TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta De Contratação De Um Analista De Recursos Humanos

Dissertações: Proposta De Contratação De Um Analista De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Professor EAD: Me.

Professora tutora:

Técnicas de Recrutamento e Seleção - Proposta de contratação

NOME_______ – RA: ______________

2º Semestre

Campus Osasco - SP

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

1.1 O mercado de trabalho na atualidade 3

2. Mercado de trabalho e de recursos humanos: variações de ofertas e demanda 4

2.1 A modernidade e o RH 5

3. Levantamento e descrição de perfil profissional 6

3.1 Ficha de Descrição De Cargos 8

4. O Processo de recrutamento - tipos de ferramentas 9

4.1 Modelo de Anúncio e Descrição da Empresa 9

5. O processo de seleção: Principais técnicas, relação custo e benefício, analise de currículo e seleção por competência. 11

5.1 Seleção por Competência 11

5.2 As etapas necessárias para o processo de seleção 12

6. Entrevista de seleção e Jogos e dinâmicas de grupo 13

6.1 Dinâmicas 13

7. Ambientação e Integração de Pessoal 17

7.1 Dinâmica de integração para novo funcionário: Recital das Almas Gêmeas 17

8. Referências Bibliográficas 18

1. INTRODUÇÃO

1.1 O mercado de trabalho na atualidade

Eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, além das perspectivas positivas para a economia brasileira, deve continuar influenciando a maneira como as empresas estão à procura de melhores profissionais em seu quadro de funcionários. E principalmente, muitas empresas estrangeiras passaram á enxergar o Brasil como uma nova oportunidade de negócio, por isso estão investindo cada vez mais trazendo para o nosso país

A complexidade dos negócios no Brasil acentua a demandapor profissionais com uma qualificação mais especializada. Para sanar essa lacuna, as companhias em operação no Brasil já partiram para uma prática até pouco tempo restrita aos países mais desenvolvidos: importar cérebros. Em 2011, as empresas estão caçando profissionais fora das fronteiras nacionais. Dados do Ministério de Trabalho confirmam o processo. Estima-se que, em 2010, 46 mil estrangeiros receberam autorização para trabalhar no Brasil. Há quatro anos, o número era de apenas 25 mil profissionais.

Em contra partida o governo federal pretende qualificar cerca de 2 milhões de pessoas entre 18 e 65 anos por meio da inclusão produtiva urbana, atendidas por ações articuladas de governo, como o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), as obras do Minha Casa, Minha Vida, a Rede de Equipamentos de Alimentos e Nutrição e a coleta de materiais recicláveis Segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, cursos de qualificação profissional e o investimento em mão de obra serão algumas das ações do Plano Brasil sem Miséria, lançado pelo governo.

2. Mercado de trabalho e de recursos humanos: variações de ofertas e demanda

O sucesso das organizações está atrelado á uma boa política de valorização do funcionário, onde existam: programa de carreiras; uma política de desenvolvimento e treinamento, propiciando crescimento de pessoal; uma política de qualidade total; política de salário; bônus ou participação nos resultados e principalmente chefes que lideram equipes de forma digna conforme os valoresorganizacionais, gerando ambiente de trabalho de qualidade. Para tanto é necessário uma parceria entre o mercado de trabalho e de recursos humanos, que são responsáveis por atrelar valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna.

O mercado de trabalho é constituído da demanda (procura) de mão-de-obra pelas empresas e oferta de trabalho pelos indivíduos. Levando-se em consideração: nível de preços, da produção e dos salários reais que terão de ser pagos aos seus funcionários, maximizando os lucros da organização.

O ARH é responsável por: acompanhar, controlar e administrar o planejamento de recursos humanos, o recrutamento e a seleção de pessoal. Deve estar atento às tendências econômicas, pois com o mercado em alta, a disputa por profissionais capacitados é maior, mais difícil e mais cara. Em contra partida, com a recessão, a oferta é mais abundante e barata, facilitando o recrutamento e seleção.

- No modelo de planejamento é procurar e requisitar mão-de-obra equivalente ao produto a ser trabalhado de acordo com os cargos ou funções necessárias; Substituição de postos vegetativos sem plano de expansão; ou ainda, modelo integrado que junta todas as alternativas anteriores.

O processo de recrutamento e seleção consiste em: procurar interna ou externa, atrair e escolher o candidato que ocupará o cargo disponível.

- No recrutamento interno ou externo é preciso verificar se existe alguém na empresa com o perfil pretendido para ocupar essa vaga (recrutamento interno), levando-se em consideração uma promoção dentro da mesma carreira, da transferência de alguém com o mesmo estatuto vindo de outra área. Utilizando-sesistemas de avaliação de desempenho que revelem com objetividade o grau de eficácia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com