupo

Quais os objetivos pretendidos com o Merchandising?

Aumentar os consumidores dos produtos Corina e divulgar bem a marca.

Quais os objetivos observados com as promoções observadas?

Se diferenciar dos concorrentes através das ações de divulgação

Item 05: Há agregação de valor por meio de outras ações?  

A Corina prioriza agregar valor a marca por meio de ações que envolvam a sociedade e tenham engajamento social. Não buscam formas tradicionais de divulgação. Até porque é uma empresa pequena e com pouco dinheiro para investir.

  • Experimentação: trouxeram a cerveja da marca Corina e fizeram uma ação. Os clientes provavam e davam o seu preço. A ideia era verificar o valor agregado, aceitação, inovação, entre outros.
  • Agregam valor social: trabalharam em conjunto com ONGs. Todas as vendas de um barril pelo preço que você quiser dar eles revertiam para alguma instituição de caridade.

Item 06: Há cross merchandising? E associação?

Por enquanto não, essa também será uma ação proposta na promoção.

Item 07: Os materiais observados eram

Correspondentes com a marca e ambiente de uma cervejaria. Itens de ativação e merchandising estão alinhados e agregam valor à empresa, fortalecendo a Corina.

Item 08: Entrevistando o responsável

Os donos buscam participar de todos os eventos. Estão próximos para coordenar e monitorar a ação dos funcionários. Como a equipe é reduzida, todos são próximos e amigos. Buscam ganhar os clientes através da explicação e orientação sobre o produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (164.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com