TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Gestão de Marketing

Por:   •  25/10/2022  •  Exam  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

COMUNICAÇÃO SOCIAL- PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MARIANA RODRIGUES DE CARVALHO

20201104342

A1- GESTÃO DE MARKETING

RIO DE JANEIRO- RJ

2022

QUESTÃO 1

   Nota-se pelo texto acima que a marca LUSH é deveras preocupada com o meio ambiente e com seus consumidores, o que me remete ao marketing 3.0 que visa o bem estar do cliente e do meio ambiente trazendo uma humanização dos compradores, passando a vê-los como seres humanos com valores, e assim, buscam aplicar esses valores aos negócios, resumindo, ele tem como foco o ser humano.

  Também vale citar o marketing societal, muito similar ao 3.0, o marketing societal  tem em conta o bem estar do meio ambiente e das pessoas, pensando além dos lucros e tendo a sustentabilidade como um de seus maiores traços. Como visto no texto sobre a marca LUSH, é notório que a empresa tem uma responsabilidade social enorme, se tratando de uma marca vegana, cruelty free (livre de crueldade, produtos que não foram testados em animais) e sustentável, prezando sempre por embalagens minimalistas e recicláveis, pesquisando mais a fundo sobre a empresa vemos que ela é coerente e verdadeira com seus discursos sustentáveis e assim ela consegue genuinamente se conectar com seus clientes através de seus valores e comprometimento social,  podendo assim inspira-los cada vez mais com as questões ambientais e aumentar sua fidelidade a marca.

QUESTÃO 2

  Um marketing bem aplicado faz toda a diferença para uma empresa, ele pode gerar resultados positivos tais como um destaque diante da concorrência e assim fortalecer o nome da marca, gerar laços com os clientes e é claro que o aumento de vendas em si, gerando lucro para a empresa.

   Para alcançar tudo isso é preciso saber atender seus consumidores da melhor maneira possível  e assim o ditado popular  “O cliente sempre tem razão” toma forma. Entender que o cliente vem em primeiro lugar é muito importante já que sem ele não há vendas e sem vendas a empresa não lucra. Ter um público alvo definido também ajuda a descobrir o que seu consumidor quer da sua empresa, mas saber seus desejos e necessecidades não são o bastante, é preciso também saber diferenciá-los  para que seja alcançada a satisfação instituída por Maslow.

   Abraham Maslow foi o criador da teoria  Pirâmide de Maslow, que é  uma teoria que preza pela satisfação das pesssoas. Segundo ele, essa satisfação só é alcançada quando seguido de forma hierárquica cinco categorias de  necessidades humanas. A primeira camada é fisiologia (necessidades básicas como água, comida, descanso), depois vem segurança (autopreservação, saúde, emprego),  social (amor, amizade), estima (reconhecimento,status, autoestima) e realização pessoal (desenvolvimento pessoal, criatividade).  

 

QUESTÃO 3

   A Louis Vuitton é uma das maiores marcas de luxo do mundo e possuí uma demanda excessiva, chegando até a ter lista de espera por seus produtos. Isso ocorre quando os casos de oferta são maiores que os da demanda.

    Mas por se tratar de uma grife com renome está estratégia é algo proposital, quanto menos acessível, mais exclusivo é. Peças que já tem um valor alto pelo simples fato de ser uma marca de luxo ficam ainda mais caras, ou seja, ocorre uma supervalorização não só das peças em questão mas também da própria Louis Vuitton, essa exclusividade também toma forma devido a pouca quantidade de pessoas que são capazes de bancar tais regalias levando em conta que apenas 1,1% da população mundial é milionária. Mesmo sendo de um acesso tão restrito, as vendas e a busca não param pois é de grande procura pela elite já que consumir esses produtos servem para reforçar seu status, sua distinção social perante os demais, pode-se dizer que o consumo de artigos de luxo para essas pessoas se trata de um lifestyle.

    Durante a pandemia houve uma perda significativa de empregos pelo mundo todo mas nada que abalace uma empresa tal qual a Louis Vuitton visto que seu público alvo não foi tão fortimente abalado com questões ecônomicas por se tratar de uma classe elitizada, portanto seu mercado segue sucedindo.

   

    QUESTÃO 4

    A Kodak foi uma empresa marcada por inovações, criada em 1880 por George Eastman quando o mesmo criou um papel que podia ser coberto de emulsão fotográfica, mas seu registro oficial veio apenas em 1888 juntamente da primeira câmera fotográfica e rolo de filme comercial  o que trouxe  sucesso absoluto para a empresa. O ápice da marca veio na década de 70,  onde era dona majoritária tanto do mercado de filmes quanto de máquinas fotográficas nos Estados unidos e tendo seu  nome reconhecido pelo mundo todo, além de que foi em 1975 que a Kodak criou a primeira câmera fotográfica digital do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com